terça-feira, 31 de outubro de 2017

O perdão

Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. MARCOS 11.26

Certa vez, uma senhora me disse: "Irmão Hagin, expulse de mim esse espírito de falta de perdão. Tenho algo contra uma mulher aqui na igreja e não consigo perdoar-lhe. Parece que não tenho a capacidade para tal coisa".
Respondi: "Você já teve de perdoar o seu marido?"
"Oh, sim! Preciso perdoar-lhe, e ele precisa perdoar- me".
"Pensei que você tivesse dito que não possui a capacidade de perdoar".
Ela riu e disse: "Então consigo perdoar, não é?"
"Certamente", falei. "Se você consegue perdoar a uma pessoa, conseguirá perdoar a outra".
Ela compreendeu, respondendo-me em seguida: "Con­sigo perdoar. E perdôo mesmo!"
Esse assunto é simples. De fato, o perdão não é algo complicado. Jesus disse: E, quando estiverdes orando, perdoai (Mc 11.25). Isso significa que podemos perdoar. Jesus não nos pediu que fizéssemos algo que não temos capacidade de fazer.

Confissão: "Consigo perdoar; sou rápido para perdoar, e meu Pai do céu me perdoa".


Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

A falta de perdão

E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. MARCOS 11.25

Depois de fazer aquelas declarações maravilhosas e emocionantes, registradas em Marcos 11.23 e 24 (e ninguém, até hoje, conseguiu abstrair toda a profundidade delas), Jesus disse: E, quando estiverdes orando, perdoai (Mc 11.25a).
Se você não tem um coração perdoador, sua fé não terá efeito. Suas orações não serão ouvidas.
A implacabilidade, isto é, a disposição para não perdoar é um entrave à fé. Logo, o perdão é de máxima importância. Se as minhas orações e a minha fé não funcionassem, a falta de perdão seria a primeira coisa que eu examinaria em minha vida.
Nunca deixo a falta de perdão tomar conta da minha mente e do meu coração. Recuso-me a pensar em algo que não seja edificante e não me faça crescer espiritualmente. Recuso-me a sentir ressentimento por quem quer que seja. Não importa o que me tenham feito ou o que tenham dito a meu respeito; jamais permitirei que isso me afete.

Confissão: "Minha fé e minhas orações funcionam. Não permito que a falta de perdão faça morada em meu ser. Recuso-me a ter inimizades".


Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

domingo, 29 de outubro de 2017

COMO VOCÊ PODERÁ VENCER O DIABO

“E tendo despojado os principados e potestades, os expôs publicamente, e deles triunfou em si mesmo” (Col 2.15).
A Bíblia nos ensina aqui que Jesus reduziu Satanás a zero e triunfou sobre ele. Outra tradução diz: “Ele o desnudou”.Desnudou Satanás de que? Da sua autoridade sobre o homem. Quando Jesus reduziu Satanás a zero e o desnudou de sua autoridade, foi você em Cristo que fez essa obra. Cristo agiu por sua conta, em seu lugar. Ele fez isso por você!
1 João 4.4  4. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Vencido quem? Verificamos ao lermos os primeiros três versículos deste capítulo que João estava falando sobre o diabo e toda a sua tropa. Notem que ele não disse que os venceríamos, mas que já os vencemos. Como que poderíamos Ter vencido esses demônios? O QUE CRISTO FEZ FOI ANOTADO PARA O NOSSO CRÉDITO. ELE É O NOSSO SUBSTITUTO. (Ele o fez em meu lugar, e Deus anotou isso a meu crédito como se eu fosse aquele que tivesse feito isso!)
Alguém poderá argumentar: “Se isso for assim...”  Mas se não for assim, esse versículo é uma mentira.  E se existe apenas uma mentira na Bíblia, então toda ela é uma mentira.  E se toda a Bíblia for uma mentira, então Deus não existe.  E se Deus não existe, então Jesus Cristo não é Senhor; Ele não é o Filho de Deus; Ele é um impostor.  E se Jesus não é Senhor, então o céu e o inferno não existem.  E se não existe nem céu e nem inferno, quão tenebrosa e sem esperança é a sepultura, e que bolha de ar é a vida!
 Mas, amigos, a Palavra de Deus é verdadeira! Jesus é o Filho de Deus. Há um céu para ganharmos e um inferno para evitarmos. E aquele versículo não é uma mentira, mas um fato real! “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido!”  “Bem”, alguém perguntará, “se já os vencemos, porque estamos tendo tantos problemas com eles?”
 É porque não sabemos que já os temos vencido. Ignoramos o que a Bíblia diz a respeito do assunto. Quando você sabe isto, você não precisará que alguém exercite a fé por você; quando o diabo aparecer, você poderá rir dele.  Posso compreender os problemas que as pessoas tem nessa área, todavia. Posso me relacionar com pessoas. Já estive em pé onde elas estão. Eu também não sabia isto. Não tinha sido ensinado. E eu tinha medo do diabo.
Se o diabo aparecesse em qualquer lugar, eu saia do caminho tentando me esconder. Eu havia ouvido pregadores falar como ele é poderoso, tudo o que ele ia fazer, e eu não queria encontrá-lo! Se ele levantasse a cabeça em qualquer lugar, eu corria fora do caminho para me esconder.  Por que? Será que eu não era salvo? Sim, eu era salvo.
Será que eu não estava cheio do Espírito Santo? Sim, eu havia recebido o batismo no Espírito Santo. Eu simplesmente desconhecia a verdade!  Eu tremia nos meus sapatos quando a menor coisa, oposição ou algo parecido se levantasse.
Mas um dia; há muitos e muitos anos, eu descobrí a verdade da Palavra de Deus. Quando percebí a verdade, em vez de desejar que o capeta não aparecesse, eu saia a procura dele! Eu dizia: “Onde ele está? Quero encontrá-lo. Estou procurando-o. Vou rir dele, é isso que vou fazer. Eu já o derrotei em Jesus”.
Eu não tinha mais medo do diabo. Em vez de sair correndo por um beco quando o visse se aproximando, agora era ele que dava meia volta e saia correndo ao ver-me, dizendo: “Ai, ai, ele descobriu a verdade rapazes. Não podemos mais atingí-lo. Ele já descobriu e aprendeu a verdade!!” Se você apenas pensa que já aprendeu a verdade, ele vai prová-lo a fim de ver se você realmente crê naquilo em que você disse que cria.
Agora você pode entender porque João disse: “Já os tendes vencido”. Você os venceu. O que Ele fez foi por você. Você os venceu. Não é verdade que Ele os venceu (todos os espíritos)?  Glória a Deus, você já os venceu. Você não vai vencê-los, você já os venceu.
Não, não estamos nos vangloriando sobre o que você é na carne (você não vale grande coisa na carne). Estamos falando sobre quem você é em Cristo.  Você poderá dizer: “Em Cristo, eu conquistei Satanás. Eu o despí de sua autoridade. E quando Jesus ressurgiu dos mortos, eu ressurgi com Ele!” A Bíblia diz isso em Efésios 2.
Efésios 2.1-7 1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. 2. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; 3. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4. Mas, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5. Estando nós ainda, mortos em nossas ofensas (pecados) nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) ... (Na mente de Deus, fomos levantados com Cristo. Não é de admirar que Ele tenha dito que já os vencemos). 6. E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. 7. Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Podemos tornar esta passagem pessoal, dizendo confiantemente: “Mas Deus, sendo riquíssimo em misericórdia pelo seu grande amor com que nos amou, estando eu ainda morto em minhas ofensas e pecados, me vivificou juntamente com Cristo. Pela graça fui salvo e curado. E Ele me ressuscitou juntamente com Ele e me fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.
Olhe bem para o versículo sete. Ele vai organizar um espetáculo nos séculos vindouros!  Eu me lembro de uma velhinha pentecostal anos passados lá no Texas. Deus abençoe o seu coração. Os vizinhos sempre criavam problemas para ela por ela ser pentecostal. (Chamavam os pentecostais de “faladores de línguas” e “Holy Rollers”. Eram tratados com despeito).
Um dia essa velhinha estava indo para a igreja toda bem vestidinha. Estava de chapéu, naqueles tempos as mulheres não estavam vestidas se não usassem chapéu.  E uma das suas vizinhas encontrou-se com ela quando ela passava pela calçada, e perguntou: “Bem, onde a senhora vai agora? Sem dúvida a senhora vai para aquela igreja?”
A velhinha acabava de ler a sua Bíblia e respondeu: “Não, eu não vou para a igreja; eu vou para um espetáculo (show)!”  “Ó”, disse a vizinha, “eu não sabia que a sua gente concordavam em assistir espetáculos”. (Pentecostais era um povo “Holiness” (Santidade). Eles criam na separação do mundo). “Ó, sim”, respondeu a velhinha, “nós cremos em assistir espetáculos (shows). Deus vai dar um espetáculo (show) que continuará através dos séculos”.
 E aquela velhinha tinha razão, louvado seja Deus. Olhando novamente para aquele versículo sete: “Para mostrar (show) nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus!”  Ele vai colocar isso em exposição através dos séculos para que seja visto pelo diabo e suas coortes.
Querido amigo, quando você tomar o seu lugar e começar a tomar posse dos seus direitos e privilégios é então que Deus vai começar a lhe responder.  Veja, você possui a mesma vida eterna que Jesus tem. A Bíblia diz: “Quem tem o Filho tem a vida...” (1 João 5.12). Você tem o Filho, portanto, você tem a vida.
Isso significa que você poderá dizer: “Eu tomei Jesus como o meu Salvador, confessei ser Ele o meu Senhor. Deus me deu vida eterna, a Sua própria natureza. Sou uma nova criatura, criada em Jesus Cristo. Possuo a capacidade de Deus para executar as boas obras que foram preparadas de antemão para mim para que eu andasse nelas”. Quando você disser isso, você estará apenas dizendo o que as Escrituras declaram. (Vou parafrasear para você). Você poderá dizer: “Eu tenho a capacidade de Deus, porque eu possuo a natureza de Deus. Reside em mim o mesmo grande, poderoso e maravilhoso Espírito que levantou Jesus dos mortos”.
Podemos dizer, citando 1 João 4.4, “Maior é Aquele que está em mim, do que aquele que está no mundo”.  Estas verdades nunca foram registradas ainda na nossa consciência interna. São fatos bíblicos que deverão edificar a sua fé e ajudar-lhe a crescer ao ponto em que você poderá Ter fé na sua própria fé.  E quando você chegar ao ponto onde você terá fé na sua própria fé, VOCÊ SE TORNARÁ PERIGOSO PARA O DIABO! O inferno terá medo de você, e você fará o céu alegre.
Até você chegar a esse lugar, mesmo que você esteja salvo e cheio do Espírito Santo, o diabo terá vantagem sobre você. Ele fará um carnaval no seu corpo e dominará a sua vida.  Conheça os fatos da Palavra de Deus, sobre o que lhe pertence, e sobre quem você é nEle. 

A fé firme

[Abraão] não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. ROMANOS 4.20,21

"Estou fraca na fé", certa senhora me disse. "Você quer orar comigo para eu me tornar mais forte na fé?"
"Não", respondi. "Não vou. Para dizer a verdade, você está firme na fé, se é que você não sabe disso. Posso lhe fazer algumas perguntas?"
"Sim, é claro", disse ela.
"Você está convicta de que o que Deus prometeu Ele pode cumprir?"
"Certamente", disse ela. "Sei que Deus é poderoso para fazer tudo quanto Ele disse que faria. E sei que Ele o fará".
"Você pode dizer: Glória a Deus e louvá-Lo pelas Suas promessas?"
"Certamente posso; assim faço todos os dias".
"Então, você está forte na fé, em conformidade com Romanos 4.20.21", falei.
Abraão também estava firme na fé. O que é estar firme na fé? É dar glória a Deus e estar plenamente convicto de que Deus é poderoso para cumprir aquilo que prometeu. Se você consegue se adequar a esses dois requisitos, está firme na fé.

Confissão: "Estou plenamente convicto de que Deus é poderoso para cum­prir o que prometeu. Posso dar glória a Deus. Estou firme na fé. Minha fé se assemelha à de Abraão. Tenho uma medida da fé do tipo de Deus".



Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

sábado, 28 de outubro de 2017

Imitadores de Deus

Sede, pois, imitadores de Deus [que copiam e seguem o Seu exemplo] como filhos amados [imitam ao pai deles], EFÉSIOS 5.1 (AB)

"Não vou crer que possuo algo que não vejo!", certo pregador me disse.
"Você acredita que você tem cérebro?", perguntei.
"Certamente", disse ele.
"Você já o viu?"

Abraão creu em algo que não podia ver. Tomé se recusou a crer no que não podia ver; seu nome não se encontra na lista dos heróis da fé, em Hebreus 11. Mas, o nome de Abraão, sim.
Certa vez, outra pessoa me disse: "Ora, é certo que Deus chame as coisas que não existem como se existissem, porque Ele é Deus. Mas, eu agiria de forma errada se procedesse da mesma maneira".
Se você agisse de forma errada, Deus também agiria de forma errada! Os filhos do diabo agem como o diabo. Os filhos de Deus devem agir como Deus. Deus é um Deus de fé. Os filhos de Deus devem agir como tais. Aproximamo-nos de Deus através da nossa fé. Somos filhos de Deus por adoção. Devemos agir movidos pela fé. E a fé chama as coisas que não existem como se existissem!

Confissão: "Por meio da fé em meu Salvador Jesus Cristo eu me aproximo de Deus. Sou Seu filho e Seu imitador. Sigo o exemplo dEle, como filho amado. Atuo segundo a fé. Chamo as coisas que não existem como se existissem e, assim, passam a existir".



Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Como se existissem

(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constitui.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. ROMANOS 4.17

Abraão creu conforme o que lhe fora dito. Mas, exatamente, o que foi dito? Em que Abraão creu?

Quando Abrão tinha 99 anos de idade, o Senhor lhe disse: E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto (Gn 17.5). Note que Deus não disse: "Vou te constituir"; Ele disse: Te constituí {Gn 17.5b ARA).

Abraão recebeu essa promessa quando ainda não tinha filhos. Mas Abraão não foi dito que cresse que iria ser, num futuro hipotético, pai. Aqueles que sempre irão obter algo, nunca o obtêm. É a mesma situação daqueles que dizem: "Vou ser salvo, algum dia" ou "Vou obter a minha cura, algum dia".

Não proceda assim! A fé sempre está no presente. Abraão tinha que crer que foi constituído pai de muitas nações.

Entenda, portanto, que a fé trata as coisas inexistentes como se existissem. E é isso que as faz existir!

Confissão: "Assim como meu Pai celeste, refiro-me às coisas que não existem como se já existissem, e elas passam a existir. São minhas! Eu as possuo!"

Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A fé no coração

O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. ROMANOS 4.18

Leia em Romanos quatro a descrição que Paulo faz da fé de Abraão. No versículo 18, lê-se que Abraão creu. Como? Conforme o que lhe fora dito.
Abraão não creu com base no que via, nem no que sentia. Sua fé não estava fundamentada no que os seus sentidos lhe permitiam perceber, tampouco no que a sua mente lhe dizia. Abraão cria no que lhe fora dito por Deus!
A familiaridade com esse texto bíblico me deu a vitória em muitos momentos difíceis. Sempre que as circunstâncias contrárias me diziam: "Não, você não tem", simplesmente permanecia firme. Quando meus sentimentos me diziam: "Você não tem jeito", permanecia firme. Quando meus olhos me diziam: "Você não tem jeito", permanecia firme. Sempre falava em meu coração: "Creio segundo o que me foi dito".
E "o que me foi dito" é a Palavra de Deus!

Confissão: "Creio segundo o que me foi dito. Creio segundo o que está escrito. Não me guio por aquilo que vejo ou sinto, mas pela fé!"


quarta-feira, 25 de outubro de 2017

DEUS NÃO TEM FAVORITOS

Por que as pessoas não possuem fé em sua própria fé? Eu sei por experiência que muita gente tem fé na minha fé e na fé de outros. Mas elas não tem confiança na sua própria fé. Por alguma razão ou outra, tais pessoas não creem em si mesmas. Não creem naquilo que Cristo forjou por elas. Elas não sabem quem e o que são em Cristo Jesus.
A razão da sua incredulidade é que essas pessoas não sabem o que a Bíblia ensina sobre quem elas são no Senhor Jesus Cristo. Elas precisam descobrir isso.  Elas sentem que não são boas bastante.  Sentem que sua fé não é suficientemente forte.
Elas conhecem bem todas as suas próprias falhas e fraquezas, e prontamente aceitam para si cada condenação que ouvem ser pregada do púlpito.  Estão sempre dispostas a crer qualquer coisa contra si mesmas: o seu desmerecimento, a sua incapacidade, a sua falta de fé, etc.
Se pudermos conseguir que estas pessoas tenham fé em nossa fé, poderemos obter respostas para elas, temporariamente. Mas Satanás as roubará das bênçãos intencionadas para elas a menos que possamos ensiná-las os fatos da Palavra de Deus. (Não o que nós pensamos sobre o assunto, não como já calculamos tudo, mas o que a Bíblia em realidade diz).  Um fato bíblico que me deu fé foi quando aprendi que Deus, o meu Pai Celestial, não tem nenhum filho favorito. Ele ama a cada um de nós com o mesmo amor.
Alguns pais naturais possuem um filho favorito, mas Deus não tem favoritos. Coloque este fato no seu espírito dizendo em voz alta: “Jesus não tem favoritos”. Cada pessoa nascida na família de Deus possui a mesma redenção. Você não é mais salvo do que eu, e eu não sou mais salvo do que você.
De alguma forma, no pensamento errado de algumas pessoas, elas presumem que outro cristão importante possui mais do que elas. Sim, alguém poderá possuir mais luz, e estão andando naquela luz, mas todos os filhos e filhas nascidos na família de Deus gozam da mesma redenção.  O filho de Deus foi redimido da mão do inimigo. Todos nós fomos. Satanás foi vencido por você pessoalmente. Satanás foi vencido por mim pessoalmente. (Quando eu digo isto, a minha fé fica fortalecida).
O crente pode dizer juntamente com o Apóstolo Paulo, “(Jesus) por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” (Rom 4.25). Uma tradução que eu gosto mais diz: “Ele foi entregue por causa dos nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação”.  É nossa, minha e sua! Ela pertence a nós, portanto eu posso tornar isso pessoal. Posso dizer que Ele foi entregue por causa dos meus pecados, e ressuscitou para a minha justificação.
A redenção pertence a cada um de nós. Além disso, eu não sou mais justificado do que você, e você não é mais justificado do que eu. (A mesma palavra grega traduzida “justificado” também pode ser traduzida como “tornado justo”). Jesus não morreu pelos meus pecados mais do que Ele morreu pelos seus pecados. Isso pertence a nós, glória a Deus!
Colossenses 1.13-1413. O qual nos tirou (libertou) da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados.  O cristão pode então dizer confiantemente: “Ele nos libertou”, ou para tornar isso mais pessoal, “Ele me libertou”.   O cristão individual poderá dizer confiantemente: “Ele me tirou (libertou) do poder (ou da autoridade) das trevas”. A palavra grega traduzida aqui como “poder” é traduzido como “autoridade”em outra parte no Novo Testamento do Rei Tiago (King James). Portanto, poderíamos dizer: “Ele me libertou da autoridade das trevas, e me transportou para o reino do seu querido Filho”.
Meus amigos, isto não pertence a uns escolhidos apenas. Esta redenção absoluta é a propriedade pessoal de cada filho de Deus, seja ele ciente disto ou não. (Se ele ignora isso, ele não poderá andar na luz dessa verdade, não obstante, ela continua sendo sua).  Esta redenção é pessoal. É uma redenção absoluta de domínio do diabo.
Satanás não tem mais domínio sobre nós!  Satanás não é nosso senhor ou nosso mestre; Jesus é.  Satanás não tem o direito de nos dominar pelo pecado, pela enfermidade ou por qualquer outra coisa que pertence a ele.
Essa redenção pertence a cada crente. É minha propriedade pessoal e sua propriedade pessoal.  A fim de aumentar a sua fé, repita o seguinte em voz alta: “ISSO É MINHA PROPRIEDADE PESSOAL. É MINHA REDENÇÃO. ELA PERTENCE A MIM”.
Vejam, Cristo foi o nosso substituto. Ele tomou o nosso lugar.

(Esta verdade as vezes encontra ouvidos surdos porque não foi exatamente assim que fomos ensinados: todavia, assim mesmo precisamos tomar posse dela).

A fé segundo o entendimento

Disseram-lhe [a Tomé], pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E, oito dias depois [...] Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! JOÃO 20.25-29

A fé de Tomé era segundo o seu entendimento, e Jesus não exaltou esse discípulo por isso. Jesus disse: Porque me viste, Tomé, creste (Jo 20.29a). Qualquer pessoa pode ter esse tipo de fé fundamentada no entendimento. Trata-se de crer naquilo que é visível e palpável; essa fé se reduz, portanto, aos nossos sentidos.
Jesus, porém, admirava a fé segundo o coração. Disse: Bem-aventurados os que não virão, e creram (Jo 20.29b). Crer com o coração significa crer além do que o seu entendimento falho lhe permite assimilar. O homem natural acredita naquilo que chega até ele por meio dos sentidos, ou seja, através de uma percepção sensorial do mundo. Mas o coração, por outro lado, crê na Palavra de Deus independentemente daquilo que seus sentidos lhe permitem perceber.

Confissão: "Não sou incrédulo; sou crente. Creio de acordo com a Palavra de Deus, independentemente daquilo que vejo, ouço ou sinto".


Kenneth E. Hagin
Alimento da Fé - Devocionais

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Coração X razão

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. PROVÉRBIOS 3.5

Seu próprio entendimento quer dizer, simplesmente, seus próprios processos de compreensão, seu próprio pensamento humano. Em outras palavras, podemos ler assim esse versículo: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes na tua própria cabeça".
Você precisa ter fé. Não duvide!
Muitos cristãos sofrem com a derrota, porque, quando a incerteza entra em sua mente, dizem: "Estou duvidando". Jesus, porém, disse: E não duvidar em seu coração, mas crer [...] (Mc 11.23). Isso é deixar que a mente ocupe-se com a fé.
Alguns dos maiores milagres que já ocorreram em minha vida foram realizados quando comecei a fazer declarações de fé, tais como: "Creio de todo o coração que recebo a cura", embora a minha mente me dissesse: "Não é assim! Não é assim!" Fui curado de dois problemas graves de coração e de uma doença no sangue, cientificamente diagnosticada como incurável. Meu corpo estava quase todo paralisado.
Você, às vezes, tem problemas com a sua mente? Se tiver, simplesmente, confie no Senhor de todo o coração e não se estribe [apóie] no seu próprio entendimento!

Confissão: "Confio no Senhor de todo o meu coração. Não me apóio no meu próprio entendimento. Creio, do fundo do coração, que a Palavra de Deus é a verdade".


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Um ser espiritual

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 TESSALONICENSES 5.23

Você é um espírito, tem uma alma e vive em um corpo.
Com seu espírito, você tem contato com o mundo espiritual.
Com seu corpo, você tem contato com o mundo físico.
Com sua alma, você tem contato com o mundo intelectual.
São esses os três âmbitos com que você tem contato. Não há outros.
O homem é um ser espiritual que foi criado à imagem de Deus, que é Espírito (Gn 1.26; Jo 4.24).
Sua fé será ajudada quando você pensar assim, porque a fé é do coração - do espírito, do homem interior. As expressões espírito do homem e coração do homem alternam-se na Bíblia inteira [segundo a versão inglesa]. A fé não é da cabeça, mas está ligada ao coração!

Confissão: "Eu sou um espírito, tenho uma alma e vivo em um corpo. Fui criado à imagem de Deus. Com meu espírito, mantenho contato com Deus, crendo nEle e me aproximando dEle".


domingo, 22 de outubro de 2017

O homem interior

Mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. 1 PEDRO 3.4

Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 CORÍNTIOS 4.16

Deixemos o próprio Deus contar-nos como é o coração. Em 1 Pedro 3.4, Deus diz que nele [no coração] há um homem - um homem interior, oculto.
Isso quer dizer que esse homem interior está oculto aos sentidos físicos. Você não poderá vê-lo nem tocá-lo natural­mente. Isso porque ele não é um ser físico; é o homem interior referido em 2 Coríntios 4.16.
Essas duas expressões que se acham nas Escrituras nos oferecem a definição divina do espírito humano: o homem interior e o homem interior do coração.

Confissão: "Creio em Deus como Aquele que domina o meu homem interior; como o Renovador dele. Empenho todo o meu espírito a crer em Deus".


sábado, 21 de outubro de 2017

A localização da fé

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. ROMANOS 10.10

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. MARCOS 11.23

A fé - a fé genuína, a fé bíblica, segundo as Escrituras -diz respeito ao coração, e não à cabeça.
O que significa crer com o coração? O que é o coração do homem?
No contexto de Romanos 10.10, essa palavra não é uti­lizada como o órgão físico que bombeia o sangue por todo o corpo, mantendo o indivíduo vivo, mas como a parte emocional do homem, ou seja, a sede dos seus sentimentos. Você não poderia crer com o seu coração físico mais do que com a mão, o olho, o nariz, a orelha ou o pé! Considere, agora, como usamos o termo "coração" hoje em dia. O coração pode ser entendido também como cerne ou âmago; a parte fundamental, a essência.
Semelhantemente, quando Deus, em Sua Palavra, refere-se ao coração do homem, Ele está falando a respeito do centro da existência humana - do seu espírito!

Confissão: "Com meu coração, tenho fé em Deus. Não há dúvida em meu coração. De todo o meu coração, eu creio".


sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Exercício

Tocou, então, os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. MATEUS 9.29

Se você ingerir um número de calorias maior do que o necessário para o dispêndio das energias que você gasta, diariamente, e não fizer exercícios físicos, tornar-se-á obeso. Algo semelhantemente ocorre com a sua fé; se você não a exercitar, tornar-se-á um obeso em termos espirituais.
De hoje em diante, exercite a sua fé. Alguns cristãos ultrapassam outros no que tange ao desenvolvimento da fé. À medida que você alimentar e exercitar a sua fé, ela crescerá. Lembre-se de que ninguém chega ao andar mais alto de uma escada sem, antes, passar pelo primeiro.
Algumas pessoas sentiram-se derrotadas, porque procuraram crer além do seu nível de fé. Ouviram ensinos sobre o assunto e procuraram começar pelo degrau mais alto da escada, posto que sua fé ainda não alcançara tal estágio. Não tendo obtido êxito, frustraram-se e disseram: "Aquela mensagem de fé não funciona. Experimentei-a, mas não deu certo".
A fé terá efeito em sua vida à medida que você exercê-la. Depois de algum tempo, ela será suficiente para fazê-lo receber dádivas além daquelas que você pediu ou pensou. Se você crer, e a sua petição estiver baseada na Palavra de Deus, Deus lhe responderá. Seja qual for o ponto de fé que você atingiu, mantenha firme a sua atitude. Fique em sintonia com o Pai. Continue confiando em Deus e exercendo a sua fé.

Confissão: "Segundo a minha fé, assim será feito comigo. Estou usando a minha fé. Coloco a minha fé em prática. Zelo para manterá minha fé funcionando!"


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Uma exigência

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus areia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. HEBREUS 11.6

Deus almeja que tenhamos fé.
Sendo assim, você pode pensar que, quando nos é impossível tê-la, é nosso direito questionar a justiça divina. Se, porém, Deus coloca em nossas mãos os meios pelos quais a fé poderá ser produzida, a responsabilidade de crermos pesa, nova­mente, sobre nós.
Deus tem-nos dado a Sua Palavra e tem-nos dito: De sorte que a fé é'pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17).
F. F. Bosworth, uma autoridade sobre a cura divina e autor do livro Cristo, Aquele que cura, afirmou: "A maioria dos cristãos alimenta o corpo com três boas refeições por dia, ao passo que o espírito recebe um único lanche frio por semana. Esses mesmos crentes ainda ficam sem saber por que estão tão fracos na fé!"

Confissão: "Agradarei a meu Pai celeste. Andarei na fé; eu a nutri­rei, regularmente, com o alimento espiritual que Deus tem colocado em minhas mãos".


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

TENDO FÉ NA SUA FÉ

“Pela fé entendemos que os mundos pela Palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”  (Hebreus 11.3)
Quando você conhecer esse versículo, você saberá o por que da fé.
 “No princípio...”diz a Bíblia em Gênesis 1.1, “Deus criou...”  Como que Ele criou? O nosso texto diz que os mundos foram criados  pela PALAVRA de Deus. Ele os criou pela palavra de fé.  Ele disse: “Haja...” e houve!
Deus tinha fé em Suas próprias palavras.  Sabemos pelas Escrituras que Jesus também tinha fé em Suas próprias palavras.
Marcos 11.12-14; 20-22  12. ...Quando saíram de Betânia teve fome, 13. e vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela achava alguma coisa; e chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.  14. E Jesus falando disse a figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.  20. E eles, passando pela manhã, viram que a figueira tinha secado desde as raízes.  21. E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira que Tu amaldiçoaste, secou.  22. E Jesus respondendo, disse-lhe: Tende fé em Deus.
Notem que Jesus disse: “Tende fé em Deus”. O significado literal dessa frase é: “Tende a Fé de Deus”.Jesus usou a figueira para demonstrar que Ele tinha essa espécie divina de fé , então Ele disse aos discípulos, e a nós: “Vocês tem essa espécie de fé?”  Ele continuou dizendo no próximo versículo: “Porque... qualquer que disser... e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito” (vs. 23).
 Jesus disse que Ele tinha a qualidade divina de fé; Ele encorajou os seus discípulos e exercitarem esse tipo de fé; e disse que “qualquer” (pessoa) podia fazer isso.  Por que Ele disse “qualquer?” Por que Ele não disse: “Se alguns dos Meus discípulos disserem isso”, ou “Se alguns dos Meus seguidores disserem isso?” Mas Ele disse: “Qualquer”.
 A razão é porque todos os homens são seres espirituais.  Habitamos num corpo mas somos seres espirituais. (O “coração” é o nosso espírito). É por isso que Jesus disse: “Qualquer que disser... e não duvidar EM SEU CORAÇÃO”.
 Antigamente eu ficava preocupado ao ver pessoas ímpias obtendo resultados enquanto que membros da minha igreja não estavam obtendo resultados. Então comecei a perceber que os pecadores estavam cooperando com a lei de Deus, a lei da fé.
Marcos 11.23  23. Porque em verdade vos digo que, qualquer que DISSER a esse monte, ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas CRER que se fará aquilo que DIZ , tudo o que DISSER lhe será feito.
Coisas que você diz são palavras.
Notem mais duas coisas a respeito deste versículo 23: (1) Ele crê em seu coração; (2) Ele crê em suas palavras.
Outra maneira de ler isto é: Ele tem fé na sua própria fé.  Você já parou para pensar a respeito de Ter fé em sua própria fé? Evidentemente Jesus tinha fé em Sua própria fé, porque Ele falou a figueira, e o que Ele disse aconteceu.
Em outras palavras, Ter fé em suas PALAVRAS é Ter fé na sua FÉ.  É isso que você precisa fazer para obter coisas de Deus: Ter fé na sua própria fé.

Seria de ajuda, para conseguir que a fé se firmasse lá no fundo do seu espírito, dizer em voz alta: “Fé na minha fé”. Continue dizendo isso até que essa ideia fique registrada no seu coração. Bem sei que parece estranho quando se diz isso pela primeira vez; a nossa mente quase se rebela contra a idéia. Mas não estamos falando da sua cabeça; estamos falando a respeito da fé no seu coração, conforme Jesus disse: “...e não duvidar em seu coração...” 
Ministrada Missionário Marcos

Inspirada pelo Espírito Santo
base: KHagin

Alimento da fé

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. MATEUS 4.4

No texto acima, Jesus está usando uma palavra humana para explicar um pensamento espiritual. Está dizendo que aquilo que o pão ou a comida é para o corpo, a Palavra de Deus é para o espírito ou para o coração do homem.
Você pode alimentar o seu espírito. Você pode alimentar a sua fé. A Palavra de Deus é o alimento da fé.
Smith Wigglesworth, o grande pregador britânico em cujo ministério 14 pessoas, segundo relatos, foram ressuscitadas, é chamado um apóstolo de fé. Ele disse: "Nunca me considero completamente vestido até colocar minha Bíblia no bolso. Seria mais fácil eu sair sem sapatos do que sem as Escrituras!"
Wigglesworth, nas suas viagens pelo mundo inteiro, foi hospedado em muitas casas. As pessoas contam que ele, depois de cada refeição, até mesmo nos restaurantes, sempre se afastava um pouco da mesa, pegava sua Bíblia e dizia: "Já alimentamos o corpo; agora, vamos alimentar o homem interior". Em seguida, Wigglesworth lia algo a respeito da fé e, geralmente, acabava dando uma pequena mensagem.

Confissão: "Vivo em conformidade com a Palavra de Deus. Alimento a minha fé. Alimento o meu homem interior. Sou nutrido com o alimento da fé, a Palavra de Deus!"


terça-feira, 17 de outubro de 2017

AMILENISMO

AMILENISMO

Não haverá um milênio literal aqui na Terra

O
esc-amilenismo

*

a)  Milênio é algo simbólico e não deve ser entendido como literal.
b) Acredita que quase todas as profecias apocalípticas já se cumpriram no passado, principalmente durante o Império Romano (interpretação preterista).
c)  Delimitar o Reino de Cristo a um período de mil anos é algo que só pode ser classificado como um delírio, devaneio e sandice. O reino de Cristo é eterno e de natureza espiritual (Lc 17:20,21).
d)   As profecias e a Escatologia fazem uso de grande número de simbolismo, e não devem ser interpretadas literalmente. Entende o Apocalipse como um livro essencialmente ético. Por exemplo: os 7 selos representam a luta entre o bem e o mal, com a vitória final do bem; as 7 trombetas representam os juízos sobre o mal; a Besta é o poder secular contra a Igreja; a 2ª Besta é a corrupção da Igreja; Babilônia representa o mal dentro da Igreja…
e)  Satanás foi preso na primeira vinda de Cristo (seu nascimento). A presente era, entre a primeira e a segunda vinda de Jesus, portanto, é o cumprimento do Milênio. Alguns amilenistas divergem desta posição, entendendo que o Milênio consiste no reinado de todos os crentes que morrem e estão no Céu.
f)  A Segunda Vinda de Cristo será um evento único (Mt 24:27). Todos os textos que fazem referência ao retorno de Cristo, só falam de uma única volta, a qual aparece – em essência – com as mesmas características e com os mesmos acontecimentos.
g) Tanto o bem quanto o mal aumentarão na terra, com o Reino de Deus coexistindo paralelamente ao Reino de Satanás. Jamais conseguiremos uma sociedade perfeita enquanto o mundo estiver sem a consumação da redenção. Mas isto não elimina o fato de que devemos lutar por uma sociedade melhor. A Igreja de Jesus Cristo é a principal agência do reino de Deus e, fazendo assim, promoverá o reino que está sob a administração do Filho de Deus.
h)  Quanto ao sistema de governo na terra, os amilenistas convivem muito bem com a democracia, pois crêem que ela permite uma pregação do evangelho sem que haja quaisquer problemas maiores, embora creiam na depravação dos governos humanos. Sua posição é de acomodação diante do sistema político e social. Os amilenistas também convivem com a idéia de que todas as crenças devem ter a sua livre expressão, mesmo que discordem delas veementemente. Somente um governo democrático permite a livre expressão das religiões.
i) Os judeus depois que rejeitaram a Cristo como o Messias, deixaram de ser o povo de Deus. A partir de então, a Igreja tomou o lugar do Israel político tornando-se o único povo que Deus tem na face da terra – é chamada nas Escrituras de Israel Espiritual (Ef 2:11-22; Gl 3:14, Rm 10:12).
j) Quando Cristo voltar, o fim do mundo acontecerá com a ressurreição geral e o julgamento de todas as pessoas (Ap 20).

A fé pode ser medida

E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. MATEUS 8.10

Certo centurião foi até Jesus, pedindo ajuda para seu criado que estava enfermo. Quando Jesus afirmou: Eu irei e lhe darei saúde (Mt 8.7b), o centurião respondeu: Senhor, [...] dize somente uma palavra, e o meu criado sarará (v. 8).
Jesus lhe disse: Vai, e como creste te seja feito (v. 13).
Voltando-Se para os Seus discípulos, disse: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé (v. 10). Logo, é possível desenvolver a fé.
Pedro caminhou por sobre o mar, em meio às ondas bravias, indo em direção ao Mestre. Mas, no momento em que a sua fé falhou, as águas o submergiram. Jesus, então, o repreendeu, dizendo: Homem de pequena fé, por que duvidaste? (Mt 14.31).
Se a fé pode ser tanta [tamanha] (Mt 8.10) e também pode ser pequena, logo a fé pode ser medida!
Seguem alguns textos bíblicos que comprovam que a fé pode ser medida: a fé que cresce (2 Ts 1.3), a fé fraca (Rm 4.19), a fé forte (Rm 4.20), a fé rica (Tg 2.5), cheio de fé (At 6.5), a fé náufraga (1 Tm 1.19) e a fé que vence (1 Jo 5.4), a fé perfeita (Tg 2.22) e a fé desperta (1 Tm 1.5).

Confissão: "Minha fé está crescendo. Minha fé está tornando-se grande, rica, perfeita, sincera e vencedora. Estou repleto de fé!"


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A fé que cresce

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo [...] 2 TESSALONICENSES 1.3

Deus dá um bom começo a todos os crentes, igualmente, após terem nascido de novo, com a mesma medida de fé. Ele não dá a um cristão recém-nascido mais fé do que a outro. Depois de nascermos de novo, porém, cabe a nós desenvolver a medida de fé que nos foi dada.
Muitas pessoas fizeram com sua fé aquilo que um homem fez com seu único talento: enterrou-o, de forma que não pôde ser usado.
Sua medida de fé pode ser aumentada; pode crescer. É a sua confiança em Deus que a faz crescer.
Sua medida de fé pode ser aumentada se você fizer duas coisas: (1) alimentá-la com a Palavra de Deus e (2) exercê-la, ou seja, colocá-la em prática.

Confissão: "Deus me tem dado a medida de fé. Agirei deforma afazer com que a minha fé cresça sobremaneira. Alimentarei a minha fé com a Palavra de Deus. Exercerei a minha fé; vou colocá-la em prática. A minha fé está crescendo".