quinta-feira, 9 de agosto de 2018

MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL EM ENTENDER A NOSSA CONDIÇÃO DE JUSTIÇA EM CRISTO


Comecei a entender este versículo quando estava no leito de enfermidade. Naqueles dias passei pelas mesmas lutas que muitos de vocês já viveram para receber libertação, vitória e saúde.
Ensino a respeito da fé e cura para que você possa entendê-las assim como eu as entendi, e possa tornar-se um vencedor.
Comecei então a estudar a Bíblia e a pesquisar referências.
Entre os versículos que estudei estavam Tiago 5.14 e 15.

14        Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15         E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Comecei a chorar porque minha igreja não cria na cura, especialmente através da unção, com óleo. Clamei ao Senhor e disse: "Senhor, então não posso ser curado, porque não conheço nenhum presbítero que crê na cura divina".
O Senhor falou comigo e disse: "Você percebeu que é a oração da fé que cura o enfermo?"
Respondi: "Sim, percebi".
Ele disse: "Bem, você pode orar a oração da fé assim como qualquer outro pode".
Ali estava um rapaz de dezesseis anos, que nascera de novo há poucos meses, e que ainda era um bebê espiritual. Mas Deus me falara que eu poderia orar a oração da fé.
Mas, no início, não dei ouvidos ao que o Senhor me falara, e deixei os pensamentos errados me dominarem.
Deveria ter ouvido meu coração, mas, ao invés, ouvi a Satanás.
Satanás disse: "Sim, mas no versículo seguinte, Tiago 5.16 diz: 'Muito pode em sua eficácia a súplica do justo'. Você poderia orar a oração da fé se fosse justo. Mas você não é justo".
Alguém diria:
"Uma pessoa num leito de enfermidade não poderia fazer muitas coisas erradas".
Sim, sei que não poderia, mas certamente esta pessoa gostaria.
Você pode não estar apto para fazer coisas erradas, mas mesmo assim poderia querer fazê-las. Poderia pensar em muitas coisas erradas. Tinha convicção de que não era justo, pois conhecia bem meus erros e fraquezas.
Não entendera o que o Senhor me dissera: que eu poderia orar a oração da fé simplesmente se quisesse.
Continuava pensando que não era justo e que portanto não poderia fazer a oração da fé.
Levei alguns meses para entender que eu era justo, mas um dia comecei a ler os versículos posteriores de Tiago 5.16. É recompensador ler todos os versículos de um trecho (para se entender o contexto, e não somente se extrair um versículo do trecho). Tg 5:16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Elias, um Exemplo de um Homem Justo

Li nos versículos seguintes que Tiago cita Elias como um exemplo de um homem justo orando.
 TIAGO 5.17,18
17        Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu.
18        E orou de novo e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.
Quando lera estes versículos no princípio, eles não me impressionaram, pois não estava familiarizado com a vida de Elias. Mas com o passar do tempo, depois que lera um pouco sobre a vida de Elias, disse: "Há algo errado, porque se estou bem certo, Tiago disse que Elias é um exemplo de alguém justo orando.
E certamente Elias não é meu modelo para um homem justo. Ele teve bons momentos, assim como nós também os temos. Mas ele teve seus maus momentos também".
Por exemplo, embora a mão do Senhor estivesse sobre Elias certa vez, capacitando-o a ultrapassar a carruagem do rei (1 Rs 18.44-46), mais tarde, quando descobriu que Jezabel queria matá-lo, ele fugiu com medo.

Finalmente, Elias se cansou e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte. Pensei: Elias é tão imaturo quanto sou!
Elias não queria realmente morrer.
Ele simplesmente falava com Deus numa condição de desespero.
Além disso, se quisesse realmente morrer, porque não ficou onde estava? Jezabel ficaria bastante satisfeita em acolhê-lo!
NÃO, Elias não queria morrer mais do que você, se você viesse a dizer, numa condição desesperadora, que queria estar morto. Aquela sua inconsistência no falar não me deixava achar que Elias fosse um homem justo.
MUITAS VEZES TEMOS NOSSAS PRÓPRIAS IDEIAS, ao invés de procurarmos saber o que A PALAVRA DE DEUS DIZ.
Elias não só falou de maneira inconsistente como também precisou ser corrigido espiritualmente, pois disse: "Senhor, sou o único que estou vivendo retamente" (1Rs 19:14 Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me").
Ele não usou exatamente estas palavras, mas quando olhamos o contexto, vemos que é isso que queria dizer.
Hoje em dia, também ouvimos muitas pessoas falarem desse modo: "Praticamente todos se desviaram, exceto eu. Somente eu e meu grupo estamos certos em Deus, os demais não".
Bem, Deus teve que corrigir Elias. Deus disse: "Não Elias, você está totalmente errado. Conservei em Israel 7000 homens que não dobraram seus joelhos diante de Baal".
Em outras palavras, Deus estava dizendo: "Elias, você não é a única ervilha do pote; você não é a única pedrinha da praia".
Elias ficara tão desanimado que o que dissera ao Senhor nada mais era do que palavras de desespero oriundas de um espírito desanimado.
E um homem que agira assim não era justo no meu conceito.
E pensei: Como Tiago pode dizer que Elias foi um exemplo de homem Justo orando? Na minha opinião, ele não é mais justo do que eu sou.
Então lembrei que Tiago dissera que Elias era um homem, ou um mero ser humano, assim como nós. Tiago 5.17 diz: Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos..., e mesmo assim Deus chamou Elias de justo. Quando estudamos a vida de Elias percebemos que ele não somente era um homem sujeito aos mesmos sentimentos que nós, como também o observamos ceder a estes sentimentos. Mesmo assim a Bíblia diz que ele era justo.
Perguntei a mim mesmo como seria possível Deus chamá-lo de justo. E a luz começou a surgir.
Li o Salmo 32.1-2, que diz: Bem-aventurado aquele cuja INIQÜIDADE é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui INIQÜIDADE (Culpa)...
No Antigo Testamento o pecado das pessoas era coberto por meio do sangue de animais inocentes. Este é o motivo pelo qual a Bíblia diz; Bem aventurado aquele cuja INIQÜIDADE (Culpa) é perdoada... (SI 32.1).
Deus não imputava INIQÜIDADE ao seu povo no Antigo Testamento mesmo se eles estivessem errados. Ele cobria e perdoava seus pecados e lhes imputava a justiça.
Aos olhos de Deus eles eram justos. Ele os considerava justos, pois seus pecados tinham sido expiados ou cobertos. Talvez os homens olhassem para eles e dissessem que não eram justos, mas Deus dissera que eram. Este é o motivo pelo qual era possível a Deus dizer: quando eu vir o sangue, passarei por vós... (Êx 12.13).

O Sangue de Jesus nos Limpa do Pecado

Então vi na Palavra que na Nova Aliança estamos numa superior aliança, baseada em superiores promessas (Hb 8.6 - Hb 8:6 Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores). O sangue de Jesus Cristo não cobre os nossos pecados; ele nos limpa os nossos pecados.
A última parte de Ap 1.5 diz:... aquele que nos ama, e que nos LAVOU de nossos pecados com o seu próprio sangue (Ap 1.5b KJV). Entendi então que, pelo fato de ter nascido de novo, todos os meus pecados foram apagados na ótica de Deus. Todo o meu passado não existia mais.
Entendi que era nova criatura em Cristo Jesus, e que Deus não chamaria um injusto de nova criatura.
Assim que o diabo percebeu que eu estava começando a entender estas verdades, e que em breve estaria em condições de orar a oração da fé, disse-me: "Bem, tudo isso é verdade, mas você já nasceu de novo? Não faz muitos dias que você perdeu a cabeça, ficou zangado e chutou a bandeja para fora da cama. E esta não é a maneira de uma pessoa justa agir".
O diabo tentou fazer-me pensar pelo modo natural de novo, para tirar a luz da Palavra de Deus de mim.
Mas à medida que avançava no estudo da Palavra, li em 1 João 1.9 que se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Neste trecho, a Bíblia não está falando dos pecadores, ela está falando dos crentes.
Então enxerguei tudo.
Enxerguei que tinha me tornado justiça de Deus em Cristo quando nasci de nove.
Se pecasse depois de ter nascido de novo, o que tinha que fazer era confessar os meus pecados, e então Deus me perdoaria, e me purificaria de toda a injustiça.
E então, sendo purificado de toda a injustiça, poderia ter comunhão com Ele de novo.
Graças a Deus, pude enxergar esta verdade. E então, disse:
"MINHAS ORAÇÕES IRÃO FUNCIONAR!
DEUS ME OUVE!
E ELE ME OUVIRÁ TÃO RÁPIDO QUANTO OUVIRIA QUALQUER OUTRA PESSOA".
Escrevi ao lado daquele versículo em Tiago: "SOU UM HOMEM JUSTO".
Não me gloriava em mim mesmo, mas sim em quem era em Cristo Jesus.
Tratava-se de gloriar-se em Deus por aquilo que Ele fez por mim em Cristo, por meio do seu trabalho de redenção pela cruz no Calvário.
Descobri então que tinha minha própria fé e que poderia orar minha própria oração e que Deus me ouviria.
Sabia que minhas orações funcionariam. Podia permanecer diante do trono de Deus na mesma condição de Jesus.

2 CORÍNTIOS 5.21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; PARA QUE NELE FÔSSEMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS.

Graças a Deus por esta grande revelação.

Graças a Deus porque somos quem Ele diz que somos. Temos o que Deus diz que temos. E podemos fazer o que Deus diz que podemos.
Isto significa que podemos permanecer diante de Deus sem nenhum sentimento de culpa, condenação ou inferioridade.
Isto significa que o problema da oração está resolvido.
Não precisamos chegar-nos a Deus com medo ou condenação, por causa da ignorância.
Jesus disse: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32).

O que nos liberta?
A verdade.

Sabemos quem somos em Cristo.
Não fizemos a nós mesmos justiça de Deus em Cristo.
Foi Jesus que nos fez justiça de Deus, por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.
Portanto, podemos entrar na presença de Deus sem medo e com fé absoluta que o nosso Pai Celeste ouve nossas orações, assim como Ele ouviu as orações de Jesus quando Ele estava na terra.

Nenhum comentário: