quarta-feira, 4 de abril de 2018

O QUE É A FÉ? – PARTE 2


Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. v Hebreus11.1 (KJV)

A fé dá substância às coisas que se esperam. A esperança não produz nenhuma substância. Mas a fé dá substância às coisas pelas quais esperamos. Em outras palavras, o que Deus está dizendo em Hb 11.1 é que a fé é o mesmo que agarrar as irrealidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade.
Sabemos que a fé cresce pela Palavra de Deus pois Rm 10.17 diz: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (ARC).
Outra versão de Hb 11.1 diz: "A fé é a certidão de garantia de que aquilo que temos esperado já é nosso". Nosso texto diz que a fé é a evidência das coisas que não se vêem.
Por exemplo, você poderia esperar pelo suprimento financeiro para pagar certa obrigação financeira, mas a lhe dá a certeza de que você tem o dinheiro que necessita.
Você poderia esperar por fortalecimento físico para realizar uma tarefa, mas a diz: O Senhor é a fortaleza da minha vida, a quem temerei? (Sl 27.1). Em outras palavras, a fé diz exatamente a mesma coisa que a palavra de deus diz.
De fato, a incredulidade consiste na oposição à Palavra de Deus. O lado negativo desta verdade é que há muitos crentes cujo falar expressa dúvida e incredulidade, e que realmente estão se opondo à Palavra de Deus.
Então, estes mesmos crentes se perguntam por que a Palavra de Deus não opera na vida deles.
A Palavra de Deus não operará em seu favor se você se opõe à mesma. Se você quer que a Palavra de Deus opere em seu favor então você deve tomar partido dela.
Mas o que é a fé — a verdadeira fé bíblica? Podemos entender o que algo é, conhecendo o que não é.
Então, quando conhecemos o que algo não é, podemos enxergar mais claramente o que é. Vamos seguir esta linha de pensamento nestas lições sobre a fé.
FÉ NÃO É ESPERANÇA
Em primeiro lugar, fé não é esperança. Abordamos este assunto na última
Lição.
Fé não é esperança! Quando vou orar pelas pessoas e pergunto: "Você será curado?", ou, "Você será cheio do Espírito Santo quando impuser minhas mãos sobre você e orar?". Muitas vezes as pessoas respondem: "Espero que sim, irmão".
Sempre respondo: "Enquanto você estiver esperando não receberá nada de Deus, porque você somente pode receber algo de Deus pela fé, e não pela esperança”.
Outros dirão: "Oh Deus, quero ser curado". Para mostrar-lhes que querer algo de Deus não ó suficiente, frequentemente digo: "Você poderia querer um Cadilac novo, mas isso não significa que você receberá um!
Somente querer algo de Deus não realiza a tarefa. Se somente querer algo fosse suficiente para recebermos de Deus, tudo estaria resolvido. Receberíamos instantaneamente. Mas a fé que recebe de Deus também não é esperar ou querer. A única espécie de fé que realiza a tarefa é a fé de natureza bíblica que crê em Deus e age à altura daquilo que crê.
Você não receberá nada de Deus porque você espera. Em nenhum lugar a Bíblia diz que quando orarmos iremos receber aquilo que esperamos. Mas a Palavra de Deus diz em Mc 11.24: ... por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, CREDE que recebestes e assim será convosco.
Jesus também disse: ... e tudo quanto pedirdes em oração, CRENDO, recebereis (Mt 21.22).
Se você quer saber se está realmente crendo em Deus ou somente esperando, posso dizer-lhe a diferença: a esperança se refere sempre ao futuro, porque a esperança olha para o futuro.
Por exemplo, a igreja do Senhor Jesus Cristo tem a Bendita Esperança da volta de Jesus. Mas isso é futuro. A vinda de Jesus, a ressurreição dos mortos que foram salvos, o arrebatamento dos santos que estão vivos, tudo isso, se refere ao futuro. Mas se você procura cura, não é no futuro que você quer ser curado. Você quer ser curado neste exato instante, principalmente se estiver sofrendo.
Se você procura o Espírito Santo, não é no futuro que você quer ser cheio do Espírito Santo, é agora. Enquanto você deixar de crer que recebeu a bênção, ela estará no futuro e continuará no futuro.
 FÉ PARA SALVAÇÃO, E NÃO ESPERANÇA
Quando você quer algo que Deus lhe prometeu em Sua Palavra, isso é para agora. Por exemplo, se a pessoa quer ser salva, não é no futuro que ela quer sua salvação. Poderia ser tarde demais.
Já falei a respeito da salvação para algumas pessoas, que me responderam que esperavam serem salvas. Digo com lágrimas que muitos deles estão hoje no inferno. Deixaram este mundo sem terem sido salvos porque a salvação baseada na esperança nunca se concretiza.
Se você fala com alguém a respeito da salvação e da condição de sua alma, e ele diz que espera ser salvo, seria importante que você lhe falasse o que a Bíblia diz. Diga-lhe que a salvação não é baseada na esperança, mas sim na fé. É isso que a Bíblia diz a respeito da salvação.
EFÉSIOS 2.8 Porque pela graça sois SALVOS, mediante a FÉ...
JOÃO 6.37 ... e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
ROMANOS 10.13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será SALVO.
ROMANOS 10.9,10 Se com a tua boca CONFESSARES a Jesus como Senhor, e em teu coração CRERES que Deus o res suscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque é com o CORAÇÃO se crê para justiça, e com a BOCA se confessa a respeito da salvação.  
Quando se trata de recebermos o batismo com o Espírito Santo, ou a cura para nosso corpo, ou a resposta de uma oração, parece que estamos tropeçando na mesma pedra de tropeço.
As pessoas não têm sido ensinadas a respeito da fé para receber, e sim a respeito da esperança, e a esperança não realiza a tarefa.
Em outras Palavras, esperamos que Deus ouça nossa oração. Esperamos nossa cura. Esperamos receber o Espírito Santo.
Alguém diria: "Creio que meu pedido será respondido algum dia". Trata-se de esperança. Aquela pessoa pode afirmar que crê, mas na realidade trata-se de esperança, pois aponta para o futuro.
Observe nosso texto: "AGORA, a fé é...". Está no tempo presente. Lembre-se: Se não é para agora, então não é fé. A fé está no tempo presente. A esperança está no tempo futuro. Mesmo que você diga que crê, se estabelece a resposta para o futuro, então você não está crendo, está esperando.
Esse é o motivo porque a Palavra não opera em seu favor. Assim, firme a sua crença no tempo correto, no tempo presente. Algumas pessoas estão sempre crendo que Deus irá fazer algo a favor delas, algum dia no futuro. Mas a fé crê que ele fez algo, e está fazendo algo agora.
Mesmo quando se trata de cura, muitos dizem: "Irmão, não compreendo porque não recebi minha cura. Sei que Deus prometeu me curar".
Mas, de fato, Deus não prometeu curá-lo. Alguns dizem: "A Palavra de Deus diz: ... ele mesmo TOMOU as nossas enfermidades, e CARREGOU com as nossas doenças [Mt 8.17]. Não é uma promessa?"
Não, não é uma promessa. É a simples declaração de um fato que já ocorreu. Muitas vezes chamamos este e outros trechos de promessas, mas, de fato, são descrições de um acontecimento. Estes trechos nos falam de nossa provisão em Cristo — o que Jesus já fez por nós. Trata-se de um fato consumado.
1 PEDRO 2.24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas FOSTES sarados.
Alguém diria: "Este trecho não promete a minha cura?" Não, este trecho não promete a sua cura. Ele diz que a cura pertence a você, em Cristo. Descobri que tão logo as pessoas desistem de esperar por sua cura e de procurar sua cura, e começam a crer que a receberam, são imediatamente curadas.
 A FÉ É NO TEMPO PRESENTE
Pregava há muitos anos atrás, e numa das nossas reuniões trouxeram uma mulher que não andava fazia quatro anos.
Era uma mulher idosa, tinha por volta de setenta anos de idade e os médicos disseram-lhe que não andaria mais. Suas ligaduras não funcionavam corretamente e não podiam mais suportar o seu peso.
No momento de orarmos pelos enfermos trouxeram-na para a frente. Fui até ela e impus minhas mãos sobre seus joelhos e orei.
Disse-lhe então: "Agora, irmã, levante e ande, em nome do Senhor Jesus Cristo". O melhor que ela teria feito seria se levantar; mas todo o tempo permaneceu chorando e orando: "Oh, Senhor Jesus, por favor! Me cure. Senhor, sei que prometeste me curar. Sei que tenho sido um fardo para minha família, pois não posso fazer nada por mim mesma. Amado Senhor, por favor, cure meus joelhos; por favor, cure minhas pernas; por favor, deixe-me andar".
Disse: "Espere um minuto, irmã. Espere um minuto". Mas ao invés de ouvir, continuou gritando.
Disse pela segunda vez: "Espere um minuto irmã. Tenho uma palavra para você. Quero ajudá-la". Mas continuou gritando cada vez mais alto.
Então disse pela terceira vez: "Espere um minuto irmã. Espere um minuto. Posso ajudá-la". Mas ao invés de ouvir, estava em condição quase histérica.
Então simplesmente segurei seus ombros, sacudi-a e disse: "Ordeno que você se cale em nome do Senhor Jesus Cristo". Ela parou e olhou para mim, um tanto surpresa, e a congregação impediu o fluir do mover de Deus através de mim.
Você sabia que uma congregação pode impedir o poder de Deus de se manifestar através de você? Não importa quem você seja, pois quando isso acontece, você não consegue fazer nada. Por exemplo, as pessoas fizeram assim com Jesus, na cidade de Nazaré, e ele ficou impedido de realizar as curas maiores ou os milagres.
MARCOS 6.5 [Jesus] não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
Observe que a Bíblia não diz que ele não queria realizar os milagres, diz que ele não podia fazer ali qualquer milagre.
O texto original em grego diz que Jesus impôs as mãos em algumas pessoas com enfermidades menores. Em outras palavras, os únicos que foram curados em Nazaré por Jesus foram algumas pessoas com enfermidades menores. Por que? Marcos 6.6 nos dá a resposta: [Jesus] admirou-se da incredulidade deles...
Bem, a congregação colocou um freio em mim. Sabia então, que antes que pudesse fazer qualquer coisa teria que tirar o freio. Se não conseguisse me livrar dos freios, então não seria capaz de fazer mais nada. Se as pessoas entendessem este princípio, haveria uma grande diferença em nossas campanhas e em nossas igrejas.
Então sabia que teria que trabalhar na congregação antes de poder ajudar a mulher que estava na cadeira de rodas. Algumas pessoas da congregação começaram a murmurar entre si, achando que fui duro com a mulher.
Disse-lhes então: "Quero lhes fazer uma pergunta. Se alguém lhe pede instruções para chegar a certo lugar, mas ao invés de seguir suas instruções, você vê que foi tomado por engano o caminho errado, você não tentaria parar-lhe ou sinalizar lhe que tomou o caminho errado, e mostrar-lhe o caminho certo? Se soubesse que enganosamente estava no caminho errado, você não tentaria colocá-lo no caminho certo? Todos concordaram que sim".
Disse: "Pois bem, esta mulher estava no caminho errado. Não estava no caminho da cura, e tudo o que fiz foi pará-la. Agora tenho a atenção dela".
Quando expliquei isso, muitas pessoas na congregação soltaram os freios, e senti-me livre no meu espírito para ministrar àquela mulher.
Disse: "Agora, irmã, você sabia que está curada?" Olhou para mim, com os olhos arregalados, e disse: "Oh, estou?"
"Sim", respondi, "você está curada, e posso provar pela Bíblia". Então peguei minha Bíblia, abri em 1 Pe 2.24, dei-lhe, e disse: "Você poderia ler este versículo em voz alta, por favor?"
Ela leu: carregando mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados.
Disse: "Leia de novo o final deste versículo".
E ela leu:... por suas chagas fostes sarados.
Disse: "Gostaria de lhe fazer uma pergunta. 'Fostes' está no passado, presente ou futuro?"
"Está no passado".
Então disse: "Se você foi curada pelas chagas de Jesus, então você não está curada?"
"Sim, estou".
Disse: "Fará o que lhe disser para fazer?" "Bem eu o farei se for fácil", ela respondeu.
"É a coisa mais fácil que você já fez em sua vida. Somente levante as suas mãos para o céu, e comece a louvar a Deus porque está curada".
Ela não havia andado ainda. Não tivera ainda nenhuma evidência visível de sua cura; porém disse: "Estou feliz por estar curada. Estou muito agradecida, amado Senhor Jesus. Obrigado, Senhor, porque meus joelhos estão bem e minhas pernas curadas".
Então disse à congregação: "Vamos louvar a Deus junto com ela, pois ela está curada — ela não irá ser curada — pois já está curada".
Entenda, a fé lida com o presente, e não com o futuro. Você tem que crer no presente para que funcione ao seu favor.
Então, muitos da congregação levantaram suas mãos e louvaram a Deus junto com ela porque ela estava curada.
Outros provavelmente disseram: "Ela não está curada. Ela ainda não andou nem um passo sequer". Mas você não se lembra que a Bíblia diz que a fé é... a EVIDÊNCIA das coisas que se não vêem (Hb 11.1 KJV).
Se você quer ver algo antes de crer, isto não é fé de jeito nenhum. Trata-se em firmar-se na evidência dos sentidos.
Depois de pedir à congregação para louvar a Deus, disse à mulher: "Agora, irmã, levante e ande em nome de Jesus". Imediatamente, aquela mulher levantou-se da cadeira como uma pessoa de dezesseis anos e andou, saltou, correu e louvou a Deus!
Tivemos que ajustar a crença daquela mulher para o tempo verbal correto. A Palavra de Deus não operará em seu favor, a menos que você a receba no presente. Se você quer ser curado e crê que receberá sua cura no futuro, você de fato não está com fé. Se refere ao futuro, trata-se de esperança. A fé diz: "É meu. Tenho a minha cura agora".
 FÉ É DO CORAÇÃO, E NÃO DA MENTE
Precisamos perceber que a fé é do coração, e não da mente. Quando era um jovem batista, costumava pregar uma mensagem intitulada: "Fé da mente X Fé do coração".
Lendo os livros de John Wesley descobri que usava um termo melhor para se referir à fé mental, do que o termo que eu usava. Ele chamava a fé mental de "assentimento mental".
Então, adotei essa expressão. Wesley dizia: "As pessoas concordam mentalmente que a Bíblia ó verdadeira, mas de fato não crêem nela com seu coração".
Em se tratando de receber o batismo com o Espírito Santo, cura, ou a resposta de uma oração, os cristãos poderiam perguntar: "Qual é a diferença entre a fé do coração e o assentimento mental? Como posso dizer se realmente estou crendo com o meu coração, ou se estou somente concordando com a Palavra de Deus?"
Se você estiver somente concordando mentalmente, dirá que crê que a Bíblia é verdadeira, mas não crê que é verdadeira para você.
Você diria: "Creio que a Bíblia é verdadeira, mas não recebi a resposta do meu pedido, e não entendo por que". Mas a fé diz: "É meu. Tenho agora". A fé crê e age à altura da Palavra".
Muitas pessoas que vêm receber sua cura, ou o batismo com o Espírito Santo, dizem: "Irmão, sei que esses versículos que você citou são verdadeiros. Mas você pode me dizer por que não sou curado?", ou, "Você pode me dizer por que não recebo o Espírito Santo?"
Sempre digo: "Sim, claro que posso". E então olham para mim com os olhos arregalados.
Respondo: "É porque você disse que não foi curado (ou não recebeu o Espírito)". A Bíblia diz que: porque a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34). Enquanto você declarar que não recebeu, e crer que não recebeu, não terá nada. Mas quando começar a crer que recebeu sua necessidade, terá sua resposta.

LIBERANDO SUA FÉ PELA CONFISSÃO NAQUILO QUE VOCÊ CRÊ

Também digo a algumas pessoas, no que tange à cura: "Por que você simplesmente não age à altura da Palavra? Quando irá agir tendo a Palavra como verdade? A fé é uma ação; é agir tendo a Palavra de Deus como verdadeira".
Há sempre um caminho pelo qual você pode agir à altura da Palavra de Deus, mesmo que esta ação seja somente louvá-lo e agradecê-lo por ele ter-lhe ouvido. Não importa quanta fé você tenha, se não colocar sua fé em ação, não terá qualquer resultado.
ATOS 14.7-9 onde [Paulo e Bamabé] anunciavam o evangelho. Em Listra costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento; o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que POSSUÍA FE PARA SER CURADO.
Aquele homem de Listra estava sentado. Ainda não tinha andado, mas a Bíblia diz que já POSSUÍA fé para ser curado.
Todo crente tem fé para ser curado, mas você tem que agir à altura de sua fé ou liberar sua fé, para que ela opere em seu favor.
Em Marcos 11.23, lemos como colocar nossa fé em ação.
MARCOS 11.23 porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.
Você libera sua fé quando confessa o que crê. A fé não pode ser liberada do nosso coração e fluir na direção de Deus se não confessarmos o que cremos. A fé simplesmente não opera sem uma expressão ou uma ação.
Em nenhum lugar da Bíblia encontramos um episódio em que a fé foi liberada sem uma ação. A fé que somente fica presa no coração nunca trará a cura para seu corpo ou a resposta de uma oração. Mas a fé do coração liberada através dos nossos lábios realizará a tarefai
Jesus disse: ... se alguém DISSER a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele (Mc 11.23).
Em At 14.8, aquele homem, apesar de paralítico, teve fé. Paulo percebeu que o homem teve fé. Não foi a fé de Paulo que operou. Não, o próprio homem teve fé para ser curado. Ele obteve sua fé ao ouvir Paulo pregar.
Paulo sabia que a fé sem obras ou ações é morta. Ele sabia que teria que fazer com que o homem agisse à altura da Palavra de Deus. Então, em At 14.10 Paulo disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés. Ele saltou e andava. Quando Paulo disse, "Apruma-te direito sobre os pés", o homem acrescentou a ação à sua fé, e saltou e andou.
Se você quer ajudar alguém a ser curado, se você quer ajudar alguém a receber o Espírito Santo, ou se você quer ajudar alguém a ter suas orações respondidas, então deixe-me dizer-lhe o que fazer. Há duas coisas que devem estar presentes: o crer e o agir.
Se você age sem fé, nada acontecerá — não funciona. E se você crê sem agir, nada acontecerá — não funciona. Contudo, quando a fé e a ação são combinadas, a Palavra entra em operação.
Às vezes, as pessoas me dizem: "Oh, irmão, você tornou a cura tão fácil de ser recebida". Ou dizem: "Você tornou tão simples para as pessoas receberem o batismo com o Espírito Santo".
Sempre digo: "Não fui eu que estabeleceu a cura e o batismo com o Espírito Santo como dádivas, foi Deus. Não fui eu que tomou essas coisas bem fáceis de serem recebidas, mas sim o Pai. Não fui eu que as estabeleceu na base da graça e Fé, e sim Deus".
Para que seja possível a Deus ajudar-nos, devemos conservar nossos corações e mentes abertos à Sua Palavra. A fé é tão simples quanto a Palavra de Deus diz que ela é, porque a Palavra de Deus não falha.

Nenhum comentário: