terça-feira, 12 de junho de 2012

A RECOMPENSA NÃO TARDA

Mas lembrai-vos dos dias passados, em que, já havendo vós sido iluminados, bravamente sofrestes grande combate de aflições. Em parte, na verdade, havendo sido feitos espetáculo, tanto em vitupérios como em aflições; e em parte havendo sido tornados companheiros daqueles que assim estão sendo tratados.  Hb 10:32-33 

Analisando o texto acima, vemos que depois de se ter um encontro com Deus, de se nascer d'Ele, fica-se cheio de luz, porque Ele é luz. Por isso as pessoas conseguem passar pelas dificuldades, pois se tornam iluminadas, e, no confronto entre as trevas e a luz, prevalece a luz.
   Logo na primeira expressão do texto, "Lembrai-vos", vemos que o Espírito Santo, por intermédio do autor da epístola aos judeus cristãos, leva-nos a uma reflexão quanto às lutas que já tivemos e vencemos.
Por que agora, por muito menos, você, meu amigo leitor, sente-se enfraquecido, aceitando ser vencido pela situação que está vivendo? Por que você está permitindo isto?
   Não está tendo mais forças para continuar lutando? O inimigo está tirando proveito da sua fraqueza. Vejamos a continuação do texto:
    Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Hb 10:34-35
    Quando se abandona alguém ou alguma coisa é porque não está servindo mais. A confiança em Deus tem um valor extraordinário; aquele que a possui se mantém firme, convicto de que as promessas um dia se cumprirão na sua vida.
    Porém, até que esse dia aconteça, a pessoa vê e ouve o que não quer, e tudo isso coopera para que ela deixe de lado a confiança em Deus, trocando-a por coisas insignificantes.
    São os espíritos malignos que induzem essa troca. Quando isso acontece, a pessoa passa por certas dificuldades e tudo aquilo que havia adquirido não lhe dá condições de ter estrutura, e, consequentemente, ela cai.
    Como já mostramos, na passagem bíblica analisada, o Espírito Santo está exortando alguém que antes estava iluminado, e que tinha conseguido vencer um grande problema.
    Só que posteriormente foi se apagando e acabou vencido por um problema pequeno. Isso aconteceu porque a pessoa deixou de confiar totalmente em Deus.
    O texto destaca a importância de não abandonarmos a fé, para que nada venha a nos abalar. A comunhão com Deus nos fará firmes como a rocha.

Nenhum comentário: