terça-feira, 3 de dezembro de 2013

LIÇÕES DO DESERTO


Deuteronômio 29.6
"Pão não comestes e vinho e bebida forte não bebestes, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

Devemos aprender as lições dos momentos de dificuldade.

Ao conduzir os filhos de Israel à liberdade, o Senhor guiou-os e tratou deles para que, no tempo certo, entrassem na Terra da Promessa. Deus usou Sua sábia estratégia de levá-los por um caminho mais difícil, onde tiveram lições que os capacitaram a enfrentar os moradores de Canaã.

DEUS PREPARA SEU POVO NO DESERTO

Foi uma obra singular o que Deus fez aos filhos de Israel. Nunca um povo com mais de três milhões de pessoas foi retirado da escravidão de um país e levado para uma terra que o Senhor havia prometido. Não houve insurreição nem guerrilha, mas, sim, a Mao divina que operou pesadamente sobre o Egito.
O Altíssimo não Se cansa nem é preguiçoso, por isso, não conduziu Seu povo pelo mesmo trajeto que os filhos de Jacó fizeram para ir ao Egito comprar mantimento, o que duraria aproximadamente 11 dias (Gn 42.1-3). Se isso tivesse acontecido, os filhos de Israel não estariam preparados física e espiritualmente para entrar em uma guerra, e seria um vexame. Deus, então, levou-os por um caminho mais longo, onde tiveram provas irrefutáveis do cuidado do Senhor. Eles, contudo, pecaram, e Deus fez com que andassem em círculo, no deserto, durante 40 anos. Como os israelitas agravaram o Altíssimo quando acreditaram na má notícia dos dez espias (Nm 13.21-33; 14.1,2).

DEUS CUIDA DO SEU POVO NO DESERTO

Ao morrer o último homem que, naquele dia agravo, tinha mais de 20 anos (cf. Nm 14.29), o Altíssimo concedeu-lhes a bênção de entrar em Canaã. Eles celebraram a Páscoa nas campinas de Jericó e, no dia seguinte, comeram da novidade da terra, e o maná cessou imediatamente. Dessa forma, Deus mostrou que Ele os tinha guiado e alimentado por todos aqueles anos.
Hoje, várias pessoas que se convertem não buscam preparo para enfrentar as lutas que, possivelmente, virão. Se muitas logo prosperam, esquecem-se de Deus, e o perigo de acontecer isso reside no fato de que quem o fizer não será salvo. É preciso que haja crescimento espiritual para estar capacitado a vencer as batalhas e receber as bênçãos do Senhor.

CONCLUSÃO

Se você está sendo alimentado com “leite”, é porque ainda é fraco na fé (1Co 3.2). Dias virão em que se tornará um adulto na fé e, então, será alimentado com “comida” de guerreiro.
RRSoares
Em Cristo
Marcos Ferreira