quinta-feira, 14 de junho de 2018

CONFIE EM DEUS, NÃO NO HOMEM OU NO ESFORÇO PRÓPRIO

... Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! - Jeremias 17:5
Hoje, quero mostrar-lhe a diferença entre um homem abençoado e um homem amaldiçoado.
A Bíblia é surpreendentemente clara em relação a como você pode ser um homem amaldiçoado e como é uma vida amaldiçoada.
A Palavra de Deus também lhe mostra um retrato de um homem abençoado e como você pode ser esse homem.
Vamos começar com a forma com que alguém pode ser um homem amaldiçoado. Jeremias 17:5 nos diz que quando um homem “confia no homem” e não no Senhor, ele se torna um homem amaldiçoado. Confiar no homem também se refere a colocar a confiança nas suas próprias boas obras e esforços, afirmando ter vencido por esforço próprio, decidindo depender de si mesmo e rejeitando o favor imerecido de Deus.
Nunca podemos obter o bom êxito que vem de Deus dependendo do nosso esforço próprio.
O homem que “faz da carne mortal a sua força” também é amaldiçoado.
Quando você vê a palavra “carne” na sua Bíblia, ela nem sempre se refere ao corpo físico.
Você precisa olhar para o contexto do versículo.
Nele, a palavra “carne” pode ser parafraseada como “esforço próprio”. Em outras palavras, podemos ler o versículo 5 como “Maldito é o homem que confia no homem e que faz do esforço próprio a sua força”.
Meu amigo, existem basicamente; duas maneiras de se viver esta vida. A primeira é dependendo e confiando inteiramente no favor imerecido do Senhor, enquanto a outra é dependendo do nosso esforço, lutando e batalhando pelo sucesso.
Nunca podemos gerar o bom êxito que vem de Deus dependendo do nosso esforço próprio. Por mais que nos esforcemos e batalhemos, não podemos trabalhar pela nossa própria justiça ou alcançar o nosso próprio perdão. Qualquer sucesso que possamos alcançar é apenas parcial.
Por outro lado, o tipo de sucesso de Deus é completo, integral e permeia cada aspecto de nossas vidas — espírito, alma e corpo. A Palavra de Deus diz: “A bênção do Senhor enriquece e não traz dores” (Provérbios 10:22). Deus nunca nos dá sucesso em detrimento do nosso casamento, da nossa família ou da nossa saúde. Como sempre digo aos homens de negócios da minha igreja, não usem toda a sua saúde para correr atrás de riquezas, apenas para gastar toda a sua riqueza mais tarde a fim de terem sua saúde de volta!
Que homem está desfrutando da maior prosperidade? Aquele que tem uma conta bancária recheada, mas está arrasado pela doença, ou aquele que talvez não tenha tanto na sua conta bancária, mas está desfrutando de saúde divina?
Olhe à sua volta. Está claro que a verdadeira prosperidade e o bom êxito não podem ser medidos em termos de quanto dinheiro temos em nossas contas bancárias. Com o favor imerecido de Deus, o homem que talvez não tenha tanto a esta altura da vida terá bom êxito.
Saúde e integridade no seu corpo físico são parte das bênçãos de Deus. Se você está constantemente sob um tremendo estresse e tem ataques de pânico constantes por causa da natureza do seu trabalho, então eu o encorajaria a dar um passo para trás e buscar o conselho do Senhor. O estresse rouba a sua saúde, ao passo que o sucesso vindo do Senhor faz com que a sua juventude seja renovada.
Quando você depende dos seus esforços, pode lutar por muitos anos e conseguir apenas certa medida de sucesso. Mas os caminhos de Deus são mais altos. Com apenas um instante do Seu favor, você pode experimentar bênçãos antecipadas e promoções que anos de esforço e lutas jamais poderão alcançar.
Veja a vida de José. Ele não era nada além de um humilde prisioneiro. No entanto, uma hora após o seu encontro com Faraó, ele foi promovido ao posto mais alto de todo o império egípcio. Amado, ainda que você esteja caído e destruído (como José estava) a essa altura da sua vida, o Senhor pode promovê-lo de forma sobrenatural em um instante quando você decidir colocar seus olhos nele!

Oração de Hoje

Pai, não quero colocar minha confiança no homem ou no meu esforço próprio. Decido colocar minha confiança em Ti e no Teu favor imerecido. Ajuda-me a depender e ver a Tua bondade e graça para comigo todos os dias, para que eu possa experimentar o Teu bom êxito sem o estresse. Eu Te agradeço porque um instante do Teu favor imerecido pode fazer com que eu experimente bênçãos adiantadas e promoções que anos de esforço e lutas jamais poderão alcançar.

Pensamento de Hoje

Um instante do favor de Deus consegue muito mais do que anos de trabalho duro e estressante.

Nenhum comentário: