quinta-feira, 2 de agosto de 2018

SEPARAÇÃO DO MUNDO E NÃO SEGREGAÇÃO


2 CORÍNTIOS 6.14-17 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, QUE SOCIEDADE PODE HAVER ENTRE A JUSTIÇA E A INIQÜIDADE? ou, que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? ou que união do CRENTE com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. ... retirai-vos do meio deles, SEPARAI-VOS...

SEPARAÇÃO DO MUNDO E NÃO SEGREGAÇÃO

Muitas pessoas lêem este trecho das Escrituras e acham que está falando a respeito do que chamam de "separação" do mundo; mas a separação do mundo que este trecho realmente está falando não quer dizer segregação física do mundo.
Contudo, as pessoas lêem este trecho e se separam fisicamente do mundo.
Não é isso que o trecho quer dizer.
Algumas pessoas lêem este trecho e pensam que não têm nada mais a fazer neste mundo, e por isso se isolam num local e se retiram do convívio em sociedade.
Mas Jesus disse: Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo... (Mt 5.13,14).
Os crentes estão no mundo, mas Jesus disse que eles não são do mundo (Jo 17.16). Como os crentes poderiam ser o sal da terra e a luz do mundo se estivessem segregados do mundo? Contudo, os crentes devem ser separados (santificados) do mundo, no sentido de que não devem adotar os padrões do mundo (2 Co 6.17); devemos ser como Jesus, ou de maneira nenhuma podemos ser o sal da terra ou a luz do mundo.
Certa vez, um homem pediu para que eu orasse por ele. Ele parecia ter a ideia de que devia ser segregado do mundo. Não entendia a diferença entre separação e segregação. Ele me disse: Trabalho numa empresa e sou o único cristão em meu departamento. Por favor, ore para que Deus me tire dali".
Eu disse: "Oh, não, porque todo o departamento entraria em putrefação se você fosse embora. Você deve ficar ali. Você é o sal da terra; assim, fique ali e salgue aquele departamento".
Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.12-16). Algumas pessoas tentam segregar a si mesmas do mundo, mas não é o que devem fazer, pois isto não é bíblico.
Quero que note algo que Deus está dizendo em 2 Coríntios 6. Primeiro ele fala a respeito dos crentes e incrédulos. Assim ele diz: ... porquanto, que sociedade pode haver entre a JUSTIÇA e a INIQÜIDADE?... (2 Co 6.14). O crente é chamado de justiça e o incrédulo é chamado de INIQÜIDADE.
Você considera a si mesmo justo?
Você já chamou a si mesmo de justiça?
Bem, se você é um crente, a Bíblia diz que você é justo!
Quando falei assim certa vez, uma mulher negou esta verdade e disse que não era! Disse-lhe que ela ou Deus estariam mentindo, pois Deus disse que seus filhos são justos. Ao dizer que não era justa, ela estava na realidade discordando de Deus.
Esta é a razão pela qual muitas pessoas não estão desfrutando das bênçãos de Deus, e também não estão reinando em vida através de Jesus Cristo.
Ao invés de crerem na Bíblia, muitas vezes viram as costas para a Palavra.
 Mas se de fato estivermos do lado da Palavra, desfrutaremos das bênçãos e benefícios da mesma.
2 CORlNTIOS 6.14-15 Não vos ponhais em jugo desigual com os INCRÉDULOS; porquanto, que sociedade pode haver entre a JUSTIÇA e a INIQÜIDADE? ou que comunhão da LUZ com as TREVAS? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? ou que união do CRENTE com o incrédulo?
No versículo 15, o crente é chamado de luz.
Neste mesmo trecho, os cristãos são chamados de crentes e os pecadores são chamados de incrédulos (2 Co 6.14). A seguir, o crente é chamado de justiça, e o incrédulo é chamado de INIQÜIDADE. Depois, o crente é chamado de luz, e o incrédulo é chamado de trevas (v.14).
Pelo fato de ser cristão, sou um crente: porque estou em Cristo, a Bíblia diz que sou justiça e também luz.
É estranho o fato das pessoas concordarem em serem chamadas de luz, mas quando chamadas de justiça, não estarem convictas do fato.
Quando falo assim, algumas pessoas pensam que estou tentando formular alguma doutrina nova.
Mas sabemos que se um terço de 2 Co 6.14 é verdade, também o restante do versículo é verdadeiro.
Não estou dizendo que os crentes são justos devido a si mesmos.
É claro que não.
Estou dizendo que somos justos em Cristo: Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21).
Pense nesta verdade por um minuto e deixe-a envolver-se com seu espírito!
Mantenha-a na sua mente, e esta verdade dará a você condições de entrar nos próximos passos para o mais elevado nível de fé.


Nenhum comentário: