sexta-feira, 22 de junho de 2018

O QUE É A FÉ? – PARTE 2

Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem.  Hebreus11.1 (KJV)
A fé dá substância às coisas que se esperam. A esperança não produz nenhuma substância. Mas a fé dá substância às coisas pelas quais esperamos. Em outras palavras, o que Deus está dizendo em Hb 11.1 é que a fé é o mesmo que agarrar as irrealidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade.
Sabemos que a fé cresce pela Palavra de Deus pois Rm 10.17 diz: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (ARC).
Outra versão de Hb 11.1 diz: "A fé é a certidão de garantia de que aquilo que temos esperado já é nosso". Nosso texto diz que a fé é a evidência das coisas que não se vêem.
Por exemplo, você poderia esperar pelo suprimento financeiro para pagar certa obrigação financeira, mas a lhe dá a certeza de que você tem o dinheiro que necessita.
Você poderia esperar por fortalecimento físico para realizar uma tarefa, mas a diz: O Senhor é a fortaleza da minha vida, a quem temerei? (Sl 27.1). Em outras palavras, a fé diz exatamente a mesma coisa que a Palavra de Deus diz.
De fato, a incredulidade consiste na oposição à Palavra de Deus. O lado negativo desta verdade é que há muitos crentes cujo falar expressa dúvida e incredulidade, e que realmente estão se opondo à Palavra de Deus.
Então, estes mesmos crentes se perguntam por que a Palavra de Deus não opera na vida deles.
A Palavra de Deus não operará em seu favor se você se opõe à mesma. Se você quer que a Palavra de Deus opere em seu favor então você deve tomar partido dela.
Mas o que é a fé — a verdadeira fé bíblica? Podemos entender o que algo é, conhecendo o que não é.
Então, quando conhecemos o que algo não é, podemos enxergar mais claramente o que é. Vamos seguir esta linha de pensamento nestas lições sobre a fé.
 Fé Não é Esperança
Em primeiro lugar, fé não é esperança. Abordamos este assunto na última Lição.
Fé não é esperança! Quando vou orar pelas pessoas e pergunto: "Você será curado?", ou, "Você será cheio do Espírito Santo quando impuser minhas mãos sobre você e orar?". Muitas vezes as pessoas respondem: "Espero que sim, irmão".
Sempre respondo: "Enquanto você estiver esperando não receberá nada de Deus, porque você somente pode receber algo de Deus pela fé, e não pela esperança.
Outros dirão: "Oh Deus, quero ser curado". Para mostrar-lhes que querer algo de Deus não ó suficiente, frequentemente digo: "Você poderia querer um Cadilac novo, mas isso não significa que você receberá um!
Somente querer algo de Deus não realiza a tarefa. Se somente querer algo fosse suficiente para recebermos de Deus, tudo estaria resolvido. Receberíamos instantaneamente. Mas a fé que recebe de Deus também não é esperar ou querer. A única espécie de fé que realiza a tarefa é a fé de natureza bíblica que crê em Deus e age à altura daquilo que crê.
Você não receberá nada de Deus porque você espera. Em nenhum lugar a Bíblia diz que quando orarmos iremos receber aquilo que esperamos. Mas a Palavra de Deus diz em Mc 11.24: ... por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, CREDE que recebestes e assim será convosco.
Jesus também disse: ... e tudo quanto pedirdes em oração, CRENDO, recebereis (Mt 21.22).
Se você quer saber se está realmente crendo em Deus ou somente esperando, posso dizer-lhe a diferença: a esperança se refere sempre ao futuro, porque a esperança olha para o futuro.
Por exemplo, a igreja do Senhor Jesus Cristo tem a Bendita Esperança da volta de Jesus. Mas isso é futuro. A vinda de Jesus, a ressurreição dos mortos que foram salvos, o arrebatamento dos santos que estão vivos, tudo isso, se refere ao futuro. Mas se você procura cura, não é no futuro que você quer ser curado. Você quer ser curado neste exato instante, principalmente se estiver sofrendo.
Se você procura o Espírito Santo, não é no futuro que você quer ser cheio do Espírito Santo, é agora. Enquanto você deixar de crer que recebeu a bênção, ela estará no futuro e continuará no futuro. 

Nenhum comentário: