quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A REALIDADE DA NOSSA JUSTIÇA EM CRISTO


Um passo necessário para o tipo mais elevado de fé é conhecer a realidade da nossa justiça em Cristo.
ROMANOS 3.23-26 Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; Tendo em vista a manifestação da JUSTIÇA no tempo presente, para ele mesmo ser JUSTO e o JUSTIFICADOR daquele que tem fé em Jesus.
A raiz no grego para a palavra "justiça", no versículo 26, é a mesma das palavras "justo" e "justificador".
Neste versículo, Deus diz que declarou sua justiça a nosso favor através de Jesus. E que Deus mesmo é justo e se tomou o meu justificador.
Deus é a justiça de todo aquele que creu em Jesus (2Co 5:21 Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus). Não se trata de uma teoria, mas sim de um fato bíblico.

A Justiça de Deus é um Dom

Muitas pessoas pensam que a justiça é um alvo para se atingir, mediante uma vida reta. Mas vejamos o que a Bíblia diz sobre o assunto: ROMANOS 5.17 Se pela ofensa de um, e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o DOM DA JUSTIÇA reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
É claro que os crentes devem viver uma vida reta.
A justiça realmente significa a retidão ou uma condição correta, mas o trecho bíblico diz que a justiça é um dom - algo que recebemos instantaneamente, uma condição legal diante de Deus independentemente de obras humanas ou méritos pessoais.
Outros trechos da Bíblia falam a respeito "dos frutos da justiça", mas nesse caso se referem a um fruto de um espírito humano recriado. Um fruto é decorrente do crescimento espiritual, e leva tempo para amadurecer "Fruto de justiça" é um produto de nossa retidão com Deus (Fp 1:11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus; 2Co 9:10 Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça), e, como fruto de um espírito humano recriado, é resultado de estarmos recebendo a vida de Deus da Videira, que é Jesus (Jo 15:1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Jo 15:2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Jo 15:3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Jo 15:4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Jo 15:5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Jo 15:6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Jo 15:7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Jo 15:8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos).
Mas se a palavra justiça usada em Romanos 5.17 fosse um fruto espiritual, o trecho bíblico diria: ... e o FRUTO da justiça (Rm 5:17 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo). Em outras palavras, seria necessário crescer ou amadurecer para este lugar de justiça. Mas o versículo não diz assim. Ele diz que recebemos "o dom da justiça" (Rm 5.17).
Cada um dos queridos filhos de Deus tem a mesma justiça e a mesma condição diante de Deus, pois estão em Cristo e Ele é a justiça deles.
Deus não ama um dos seus filhos mais do que a outro. Também não ouviria a oração de um filho mais do que a de outro. Quando entender esta verdade, sua fé crescerá e suas orações funcionarão.
Muitas pessoas vão tropeçando pelo caminho da autocondenação, deixando o inimigo despojá-las daquilo que lhes pertence em Cristo Jesus. Pensam que, suas orações não funcionam e que Deus não quer atendê-las. Pensam que se encontrassem alguém justo para orar por elas, esta oração surtiria efeito porque TIAGO 5.16 DIZ: ... MUITO PODE EM SUA EFICÁCIA A SÚPLICA DO JUSTO.
As pessoas que andam na dimensão da autocondenação não sabem que são justas; pensam que não o são. Pensam que se encontrassem alguém justo para orar, esta oração seria ouvida e respondida.
Assim, ao invés de meditarem na Palavra e buscarem a solução para seus problemas, procuram desesperadamente por alguém "justo" para orar por elas. Mas, graças a Deus, de acordo com Rm 3.26  lemos: tendo em vista a manifestação da justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e justificador DAQUELE que tem fé em Jesus.

Deus é Nossa Justiça

O próprio Deus se tornou nossa justiça.
Deus Pai se tornou nossa justiça quando Ele colocou em nós sua natureza - a vida eterna - quando nascemos de novo.
Jesus se tornou nossa justiça quando o recebemos como nosso Salvador e o confessamos como nosso Senhor.
2 CORÍNTIOS 5.17-21 è 17 – E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura [nova criação]: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18 – Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, 19 – A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 – De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 – Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; PARA QUE NELE FÔSSEMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS.
Deus não gerou nenhuma criatura sem justiça ou sem valor.
Não, aquele [Jesus] que não conheceu pecado, foi feito pecado por nós, para que fôssemos feitos justiça de Deus nele (2 Co 5.21). Em Cristo, os crentes são justiça de Deus.
2 CORÍNTIOS 6.14 – Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a JUSTIÇA e a INIQÜIDADE? ou, que comunhão da LUZ com as TREVAS?
 Você é justiça! Diga em voz alta:

"SOU JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO".

Nenhum comentário: