quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Obedecendo ao nosso espirito

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16,17

Você notou que meditar na Palavra, praticar a Palavra e dar primazia à Palavra - os primeiros passos no treinamento do espírito humano - são dados antes de você obedecer ao seu espírito?

Uma vez que seu espírito tenha o privilégio de meditar na Palavra, de praticar a Palavra, de colocar a Palavra em primeiro lugar, logo, será um guia autorizado.

No decorrer do tempo, se você seguir os quatro passos que acabamos de estudar, poderá conhecer a vontade de Deus, inclusive em relação aos pormenores da sua vida!

No entanto, para que isso aconteça, a Palavra de Deus, e não o raciocínio humano, deve dominar nossos pensamentos. A Palavra nos foi dada pelo Espírito Santo. Se a Palavra estiver dominando-nos, logo, o Espírito Santo dominará os nossos pensamentos!

A Palavra escrita nos foi dada para que desenvolvêssemos, formássemos e equiparássemos a nossa natureza espiritual aos moldes que Ela encerra. Nada, a não ser a Palavra, poderá tornar isso possível. Apenas ler a Palavra não surtirá efeito. Por isso Deus deseja que meditemos nEla.


Confissão: "A Palavra de Deus é boa. Medito na Palavra de Deus. Guardo e pratico o que Sua Palavra ensina. Meu caminho será próspero. Terei sucesso na vida!"

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Dando primazia à Palavra

Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. SALMO 119.24

Quando vêm as crises; quando surgem as provações, um grande número de cristãos pergunta: "O que faremos agora?"
As crises da vida sobrevêm a todos nós. Se, porém, você se orientar pela Palavra, a primeira coisa que pensará será: "O que a Palavra diz a respeito disso?"

Pastoreei durante anos e descobri que as igrejas têm quase os mesmos problemas que as famílias. Têm problemas na disciplina, problemas financeiros e outros.

Nunca comentei as dificuldades da igreja relativas aos membros, porque quanto mais se fala sobre os problemas, tanto maiores eles parecem tornar-se. Às vezes, a mesa diaconal debatia as dificuldades da igreja, e, sem dúvida alguma, quanto mais as discutia, tanto maiores pareciam ser. Então, um diácono olhava para mim e dizia: "Oh, irmão, o que poderemos fazer?"

Eu sorria e respondia: "Simplesmente vamos agir de acordo com os princípios bíblicos, porque são verdadeiros!"

Fazer essa pequena declaração levava aqueles diáconos a suspirar de alívio. Eles diziam: "São verdadeiros mesmo, não é?" Eu asseverava: "Certamente*.

É maravilhoso como tudo era resolvido, quando agíamos à altura do que a Bíblia apregoava, quando acreditávamos que era a pura verdade!


Confissão: "Senhor, os Teus testemunhos são os meus conselheiros. Eu os coloco em primeiro lugar. Coloco a Palavra de Deus em primeiro lugar. Ajo confiando na verdade que Ela revela".

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Vivendo Filipenses 4.7,8

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. FILIPENSES 4.7,8

Muitas pessoas desejam a paz, descrita no versículo sete de Filipenses quatro, mas não se dispõem a fazer o que está no versículo seis, a fim de obtê-la. Para alcançar a paz de Deus, que excede todo o entendimento, você precisa praticar o versículo seis, que estudamos ontem.

As pessoas que se preocupam e se irritam, pensam continuamente nas coisas negativas da vida. Sua conversa é normalmente sobre descrença. Se algo não é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama, simplesmente não pense a respeito. Quando for pensar sobre algo, tente preencher totalmente essas qualificações.

Talvez, algumas coisas que você ouve sejam verdadeiras, mas não puras e amáveis; então, não pense nelas. Pensar erroneamente é dar lugar ao diabo, que sempre está procurando penetrar em seus pensamentos. Por isso, a Bíblia nos orienta sobre o que deve ocupar nosso pensamento.

Medite nas Epístolas escritas à Igreja. Por meio delas, Deus fala com Sua Igreja.


Confissão: "Não me irrito nem tenho ansiedade por nada. Por isso, a paz de Deus guarda meu coração e minha mente em Cristo Jesus. Penso no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama!"

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Vivendo Filipenses 4.6

Não vos irritais nem andeis ansiosos de coisa alguma, mas em todas as circunstancias, mediante as orações e as petições [pedidos específicos] com ações de graças, tornai vossas necessidades conhe­cidas a Deus. FILIPENSES 4.6 (AB)

Certa vez, um pastor me pediu conselhos. Havia muitas tribulações em sua vida, de modo que senti dó dele. Ele não conseguia comer nem dormir.

Não bastaria expressar minha compaixão, então, acon­selhei-o que lesse Filipenses 4.6.

Ele argumentou: "Mas nem todos têm a fé que você tem". 

Então, respondi: "Sim, mas todos têm a mesma Bíblia, e ter fé é uma questão de praticar a Palavra".

Mostrei-lhe, em seguida, como pôr em prática a Palavra. Li um versículo em voz audível, e orei ao Senhor: "A Tua Palavra é a verdade, e creio nela".

Quando comecei a praticar esse versículo pela primeira vez, eu pensei que poderia tornar as minhas petições conhecidas a Deus, mas foi difícil crer que eu poderia passar sem preocupar-me. Deus, porém, não pede que façamos algo que não esteja a nosso alcance. Logo, quando Deus nos adverte a não nos irritarmos e preocupar-nos, realmente podemos fazê-los.

Com base nisso, declarei em voz alta: "Recuso-me a sentir irritação ou ansiedade por coisa alguma". Em seguida, levei as minhas petições ao Senhor, e agradeci-Lhe pela resposta. Assim, aquietou-se o meu espírito, que Satanás intentava perturbar. Quando o diabo tenta preocupar-me novamente, volto para esse versículo, e continuo a reivindicá-lo.


Confissão: "Sou praticante de Filipenses 4.6!"

domingo, 27 de agosto de 2017

Repudiando a irritação

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. FILIPENSES 4.6

Em uma versão ampliada da Bíblia, esse versículo começa assim: Não vos irriteis nem tenhais ansiedade por coisa alguma [...]
Os cristãos, usualmente, praticam apenas parte desse versí­culo; a parte tocante à oração. Mas, se praticarmos apenas essa parte, e não a que nos proíbe a andarmos ansiosos, não estaremos praticando a Palavra. Não estaremos sendo praticantes da Palavra.
Primeiro, a Palavra de Deus diz: "Não vos irriteis". Se você irritar-se e ficar ansioso, não conseguirá, de modo algum, fazer suas petições. Suas orações não terão efeito.
Há anos, li uma história sobre um homem, com a esposa e um filho adulto. Estavam todos no campo, fazendo a colheita do algodão. O filho estava com a mente perturbada. Surgiram nuvens de tempestade, e ouviram-se trovões, mas o pai queria terminar o serviço. Então, os raios chisparam ameaçadores. A família correu em direção a um abrigo. Quando lhes pareceu que não chegariam a tempo, os pais caíram de joelhos e oraram. O filho, então, exclamou: "Adiante pai e mãe, pois a oração atemorizada não vale nada".
Há um fundo de verdade nessa exclamação. Isso é o que o Espírito Santo ensina por intermédio de Paulo. Por isso, quando você ora, não deve ficar ansioso por coisa alguma.


Confissão: "Não me irrito nem tenho ansiedade por nada".

sábado, 26 de agosto de 2017

Praticando a Palavra

E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. TIAGO 1.22

Você pode aprimorar o seu espírito por meio de quatro coisas. Já examinamos a primeira: a meditação. Agora, examinaremos a segunda: praticar a Palavra. Praticar a Palavra significa fazer o que a Palavra ordena.

Existem comentaristas da Bíblia. Até mesmo regozijadores na Bíblia. Mas não temos muitos praticantes da Palavra.

Comece a ser praticante da Palavra. Em todas as circunstâncias, faça aquilo que a Palavra de Deus lhe manda fazer.

Alguns pensam que ser praticante da Palavra é simplesmente guardar os Dez Mandamentos. Não, não é esse o significado de Tiago 1.22. Afinal de contas, temos um só mandamento: o Mandamento do Amor. Se você ama alguém, não o furtará. Não mentirá a respeito dele. Paulo disse que o amor excede qualquer lei, que foi dada para refrear o pecado. Logo, se você for praticante da Palavra, você andará no amor.

Ser praticante da Palavra, para os cristãos da Nova Aliança significa, primariamente, observar o que está escrito nas Epís­tolas. Essas são as cartas escritas à Igreja. Elas pertencem a nós, e devemos ser praticantes das verdades nelas contidas.


Confissão: "Sou praticante da Palavra e não somente ouvinte!"

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Minha meditação

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! SALMO 119.97

Certo pastor me contou como procurava tornar sua igreja bem-sucedida. Disse que, quando ouvia um comentário sobre algum ministro do Evangelho que estava obtendo sucesso, ele o visitava a fim de descobrir o tipo de programa usado. Aquele pastor procurava, então, pôr em prática em sua própria igreja o plano do ministro que visitara, mas nunca funcionava. Ele viajava pelo país inteiro, procurando novos programas.

Finalmente, o pastor resolveu meditar na Palavra, conforme ele me ouvira ensinar. Dedicou um pouco de tempo, todas as manhãs, para meditar na Palavra. Contou-me que, depois de 30 dias de meditação na Palavra, a igreja teve, em certo domingo, uma fabulosa reação favorável. Mais pessoas foram salvas do que no período anterior de dois ou três anos; os membros da igreja foram avivados, e ele começou a ter sucesso.

O ministério era a vida daquele pastor. Era nessa área que ele precisava ter sucesso. Talvez, você tenha uma vocação diferente na vida. Mas é certo que o seu caminho também pode ser próspero; você poderá ser bem-sucedido. Dedique tempo à meditação na Palavra. Fique a sós com o seu espírito. Isole-se um pouco do mundo externo.


Confissão: "Meditarei na Palavra de Deus. Observarei para fazer aquilo que a Palavra de Deus me ensina. Meu caminho será próspero. Terei sucesso. Saberei lidar sabiamente com os assuntos desta vida, porque assim assegura a Palavra de Deus".

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Dia e noite

Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. SALMO 1.2,3

Se você quiser fazer algo grandioso ou desejar ser alguém nesta vida, dedique tempo para meditar na Palavra de Deus. Comece com dez ou 15 minutos por dia, pelo menos, e vá aumentando.
Durante muitos anos, eu realizava dois cultos por dia no ministério itinerante. Nos primeiros anos do ministério no campo, eu ensinava pela manhã; orava em voz audível durante a tarde inteira; pregava e ministrava à noite. Por fazer uma única refeição por dia, durante minhas reuniões de aviva­mento, eu ficava fraco, pois gastava muita energia.
Então, o Senhor me falou: "Não gaste tanto tempo orando em voz alta e cansando-se para o culto da noite. Fique deitado na cama, meditando". Quando comecei a fazer isso, o meu crescimento espiritual foi maior do que em qualquer perío­do anterior.
Isso foi o que Deus prometera: Então, farás prosperar o teu caminho e será bem-sucedido. Eu desejava prosperar e ter sucesso no meu ministério. Mas esse princípio funciona, quer você esteja no ministério, quer criando gado, quer ven­dendo automóveis!


Confissão: "Dedico tempo todos os dias para meditar na Palavra de Deus!"

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Meditando na Palavra

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. JOSUÉ 1.8

Como nosso espírito pode ser educado e treinado? Como nosso espírito pode ser edificado na fortaleza? Há quatro passos (estudaremos esses quatro passos nos dias que se seguem):
1. Meditando na Palavra
2. Praticando a Palavra
3. Dando primazia à Palavra
4. Obedecendo ao nosso espírito.
Aquilo que Deus disse a Josué é válido para todos. Se Deus não quisesse que Josué fosse próspero, por que o teria ensinado a prosperar? Se Deus não quisesse que Josué fosse bem-sucedido, por que o teria ensinado a ter sucesso? Na verdade, Deus queria que Josué fosse próspero e bem-sucedido. Ele também deseja que você seja próspero e bem-sucedido!
Deus nos tem dado as instruções que estão no texto de hoje. Parafraseando a verdade contida nesse texto, usando a linguagem do Novo Testamento, Deus diria simplesmente: "A Palavra de Deus (especialmente a Nova Aliança ou o Novo Testamento) não se apartará da tua boca; antes deves meditar nEla dia e noite, porque, então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido na vida".


Confissão: "Não cessarei de falar da Palavra de Deus. Nela meditarei dia e noite. Porque, então, farei prosperar o meu caminho e serei bem-sucedido na vida!"

terça-feira, 22 de agosto de 2017

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. EFÉSIOS 4.14,15

Sendo verdade que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e também que Deus nos iluminará e dirigirá por intermédio do nosso espírito, é imprescindível que esta parte de nós cresça. O espírito do homem precisa ser aprimorado até ser um guia mais seguro.
Nosso espírito pode ser educado e treinado, assim como a nossa mente. Nosso espírito pode ser fortalecido, assim como também nosso corpo.
Estou bem convicto de que, se você puser em prática os passos que lhe explicarei no decurso destes próximos dias, você poderá treinar o seu espírito até o ponto em que, finalmente, você sempre obterá um sim ou um não imediato em seu interior, mesmo no tocante aos pormenores da vida.
No entanto, você deve ter consciência do seguinte: você não entrou, como criança, na primeira série, em um determi¬nado dia, podendo ter o colegial completo no dia seguinte. Houve tempo para que você desenvolvesse a sua menta¬lidade. Também levará algum tempo para que você treine, eduque e aprimore o seu espírito.

Confissão: "Vou dedicar tempo para treinar, educar e aprimorar o meu espírito. Meu espírito está crescendo!"

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Por cabeça e não for cauda

O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva a tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomaras empres­tado. E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo [...] DEUTERONÔMIO 28.12,13

A principal razão de os cristãos cometerem enganos e fracassarem continuamente é porque o espírito deles, que deveria orientá-los, é mantido preso. Mesmo em nossas igrejas, o intelecto tem assumido o controle.

Qualquer pessoa que mantém seu espírito trancado, que nunca o escuta, na vida, torna-se deficiente. Torna-se uma presa fácil da astúcia dos egoístas que desejam enredá-la.

Quem, porém, ouve o seu espírito atinge o topo.

Antes de eu aprender, como seguir o meu testemunho interior, essa ignorância me custava caro em termos financeiros. Eu precisava tomar dinheiro emprestado para sair de um problema financeiro. Contudo, Deus prometera que eu teria dinheiro até mesmo para emprestar aos outros, se eu O seguisse. Mas, naquela época, eu não O estava seguindo. Ainda não aprendera a seguir o testemunho interior. Quando, porém, comecei a segui-Lo, comecei também a subir. E estou subindo desde então.


Confissão: "Faça hoje sua própria confissão com base no texto bíblico atado".

domingo, 20 de agosto de 2017

Conselho interior

Como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora. PROVÉRBIOS 20.5

Embora Deus realmente possa orientá-lo por meio de visões e manifestações sobrenaturais, eu aconselharia você a não buscar uma visão.
Não busque visões, nem experiências semelhantes. Por quê? Porque você poderá avançar além da Palavra, onde o diabo pode enganá-lo(2 Co 11.14).
Às vezes, preferiríamos receber uma palavra mais direta de orientação. Mas nem sempre a recebemos. Então, não invente uma, se ela não chegou a você. A Bíblia não menciona em lugar algum que os cristãos buscavam essas experiências, tampouco que estavam buscando essas visões quando a obtiveram. As visões simplesmente ocorreram sem que ninguém as procurasse.
Fique satisfeito se você nunca recebeu algo além do teste­munho interior. Contente-se em seguir esse testemunho. Mas eduque, treine e desenvolva seu espírito a ponto de aquele testemunho tornar-se cada vez mais real para você.
Se Deus lhe proporcionar visitações e manifestações sobrenaturais, simplesmente dê graças a Ele por isso.


Confissão: "Vou educar, treinar e aprimorar meu espírito de tal maneira que o testemunho interior se torne cada vez mais real para mim".

sábado, 19 de agosto de 2017

Missão de nos guardar

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. SALMO 91.11

Certa vez, ouvi um missionário pentecostal pioneiro contar essa experiência. Uma menina pequena, da tribo onde ele era missionário, foi sequestrada por uma tribo vizinha. O povo da tribo dela sabia que, caso não a recuperasse antes do anoitecer, jamais voltaria a vê-la.

Sendo assim, o missionário e um intérprete nativo caminharam pela floresta até à aldeia dos sequestradores. Levaram bugigangas e negociaram com o chefe da tribo a fim de receberem a menina de volta, mas acabou anoitecendo.

Por não poderem viajar na floresta à noite, o missionário e o intérprete foram obrigados a pernoitar na aldeia dos sequestradores. Dormiram no chão de uma cabana de sapé e foram acordados pelo som dos tambores. O intérprete explicou que aquele som significava que seriam mortos: o chefe da tribo resolveu matá-los e ficar com as bugigangas e a menina. Então, ouviram os nativos hostis irem buscá-los.
O missionário e o intérprete se ajoelharam, oraram e entregaram-se aos cuidados de Deus. E o missionário disse ao intérprete: "Não vamos esperar por eles. Saiamos. Eu vou primeiro".

O missionário deu um passo para fora da cabana com os olhos fechados e esperou por um tempo que lhe pareceu interminável. Um único golpe das facas usadas por eles cortaria a sua cabeça. Mas, em vez disso, ouviu gemidos e lamentações. Olhou e viu que todos os nativos estavam de rosto no chão.

Explicou o intérprete: "Estão chamando você de deus. Disseram que, quando você saiu da cabana, saíram juntamente com você dois gigantes vestidos de branco, com espadas enormes nas duas mãos".


Confissão: "Deus deu aos Seus anjos ordens a meu respeito, para que me guardem em todos os meus caminhos".

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Orientação por um anjo

Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? HEBREUS 1.14

Enquanto Jesus falava comigo, dei umas espiadas no anjo. Quando eu assim fazia, percebi que o anjo dizia algo.
Jesus esclareceu: "Ele tem um recado para você".
Indaguei a Jesus: "Senhor, Tu estás falando comigo. Por que não me revelas o recado? Além do mais, a Tua Palavra diz que todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Eu tenho o Espírito Santo; então, por que o Espírito não pode falar comigo?"
Jesus teve misericórdia de mim e manteve a paciência. Disse: "Você já leu na Minha Palavra o trecho no qual um anjo do Senhor ordenou a Filipe que descesse pelo caminho de Gaza? Não era uma orientação? Também se lembra e que um anjo dera instruções a Cornélio?" Em seguida, Jesus citou outros exemplos, no Novo Testamento, nos quais anjos orientaram pessoas.
Finalmente, exclamei: "Senhor, é suficiente. Vou ouvir o que o anjo tem a dizer-me".
O anjo, disse, então: "Fui enviado da presença do Deus Onipotente para orientá-lo a respeito de certos rumos que você deverá tomar e para avisá-lo de que você terá US$4.000 em suas mãos até o dia 1 de dezembro (isso no ano 1963), a fim de ajudá-lo a caminhar nessa direção. Isso porque Deus já enviou Seus anjos para conseguirem o dinheiro".
Na data citada pelo anjo, obtive exatamente US$4.000, conforme ele dissera que eu teria. Isto ocorreu no início desse meu ministério.


Confissão: "Sou herdeiro da salvação. Meu anjo foi enviado para ministrar a mim!"

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Anjos da guarda

Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. MATEUS 18.10

Há muitos anos, estávamos em grupo, servindo ao Senhor em oração, de modo semelhante à descrição em Atos 13.1,2. Eu acabara de levantar-me, pois estava ajoelhado, e sentara-me na plataforma ao lado de uma cadeira dobrável, ainda orando em outras línguas, quando, de repente, vi Jesus em pé na minha frente! Atrás de Jesus, à distância de um metro (uns 60 cm à direita dEle), havia um anjo grande! O anjo deferia ter uns dois metros e meio de altura; era bem grande.
Jesus me revelara algumas coisas (tudo quanto Ele dissera aconteceu posteriormente). Após Jesus terminar a reve­lação, perguntei-Lhe: "Senhor, quem é esse? O que ele representa?"
Jesus respondeu: "É seu anjo".
Retruquei: "O meu anjo?"
Disse Jesus: "Sim. Você se lembra que, quando Eu estava na Terra, mencionei a respeito das crianças pequenas que o anjo de cada uma estaria sempre diante da face do meu Pai. Ninguém perde o seu anjo simplesmente porque se torna adulto".
Isso é confortador. Em todos os lugares aonde vou, aquele anjo enorme está seguindo-me de perto!


Confissão: "De acordo com o texto de Hebreus 1.14, os anjos são enviados para ministrar em favor daqueles que são herdeiros da salvação. Eu sou um herdeiro da salvação. Meu anjo foi enviado para ministrar a mim".

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Sua Palavra orientadora

Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho. SALMO 119.105

Não procure outra orientação quando a Bíblia já tiver orientado o que você deve fazer. Simplesmente vá adiante e obedeça!
A Bíblia lhe ensina como agir em todas as circunstâncias da vida.
Ela ensina ao marido como deve tratar a esposa.
Ela ensina à esposa como deve tratar o marido.
Ela ensina aos pais como devem tratar os filhos.
Ela ensina aos filhos como devem corresponder aos seus pais.
A Bíblia ordena a todos nós que andemos no amor divino. O amor divino não procura suas próprias vantagens. Seu alvo não é aquilo que eu posso obter, mas o que eu posso dar.
Temos a Palavra de Deus e podemos andar na luz dEla.
Dependo tanto do que Deus não me diz pelo Espírito, quanto daquilo que Ele me diz. Se Deus não fala nada, simplesmente continuo na mesma direção que já estava seguindo. Continuo fazendo o que eu estava fazendo. Sei que Deus me dirá quando deverei mudar de direção. Se Ele não me der novas instruções, não me preocuparei a respeito. Nada procuro. Simplesmente continuo prosseguindo.


Confissão: "A Tua Palavra, ó Senhor, é lâmpada para os meus pés. É luz para os meus caminhos".

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Percepção

Passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, dizendo-lhes: Varões, vejo que a navegação há de ser incômoda e com muito dano, não só para o navio e a carga, mas também para a nossa vida. ATOS 27.9,10

O apóstolo Paulo não disse: "Recebi uma revelação". Não afirmou: "O Senhor me contou". Não declarou: "O Senhor me revelou". Paulo disse: "Vejo...". Tratava-se simplesmente do testemunho interior que ele tivera. Ele percebera algo espiritualmente.
Uma família de sete pessoas saiu para jantar. A comida das crianças já havia sido servida à mesa, quando, de repente, o pai exclamou: "Vamos depressa para casa. Tenho uma intuição de que devemos ir". Ao chegarem, descobriram que um incêndio começara na casa deles. Conseguiram apagá-lo. Se nos tornássemos mais conscientes do nosso espírito, muitas coisas poderiam ser evitadas.
Alguém poderia dizer: "Ora, Deus fez aquilo. O Senhor tinha um propósito". Às vezes, saímos perdendo porque não ouvimos. Se os marinheiros tivessem prestado atenção a Paulo, poderiam ter poupado o navio e toda a mercadoria.
Deus não é inimigo do homem; Ele está sempre procu­rando ajudar-nos. Ele não trabalha contra nós; Ele atua em nosso favor.


Confissão: "O Espírito do Senhor está em mim para me ajudar. Ele está operando em meu favor. Percebo espiritualmente a Sua orientação e a Sua ajuda. Estou consciente do meu espírito".

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A voz do Espírito Santo

E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam. ATOS 10.19

Deus nos dirige mediante um testemunho interior. Ele nos dirige através daquela voz mansa e tranquila: a voz do nosso próprio espírito. Deus também nos dirige pela Voz do Espírito Santo, que nos fala. Esta Voz é mais firme revestida de autoridade do que a voz de nosso espírito.
Quando a Voz de Deus se faz ouvir, é tão real que você poderia até voltar-se para ver quem falou, embora a Voz esteja dentro de você! Houve ocasiões em que ouvi a Voz do Espí­rito Santo de forma absolutamente audível, embora outras pessoas perto de mim não a tenham ouvido. Deve ter parecido audível ao jovem Samuel também, mas Eli, o profeta, não a ouviu.
Porém, essa não é a maneira usual de Deus dirigir-nos. Descobri, em mais de 50 anos de ministério, que cada vez que Deus me falou de modo espetacular, como no caso da voz audível (audível para mim, pelo menos), haveria uma caminhada dura pela frente. E se Ele não tivesse falado de modo tão espetacular, eu não teria agüentado firme.
A Bíblia nos ensina que existem muitas vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significado. No entanto, não devemos procurar captar vozes. Acautele-se quanto a seguir algo sem, primeiramente, examiná-lo à luz da Palavra. Não ore pedindo que ouça algo. Se Deus falar-nos, ótimo. Se Ele não nos falar, temos a Sua Palavra e podemos andar na luz dEla.


Confissão: "Ando na luz da Palavra de Deus!"

domingo, 13 de agosto de 2017

Edificação, exortação, consolo

Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. 1 CORÍNTIOS 14.3

Segue-se uma palavra de profecia, que veio durante um seminário, no qual ensinei a respeito de ser dirigido pelo Espírito:


"Olha para dentro do teu espírito. Porque teu espírito é a lâmpada do Senhor, que perscruta todo o teu íntimo. E saberás, e andarás na luz daquilo que conheces. Ninguém poderá refutar-te, porque dirás: 'Há luz na minha habitação. Sou o templo do Espí­rito Santo. Ele habita em mim. Ele ilumina o meu espírito. Faço aquilo que sei por íntima intuição. Sigo aquela orientação profunda no mais íntimo do meu ser. E assim, estou sendo dirigido pelo Espírito. Estou regozijando-me e estou feliz. Sim, entôo os Seus louvores para sempre. Confio Naquele que em mim habita. Isso porque a essência de tudo quanto Deus possui e é habita em mim. Todos os atributos do próprio Deus Pai residem em meu espírito e são essencialmente meus. Deus declarou que viveria entre nós; que habitaria em nós; que seria o nosso Deus; e que nós seríamos o Seu povo. Meu Deus não está em uma terra longínqua, fora do nosso alcance. Meu Deus não está assentado em um pedestal; nem poderá ser fisicamente visto, ou tocado com a mão. Meu Deus é um Espírito que reside no homem!"

sábado, 12 de agosto de 2017

Nascido de Deus

Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 1 JOÃO 3.9

Às vezes, as pessoas me perguntam: "Como posso saber se é meu próprio espírito ou o Espírito Santo que está mandando-me fazer alguma coisa? E possível que seja eu mesmo desejando fazer tal coisa.
Quando dizemos eu, estamos falando em quê? Se estivermos referindo-nos ao verdadeiro eu - o homem interior, que é a nova criatura, tendo em si a vida e a natureza de Deus, a habitação do Espírito Santo -, então, estamos certo. Porém, se o eu se refere à carne, ao homem natural, o assunto será totalmente diferente. Devemos aprender a diferenciar entre os dois.
O homem interior do cristão não é aquele que deseja praticar o mal. Se o homem interior quiser praticar o mal, significa que a pessoa em questão nunca nasceu de novo.
O texto de 1 João 3.9 tem perturbado alguns cristãos. Alguns cometeram enganos e falhas, pensando: "Se eu fosse nascido de Deus, não pecaria mais, conforme diz a Bíblia". No entanto, esse versículo diz respeito ao homem interior, que não peca.
Já fiz coisas erradas, mas não foi meu homem interior quem as fez. Na realidade, ele não concordou comigo quando as fiz. Procurou persuadir-me a não fazê-las. Fisicamente, nascemos de pais humanos e participamos da natureza humana deles. Espiritualmente, nascemos de Deus, e participamos da Sua natureza. E cometer o mal não faz parte da natureza divina. Por isso, deixe seu espírito dominar sua carne.


Confissão: "Nasci de Deus. Meu espírito tem a vida e a natureza de Deus, e seus desejos são desejos justos".

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Profetas

Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. JEREMIAS 31.33

Quando Jesus apareceu para mim e mandou-me ensinar Seu povo como ser dirigido pelo Espírito, Ele declarou: "Não coloquei profetas na Igreja a fim de guiar as pessoas. No Novo Testamento, não é dito que os dirigidos por profetas são filhos de Deus.Os cristãos do Novo Testamento não devem buscar orientação por meio dos profetas. Os profetas do Antigo e Novo Testamento são semelhantes entre si em alguns aspectos. Ambos vêem e conhecem as coisas de modo sobre­natural. No Antigo Testamento, no entanto, as pessoas não tinham o Espírito de Deus dentro delas, ou sobre elas. Tinham a promessa do novo nascimento, mas não possuíam o Espírito Santo. Por isso, precisavam ser instruídas por alguém que pos­suísse a unção do Espírito, a fim de serem orientadas. Porém, pela Nova Aliança, todo crente tem o Espírito de Deus, não necessitando consultar outra pessoa para receber orientação. A única coisa que o ministério do profeta poderá fazer nesses casos, segundo a Nova Aliança, é confirmar algum ensinamento que alguém já possui".
Se o profeta não confirmar algo que você já tem no seu espírito, esqueça-se do que foi dito!


Confissão: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Deus me guia!"

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O que diz meu coração

Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires poder [...] DEUTERONÔMIO 8.18

Conheci um homem no leste do Texas, cujos pais eram tão pobres, que ele só ganhou seu primeiro par de sapatos aos 12 anos de idade. Seus estudos não foram além da 5 a série escolar. Mas, naquela época, quando o dinheiro valia bem mais, aquele homem tinha dois milhões de dólares. Ganhou seu dinheiro por meio de investimentos.
Duas pessoas que frequentaram muito a casa dele contaram-me que ele dissera: "Em muitos anos fazendo investimentos, jamais perdi um tostão".
Aquele homem contou ao meu amigo como conseguiu tanto. Disse o homem: "Quando alguém vem apresentar uma idéia, querendo que eu invista em algo, minha primeira reação é mental. Mas, tenho um aposento vago, onde entro e oro a respeito. Fico esperando o tempo necessário para escutar aquilo que meu espírito diz. Minha mente talvez diga que eu seria um tolo se investisse naquilo, mas se meu coração disser para eu ir adiante, faço o negócio. Se, por outro lado, minha mente disser para eu não perder a oportunidade, e meu coração me disser para não fazer o negócio, eu não faço mesmo. Não presto atenção à minha mente. Simplesmente entro naquele aposento e espero, mesmo que seja pela noite inteira. Às vezes, fico entrando e saindo de lá durante três dias, só orando e lendo minha Bíblia, aquietando-me a fim de poder escutar o que meu coração dirá".

Confissão: "O Espírito Santo me guia em todos os negócios da vida. E escuto aquilo que meu coração diz!

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Esperando em Deus

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. ISAÍAS 40.31

A não ser aquela única ocasião em que fui tosquiado, jamais saí por aí errando, mudando de igreja ou de ministério.
Qual era a base da minha orientação? Uma porção de lã?
Não, eu seguia o testemunho interior. Quando necessário, eu esperava diante de Deus por algum tempo. Eu vigiava a noite inteira, se fosse o caso, ou jejuava durante uns poucos dias; não que o jejum fosse influenciar Deus.
Deus nunca muda. Ele é o mesmo antes de eu jejuar, durante o meu jejum e depois de eu jejuar. O jejum, porém, fazia diferença para mim. Eu gastava o tempo das refeições em oração, esperando em Deus. Gastava mais tempo na Palavra. Com isso, meu homem espiritual passava a predominar.
Eu aguardava, portanto, até saber dentro de mim o que Deus queria que eu fizesse. E jamais saí tosquiado.


Confissão: "Meu espírito é a lâmpada do Senhor. Ele me guia. Ele me ilumina. Ele me orienta através do meu espírito. Ele dirige, em primeiro lugar, através do testemunho interior. Além disso, Deus me orienta por meio do testemunho interior. Além disso, Ele orienta por meio da voz mansa e quieta da minha consciência. Ele me dirige. Ele me guia. Ele me orienta. Sou dirigido pelo Espírito, sou ensinado pelo Espírito e sou guiado pelo Espírito".

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Suas próprias palavras

[...] aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. SALMO 15.4

Embora eu tivesse-me colocado fora da perfeita vontade de Deus quando expus a minha porção de lã, fiquei firme naquela igreja durante um ano, porque assim havia combinado com eles. Aguentei firme. Sou um homem de palavra.
Uma das características do peregrino espiritual é jurar, embora advenha dano próprio, não se retratando. Em outras palavras, o cristão genuíno deve cumprir as suas promessas.
Se você não aprender a ser uma pessoa de palavra, sua fé jamais terá valor. Por quê? Porque, para fazer sua fé operar, você precisa crer nas suas palavras, além de crer no seu coração: Qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito (Mc 11.23 RC).
Aquilo que você diz são as suas palavras. E você cer­tamente não crerá que as suas palavras se cumprirão, sabendo-se não ser uma pessoa de palavra!
Cumprirei a minha palavra. De outra forma, a plenitude da minha vida espiritual será afetada. Digo a verdade em todas as ocasiões. Não direi a alguém que tenho prazer em vê-lo se assim não sinto. Encontrarei uma maneira de falar algo, sem violar minha consciência. Não vou mentir, porque isso afetaria a minha fé.
Alguém poderia argumentar: "Mas é simplesmente uma questão de ser cortês". Mas, na verdade, não é. A mentira é algo diabólico (Jo 8.44).


Confissão: "Sou uma pessoa de palavra".

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sua vontade

[...] que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. COLOSSENSES 1.9,10

E perigoso quando cristãos, cheios do Espírito, vivendo sob a Nova Aliança, penduram porções de lã para obter uma resposta de Deus. Esse teste de porções de lã pertence à dimensão carnal, onde Satanás é um deus (2 Co 4.4).

Algumas pessoas oram: "Deus, se queres que faça isso, então manda acontecer assim e assim". Isso significa pedir um sinal mediante uma porção de lã. Com isso, Satanás poderá operar na dimensão dos sentidos. Deus, porém, tem um modo melhor do que esse método aleatório de porções de lã para guiar Seus filhos!

Depois de eu ter passado para o meio pentecostal, ouvi sobre as porções de lã. Enquanto eu fui pastor de uma certa congregação, os presbíteros de outra igreja me pediram que me candidatasse para ser pastor deles. Fui pregar naquela igreja, e, na viagem de volta, coloquei uma porção de lã e orei. "Se a igreja eleger-me com cem por cento dos votos, se eu receber todos os votos, vou considerar Tua vontade que eu aceite ir para lá".

Os membros daquela igreja me elegeram com cem por cento dos votos. Mudei-me para lá e saí tosquiado! E os membros da igreja saíram tosquiados. Todos ficamos cem por cento fora da vontade de Deus! Quando relembro o caso, tenho consciência de que havia no meu espírito uma reticência o tempo todo, mas não prestei atenção.


Confissão: "Oro para que eu possa ter pleno conhecimento da vontade de Deus, tendo toda a sabedoria e entendimento espiritual; que eu possa viver de modo digno do Senhor, e para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus".

domingo, 6 de agosto de 2017

Porções de lã?

E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. EZEQUIEL 36.26,27

Para receber orientação, algumas pessoas põem aquilo que chamamos de porção de lã diante do Senhor. No entanto, no Novo Testamento não é mencionado: "Todos os que são dirigidos por porções de lá, esses são filhos de Deus".

Alguém poderia argumentar: "Sim, é verdade, mas Gideão pôs uma porção de lã ao relento, no Antigo Testamento".

Para que voltar à Antiga Aliança? Temos algo melhor segundo a Nova Aliança. A Antiga Aliança era para pessoas espiritualmente mortas. Eu não estou espiritualmente morto, tenho vida! Tenho o Espírito de Deus dentro de mim!

Lembre-se de que Gideão não era um profeta, sacerdote, ou rei. Somente homens que ocupavam um daqueles três cargos, segundo a Antiga Aliança, eram ungidos pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo não se fazia pessoalmente presente para o restante do povo. Por isso, todo homem deveria comparecer, uma vez por ano, ao templo em Jerusalém.

A glória da Shekinah - a presença de Deus - era reservada ao Santo dos Santos. Porém, quando Jesus morreu no Calvário, a cortina que bloqueava a entrada para o Santo dos Santos foi rasgada ao meio, de cima a baixo. Deus Se mudou de lá, e, a partir de então, Ele jamais habitou em uma casa feita por mãos! Ele passou a habitar em nós!


Confissão: "O Espírito de Deus habita em mim! Aquele que é Maior habita em mim!"

sábado, 5 de agosto de 2017

Direção

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. PROVÉRBIOS 3.5,6

Não nos cabe dizer ao Senhor como Deus deve guiar-nos. Devemos deixá-Lo guiar-nos da forma que Ele quiser!
A nós, cabe, porém, descobrir na Palavra de Deus como Ele realmente nos guia. E Ele guia, em primeiro lugar, pelo testemunho interior.
No Livro de Atos e em outros livros, podemos observar que, às vezes, alguns cristãos recebiam orientação por meio de uma visão; outros recebiam orientação de um anjo, que lhes aparecia e anunciava-lhes certas revelações. No entanto, tais fenômenos não ocorriam todos os dias na vida das pessoas. Ocorreram uma ou duas vezes na vida de algumas delas. Logo, esse não é o modo usual de Deus dirigir as pessoas, embora Ele possa fazê-Lo quando quiser.
Muitas vezes, Deus deseja testemunhar por intermédio de nosso espírito, procurando guiar-nos, mas nós não queremos escutar, porque esperamos algo espetacular, como uma visão, ou um anjo. Contudo, devemos lembrar-nos de que tudo que Deus faz é sobrenatural!


Confissão: "Confio no Senhor de todo o meu coração. Não me estribo no meu próprio entendimento. Reconheço-O em todos os meus caminhos, e Ele endireita as minhas veredas".