quinta-feira, 28 de junho de 2018

O QUE É A FÉ? – PARTE 3 - Cont.1

A Ação à Altura da Palavra de Deus Traz os Resultados

Há uma lição espiritual para nós aqui. Quando agimos à altura da Palavra de Deus, isto é fé. E quando a fé está conosco, receberemos as respostas das nossas orações. Se fracassarmos em agir à altura da Palavra de Deus, esperando que algo aconteça antes de crermos, não receberemos de Deus o que precisamos.
Um amigo meu certa vez me contou a respeito de um culto, durante o avivamento pentecostal no início do século, em que uma evangelista ministrou. Havia nesse culto quatro pessoas em cadeiras de rodas. Tudo que a evangelista fez foi chegar a essas pessoas e dizer em voz baixa, "Levantem e andem em nome de Jesus", e todos, exceto uma mulher, se levantaram e andaram.
A última disse: "Não posso andar".
A evangelista lhe respondeu: "Os outros também não podiam andar, mas agora podem".
A mulher que estava na cadeira de rodas disse: "Eles puderam, mas eu não posso. Não tenho andado durante anos. Não posso andar". A evangelista teve que ir embora deixando-a naquela mesma condição.
Quando os outros agiram à altura da Palavra que lhes foi dita, o resultado os seguiu. Quando você age à altura daquilo que a Palavra de Deus diz, ou daquilo que o Espírito Santo fala ao seu coração, então os resultados se seguem, porque a fé funciona assim.

Você Não Pode Receber de Deus Sem a Fé

Numa das igrejas que pastoreei, havia uma mulher que andava numa cadeira de rodas. Ela tinha artrite, e o médico lhe dissera que ficaria paralítica.
Ela e seu marido nunca perdiam um culto, quer fosse o culto do meio da semana, o culto do domingo, ou a campanha de avivamento. Estavam sempre lá. Quando orava para que aquela mulher fosse curada de qualquer outra enfermidade, ela sempre era curada, mas ela nunca me pedia para orar pela artrite.
Aquilo me incomodava, principalmente porque havia muitas pessoas na igreja que foram curadas de doenças graves. Algumas pessoas comentavam a respeito daquela mulher. "Talvez não seja a vontade de Deus curá-la". Mas eu sabia que era a vontade de Deus, porque ó a vontade de Deus que todos sejam curados.
Isto não significa que os cristãos não irão para o céu só porque não são curados. Somente significa que a bênção de sua cura lhes é roubada enquanto estão na terra.
Certa tarde, um grupo de pessoas da igreja foi orar junto comigo e aquela mulher em sua casa. Enquanto orávamos vi exatamente o que queria que Deus fizesse.
Disse a todos, "Afastem-se dela", e fiquei do outro lado da sala bem na sua frente (estávamos numa sala bem grande). Disse: "Não a toquem. Fiquem longe dela".
Então apontei meu dedo e disse, "Agora, irmã, levante-se e ande em nome de Jesus Cristo".
Eu e todos que estavam ali naquele dia somos testemunhas que um poder invisível a levantou e ela ficou sentada no ar, bem em cima da cadeira. Ela podia mover seus braços, por meio dos quais tocou na cadeira. Quando fez assim, caiu de novo na cadeira.
No momento em que ela fez isso, pela unção do Espírito disse sem pensar: "Irmã, você não tem nem um pouco de fé, tem? Você nem mesmo crê que será curada de sua artrite, crê?"
Ela respondeu: "Não, irmão, não creio. Morrerei e irei para o túmulo com a artrite". E foi.
Você não pode receber de Deus além de sua fé. Você sabe o que aconteceria se ela tivesse cooperado com Deus e com o poder que estava sobre ela? Se tivesse cooperado, teria começado a andar; teria sido curada naquele exato instante.

O Espírito Santo Concede um Impulso, Mas é Você Que Deve Responder
Muitas pessoas pensam que o poder curador de Deus irá mover-se e obriga-los a fazer algo, quer queiram, quer não; quer cooperem com seu poder, ou não. O Espírito Santo não age assim. São os demônios que agem dessa forma. Os demônios usam a força e obrigam as pessoas a fazerem o que querem. Já o Espírito Santo incita, concede um impulso, mas é você que deve responder; cabe a você obedecer ou não.
Estava dirigindo uma campanha de avivamento no Texas. Certa mulher foi convidada a vir nesta campanha receber o Espírito Santo. Impus minhas mãos sobre ela, mas ela não responda.
Sabia exatamente o que estava errado com ela, mas, às vezes você não pode dizer às pessoas o que está errado com elas, porque não estão prontas para ouvir.
Impus de novo minhas mãos nela, e novamente ela não respondeu. Sabia que levaria algum tempo para deixá-la em condições de enxergar o que estava errado com ela. Como estava ficando tarde, passei a direção da reunião para o pastor.
Depois da reunião, quando saía pelo estacionamento para voltar à casa pastoral, vi aquela mulher sentada em seu carro. Parecia que estava muito desapontada. Pedi ao Senhor que me deixasse ajudá-la. Instantaneamente, o Espírito Santo mostrou-me como ajudá-la. Fui ao seu carro, e abri minha Bíblia em At 2.4, e dei-lhe para ler aquele versículo em voz alta.
Ela leu: todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em novas línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Disse-lhe: Irmã, quem a Palavra de Deus diz que falaram em línguas?" Ela disse: "Bem, diz que o Espírito Santo falou".
Pedi para que lesse de novo e assim por diante, até que na quarta vez ela começou a perceber. Então leu mais devagar: todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar... (At 2.4).
Surpresa, ela disse: "Ora, eles falaram. Sempre pensei que fosse o Espírito Santo que falara". O Senhor tinha-me mostrado exatamente o que a impedia de receber o Espírito.
Disse-lhe: "Vejamos outros trechos para que você perceba que não é um versículo isolado que fala assim". Fomos para Atos 10.44-46.
ATOS 10.44-46 Ainda Pedro falava estas cousas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; Pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.
 "Oh, consigo entender", ela disse.
Respondi: "Temos duas testemunhas, vamos à terceira. Em Atos 19.6 lemos: E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas, como profetizavam.
Ela disse: "Se me chamassem para ser uma testemunha num tribunal e o advogado me perguntasse quem fala em línguas, eu teria dito que é o Espírito Santo quem fala. E pensaria que estava dizendo a verdade".
"Agora, quero fazer-lhe uma pergunta: Quando impus minha mão em você, o Espírito Santo veio sobre você? O poder de Deus veio sobre você?" "Certamente", ela respondeu.
"Quero lhe fazer outra pergunta. Sua língua queria dizer algo que não era inglês?"
"Fiz o possível para ficar longe dela".
"Não era para você se afastar dela; era para você cooperar com o Espírito Santo. Quando o Espírito Santo lhe dá expressão vocal, você deve ter fé para agir, e falar de acordo com aquela expressão vocal. Você não deve afastar-se da liderança do Espírito Santo, e sim render-se a ela".
Aquela mulher não tinha compreendido que a fé é cooperar com Deus. Quando ela percebeu que tinha que render-se e cooperar com o Espírito Santo, imediatamente começou a falar em línguas.
Há algum tempo atrás, conversei com uma pessoa que estava esperando receber o Espírito Santo por quinze anos. Enquanto o visitava, ele disse: "Você não pode me dizer mais nada sobre espera! Sei tudo sobre buscar a Deus". Ele sabia tudo sobre esperar, mas há uma grande diferença entre esperar e receber!

Aja à Altura da Palavra de Deus!
Um evangelista amigo meu disse-me que, durante uma de suas reuniões numa igreja, uma pessoa veio, apertou suas mãos e disse, com um largo sorriso, como se tivesse orgulhoso de fato: "Tenho procurado pelo Espírito Santo por dezenove anos".
O evangelista disse: "Não é bem assim. Jesus disse, 'Buscai e achareis' [Mt 7.7]. Se você estivesse buscando, já teria achado. Tudo o que você tem feito é só rodear o altar".
Parece que tudo que as pessoas têm feito é somente rodear o altar. É tempo de deixar de rodear o altar e começar a agir à altura da Palavra de Deus. A fé consiste em agir à altura da Palavra de Deus. A fé é um ato; é "pegar" Deus pela Sua Palavra.

Nenhum comentário: