quarta-feira, 27 de junho de 2018

O QUE É A FÉ? – PARTE 3


Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. Hebreus11.1 (KJV)
Uma versão moderna diz: "A fé ó dar substância às coisas que se esperam". Precisamos entender que é a nossa fé que dá substância às coisas que esperamos. Se quisermos esperar até que tenhamos algo, e não crermos que já temos, ficamos para trás e isso não funciona. É a nossa fé que dá substância às coisas que esperamos ou desejamos.
Esta verdade é encontrada através das páginas da Bíblia, seja no Antigo Testamento, seja no Novo Testamento.
No Antigo Testamento temos algumas ilustrações que apresentam claramente o mesmo pensamento de Hb 11.1.
Por exemplo, quando Israel entrou na terra prometida e subiu contra a cidade de Jerico, Deus disse-lhes exatamente o que fazer. Mas para que pudessem desfrutar da vitória que Deus prometera, eles teriam que crer primeiro na Palavra de Deus e agir à altura dela.
A ação à altura da Palavra nada mais era do que a fé em ação. Teriam que marchar ao redor dos muros da cidade uma vez por dia, durante seis dias; e no sétimo dia teriam que fazê-lo por sete vezes. Então, quando soassem os instrumentos musicais, teriam que gritar (Js 6.3-5).
Quero que entenda que os filhos de Israel gritaram e agiram pela fé, enquanto os muros da cidade ainda estavam de pé. E foi esta fé que deu substância à Palavra de Deus. Quando agiram pela fé, a promessa de Deus se tornou uma realidade e então os muros caíram (Js 6.20).

A Fé é Ativa

Precisamos entender o que é a fé. A fé é agir à altura da Palavra de Deus.
Contudo, muitas pessoas estão somente esperando receber as respostas de suas orações. Por exemplo, em se tratando de receber a cura ou o batismo com o
Espirito Santo, muitas vezes, as pessoas somente esperam por algo com uma fé passiva ao invés de uma fé ativa.
Em se tratando de suas necessidades financeiras, se você está somente esperando algo aparecer, então nada aparecerá exceto contas a pagar!
Encontrei uma pessoa no Colorado Há alguns anos atrás. Ele não estava trabalhando; embora tivesse que sustentar sua esposa e cinco filhos, estava somente "confiando" em Deus pelo aparecimento de alguma coisa. É evidente que nada apareceu porque não estava tendo fé. Estavam naquela igreja há um ano, e ela os estava sustentando.
Ele estava esperando que algo aparecesse, mas nada apareceria, pois ele precisava pôr sua fé em ação.
Deus irá ajudá-lo a saldar suas obrigações financeiras, mas, do ponto de vista natural, você tem que fazer sua parte. Você não pode simplesmente ficar em casa e esperar algo vir a você. Você deve orar e crer em Deus, para então agir à altura de sua fé, procurando ativamente por um emprego, e então algo acontecerá.
O mesmo é válido do ponto de vista espiritual. Muitas pessoas estão simplesmente esperando que alguma coisa lhes aconteça. Mas não acontecerá enquanto estiverem esperando passivamente que Deus realize algo a favor delas. Não, elas devem agir à altura da Palavra de Deus.

Um Exemplo de Fé Ativa no Novo Testamento

Quero lhe dar um exemplo no Novo Testamento que demonstra o que é a fé. Vejamos uma passagem das Escrituras em Lucas 5.
Temos em Lucas 5 a estória do homem que foi trazido a Jesus pelos seus amigos (Lc 5.18-25). Jesus estava numa casa ensinando e eles não podiam entrar por causa da multidão. O homem estava num leito pois era paralitico. Eles levaram o homem até o telhado e desceram-no para onde Jesus estava.
As Escrituras dizem: VENDO-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados... Levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa (Lucas 5.20,24).
Alguns perguntariam: "o homem foi curado pela fé de quem?" A Bíblia diz: "Vendo-lhes a fé". Está no plural. Isto inclui não só os quatro homens que trouxeram o paralítico como também o próprio homem paralítico.
O homem que estava no leito demonstrou que tinha fé, pois quantas pessoas que estão num leito permitiriam que alguém os levasse para cima de uma casa e os descessem pelo telhado?
Também sabemos que aquele homem teve fé porque, quando Jesus lhe disse, "Levanta-te", ele estava na mesma condição, jazendo no chão. Ao invés de levantar, ele poderia ter dito, "O Senhor não notou que eles me carregaram até aqui? Não posso levantar. Terá que me curar primeiro".
Mas não, pois quando Jesus disse, "Levanta-te, toma o teu leito, e anda", o homem paralítico começou a se mover, e quando ele assim o fez, trouxe a cura como resultado. Se ele tivesse se recusado a agir à altura da Palavra do Senhor, não teria recebido sua cura.

Mas ele recebeu sua cura exatamente porque agiu à altura das Palavras de Jesus. 
Continua...

Nenhum comentário: