sexta-feira, 20 de abril de 2018

SEM JESUS, NADA PODEMOS FAZER, SEM NÓS, ELE NADA FARÁ


Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.João 15:5
Em mais de duas décadas de ministério, aprendi isto com o Senhor: sem Ele, nada podemos fazer. Sem nós, Ele nada fará. O que isso significa é simplesmente que precisamos reconhecer o fato de que se não dependermos de Jesus, não pode haver sucesso real, duradouro e permanente — sem Ele, nada podemos. A Bíblia nos diz que se o Senhor não edificar a casa, trabalhamos em vão (Salmos 127:1). Os crentes que querem experimentar o sucesso que vem de Deus precisam reconhecer esta verdade e começar a depender de Jesus e somente de Jesus.
Há alguns crentes que podem não confessar, mas no coração deles acreditam que sem Jesus ainda podem ter êxito. Crendo e agindo dessa forma, eles saem do lugar elevado da graça de Deus (o Seu favor imerecido) e caem de novo na lei, voltando a tentar merecer sucesso pelos seus próprios esforços. A Palavra de Deus nos diz: “Porque se vocês estão tentando se colocar em posição de justiça diante de Deus guardando a lei, vocês foram cortados de Cristo! Vocês decaíram da graça [favor imerecido] de Deus” (Gálatas 5:4, New Living Translation, tradução nossa).
Estas são palavras sérias de advertência. Ao começar a depender dos seus próprios méritos e esforços para merecer o favor de Deus, você está se colocando novamente sob o sistema da lei. Você está cortado de Cristo e caiu do lugar onde tinha o Seu favor imerecido operando em sua vida. Não me entenda mal, Jesus ainda está com você (Ele jamais o deixará nem o abandonará, como diz Hebreus 13:5), mas ao depender do seu esforço próprio você efetivamente corta o Seu favor imerecido da sua vida.
Então, o que quero dizer quando falo: “Sem nós, Ele nada fará”? Bem, Jesus é um cavalheiro. Ele não vai enfiar o Seu favor imerecido e o Seu sucesso pela sua garganta abaixo. Ele precisa que você lhe permita trabalhar em sua vida. Jesus espera pacientemente que você confie nele. Ele espera pacientemente que você dependa do Seu favor imerecido, assim como José confiava e dependia inteiramente da presença do Senhor, até a Sua presença manifesta assumir o controle, e a Sua glória irradiar sobre tudo o que José tocava.
Amado, vamos aprender depressa que sem Jesus não podemos ter êxito, e se escolhermos não receber Seu favor imerecido, Ele não vai impô-lo a nós. O favor imerecido de Deus está sempre fluindo em nossa direção e Jesus está esperando que esgotemos nossos recursos próprios. Ele está esperando que você pare de lutar e de tentar “merecer” de alguma forma o Seu favor, e simplesmente dependa dele. Assim, nas áreas que você ainda está dependendo dos seus próprios esforços para obter êxito, comece a descansar no favor imerecido de Jesus e a experimentar Sua presença manifesta e Sua glória sobre tudo o que você tocar!
Oração de Hoje
Senhor Jesus, reconheço que sem Ti, não posso ter sucesso duradouro. Por favor, aumenta a minha capacidade de receber o Teu favor imerecido que está sempre fluindo em minha direção. Hoje, decido depender do Teu favor imerecido. Quero experimentar a Tua presença manifesta e a Tua glória em tudo que eu tocar.
Pensamento de Hoje
Vou parar de me esforçar para ganhar o que quero pelas minhas próprias tentativas. Vou depender de Jesus e receber o Seu favor imerecido.

Em Cristo
           Seu Servo

JP
Marcos Ferreira

Nenhum comentário: