domingo, 5 de agosto de 2018

VIVER CORRETAMENTE É RESULTADO DE CRER CORRETAMENTE


Porque, como imagina em sua alma, assim ele é.Provérbios 23:7
Pregando a graça ao longo dos anos, algumas pessoas me perguntaram: “O Sr. não acha que o nosso desempenho é importante?” Digo a elas que o nosso desempenho é importante, com toda certeza. Mas também lhes digo que o nosso desempenho como maridos, viúvos, pais, alunos, empregados e filhos de Deus é resultado de crermos que somos justificados pela fé. Digo isto repetidamente, e nunca me cansarei de fazê-lo. Viver corretamente é resultado de crer corretamente. Há muitas pessoas pregando e focando em viver corretamente. Para elas, viver corretamente tem a ver sempre com se tornar mais santo, temer mais a Deus, fazer mais coisas, orar mais, ler mais a Bíblia, servir mais na igreja ou dar mais dinheiro para ajudar os necessitados. Mas meu amigo, quando você foca apenas no comportamento externo, você só está tratando com elementos superficiais.
Embora as pregações enérgicas sobre santidade possam ter um efeito temporal sobre o comportamento das pessoas, não trarão uma mudança duradoura e permanente. Deixe-me fazer uma analogia. Se você cortar fora as ervas daninhas do seu jardim, mas não remover as raízes, em pouco tempo, as ervas daninhas crescerão novamente no seu jardim. E isso que as pregações sobre viver corretamente fazem ria igreja. Temporariamente, o problema parece estar resolvido, mas enquanto as raízes ainda estiverem vivas, o mesmo comportamento errado, os mesmos maus hábitos e vícios aparecerão novamente, como ervas daninhas teimosas.
Durante décadas, a igreja pregou sobre viver corretamente, sem resultados de mudança duradoura ou permanente no comportamento das pessoas. E hora de irmos atrás da raiz, e a raiz não está em pregar sobre viver corretamente, mas em pregar sobre crer corretamente. Creia corretamente e você viverá corretamente. O oposto também é verdade: Creia incorretamente e viverá de forma incorreta. O Cristianismo não tem a ver com mudança de comportamento e sim com transformação interior do coração. Comece a tratar a raiz e tome posse de bons ensinamentos que estejam cheios de Jesus e da justiça pela fé nele. Quando você estiver ancorado nesses fundamentos inabaláveis, o seu comportamento externo se alinhará com a Sua Palavra e você começará a ser transformado à Sua imagem de glória em glória! Você produzirá os frutos de justiça!
Apenas para o caso de haver algum mal-entendido, deixe-me afirmar isto claramente preto no branco: Eu, odeio o pecado e a vida errada. Como pastor de uma igreja local agora, tenho testemunhado em primeira mão os efeitos devastadores do pecado. Ele destrói casamentos, separa famílias, traz doenças e basicamente destrói uma pessoa de dentro para fora. Estou do mesmo lado daqueles que pregam contra o pecado e ensinam a necessidade de uma vida reta. Entretanto, a parte da qual discordo é no fato de crer que a solução para impedir o pecado não está em se concentrar em uma vida reta. Está em crer corretamente.
Creio no melhor dos filhos de Deus. Creio que os verdadeiros crentes nascidos de novo em Jesus não estão procurando oportunidades para pecar, mas estão buscando o poder para vencer e reinar sobre o pecado. Mesmo que os seus atos possam não estar completamente neste nível ainda, creio que eles já sabem que devem viver corretamente, e desejam fazer isso. Então creio que a minha parte como pastor é em primeiro lugar ajudá-los a crer corretamente. Quando eles crerem corretamente, e souberem que são justificados pela fé e não pelas suas obras, viverão corretamente.
Vemos na Bíblia que as características de uma vida reta incluem domínio próprio, perseverança, bondade fraternal e amor (2 Pedro 1:5-7). Mas você sabia que a Bíblia também nos diz por que alguns crentes não têm essas qualidades? 2 Pedro 1:9 diz: “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. ”
Uau! Este versículo está nos dizendo basicamente que o motivo pelo qual alguém não manifesta essas qualidades de vida reta é porque ele se esqueceu de que todos os pecados foram perdoados e por isso ele é justo pela fé em Jesus. Não é algo em que ele acredita e do qual está consciente, e isso afeta o seu comportamento.
Portanto, comece a crer corretamente e você viverá corretamente! Se você não vê um viver correto em alguma área específica da sua vida — pode ser que esteja lutando com um vício secreto — verifique no que você acredita nessa área. Em algum ponto do caminho, você acreditou em uma mentira. Mas eis a boa notícia: quando você começa a ver e a crer que é justo em Cristo, quando começa a confessar a sua justiça por meio de Jesus nessa área, uma guinada em sua vida o espera do outro lado da esquina. Amado, lembre-se e creia nisto todos os dias: Jesus quer libertá-lo, prosperá-lo e lhe dar bom êxito!

Oração de Hoje

Pai, obrigado por me lembrar de que todos os meus pecados foram perdoados e que sou justo pela fé em Jesus Cristo. Obrigado por também me mostrar que crer corretamente me leva a viver corretamente. Para as áreas da minha vida em que não estou vivendo corretamente, peço que Tu me mostres onde tenho acreditado de maneira errada, para que eu possa renovar a minha mente com a Tua Palavra e crer corretamente. Decido crer que Tu queres me libertar, fazer com que eu prospere e me dar bom êxito!

Pensamento de Hoje

Primeiramente vou crer corretamente, e depois viverei corretamente e verei bênçãos e transformações em minha vida.

Nenhum comentário: