quarta-feira, 25 de abril de 2018

Deseje o Favor Imerecido de Deus, Não o Favoritismo das Pessoas

      Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nação e de toda a casa real —Atos 7:9-10.
      E importante que você reconheça que existe uma diferença significativa entre o favor imerecido de Deus e o favoritismo das pessoas. 
         O favor imerecido de Deus baseia-se inteiramente no mérito de Jesus, e nós o recebemos por intermédio da sua obra consumada na cruz. Não fizemos nada para merecer o Seu favor. Ele é completamente imerecido. 
     O favoritismo, porém, cheira a esforço próprio. As pessoas que dependem do favoritismo para terem uma promoção precisam recorrer à bajulação, à política, às táticas de manipulação, às calúnias maldosas e a todo tipo de concessões apenas para conseguir o que querem. Elas envidam todos os seus esforços para abrir portas para si mesmas e, nesse processo, elas se perdem.
      Deus tem um caminho maior e melhor para você. Ver Seus preciosos filhos se rebaixarem como bajuladores apenas para avançarem na vida fere o coração de Deus. Se uma porta se fecha, que assim seja! Acredite com plena confiança que Deus tem um caminho melhor para você. Você não precisa depender do favoritismo para manter oportunidades abertas para si mesmo quando tem o favor imerecido de Deus!
      Era assim que José agia. Ele dependia do Senhor para ter sucesso, e não do favoritismo, que teria feito com que ele fizesse concessões no que dizia respeito às suas convicções. Quando a mulher de Potifar ficou tentando seduzir José a dormir com ela, José permaneceu firme no fundamento do favor imerecido. Por falar nisso, creio que José enfrentou uma tentação real. Não se esqueça de que Potifar era um oficial de alto escalão, o capitão da guarda e um homem de posição, influência e riqueza. Como um homem do mundo, não teria se casado com uma mulher feia por conta de sua beleza interior e certamente não teria se casado com alguém que aparentasse ser idosa! Ele teria definitivamente escolhido uma mulher jovem e bela para ser sua esposa, e ela provavelmente era uma das mulheres mais bonitas daquela terra.
        Assim, não há dúvidas de que ela foi uma tentação real para José, e foi por isso que ele precisou fugir! Aquela mulher não tentou José apenas uma vez. A Bíblia nos diz que: “Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar e estar com ela” (Gênesis 39:10). Mas José recusou-a, dizendo: “Ele [Potifar] não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:9).
         A partir destas palavras, está claro que José sabia qual era a fonte do seu sucesso, favor e bênçãos. Ele não via o fato de ceder aos apelos da mulher de Potifar como uma grande maldade e pecado apenas contra Potifar, mas contra Deus também. Sabia que todas as bênçãos experimentadas por ele eram resultado do favor do Senhor sobre ele. Sabia também que não havia sido Potifar que o havia promovido da posição de escravo subalterno a supervisor de todos os bens de Potifar. Havia sido o Senhor!
         Do mesmo modo, na sua vida, saiba e alegre-se porque o Senhor é a fonte das suas bênçãos e do seu sucesso! Você não precisa recorrer à tentativa de ganhar o favor de pessoas importantes. E o favor do Senhor sobre você que o prepara para o reconhecimento, a promoção e o crescimento.
Oração de Hoje
         Pai, eu Te agradeço porque Tu és por mim e não contra mim. Tu estás interessado no meu sucesso e porque o Teu favor imerecido está sobre mim, não preciso recorrer à bajulação, à calúnia e nem a qualquer tipo de concessão apenas para ter êxito em minha vida. Hoje, descanso no Teu amor e nos Teus bons planos para estar apto a ter sucesso.
Pensamento de Hoje
         Somente Deus é a fonte do meu sucesso, favor e bênçãos.

Nenhum comentário: