quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DESFRUTANDO DE UMA NOVA VIDA


Texto-base: Eclesiastes 4.17
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: Devemos ter uma nova vida em Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO

Todo aquele que está em Cristo se tornou nova criatura e, portanto, mudou seu modo de vida (2 Co 5.17). A conversa dos servos de Deus é outra, e eles já não fazem mais as coisas do passado. Quem , realmente, passou pela porta estreita, pelo caminho apertado, não tem prazer no erro e pratica somente aquilo que agrada ao Senhor (Ef 5.3-21).

E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido. Efésios 4.17

UMA NOVA VIDA IMPLICA NOVAS ATITUDES

Se houve a conversão de uma pessoa, tem de haver mudança em sua vida. Quem, no entanto, continua andando segundo a vaidade dos seus pensamentos está mal. Deus quer nos ver seguindo Sua direção. Precisamos aprender a estar no lugar certo e no momento escolhido pelo Senhor para recebermos a benção. Todos os nossos pensamentos podem ser dirigidos por Aquele que não erra. Os gentios não sabem aonde vão nem o que querem. Por outro lado, temos o Livro Santo, o qual nos mostra a vontade divina, e, pela fé, nós obedecemos a ele.

Qualquer cristão que vive pensando em algo errado não está bem. É preciso que aquele que se encontra nessa situação busque ao Senhor a libertação, pois, a qualquer hora, o demônio que tem agido em seu pensamento irá coloca-lo frente a frente com o que tem impregnado a mente e o levado a consumar o ato; nesse momento, ele estará nas mãos do inimigo. Por isso, anda mal quem dá lugar à vaidade dos seus pensamentos. Deus deseja que sigamos Sua direção, pois os planos divinos para nós, além de serem os melhores, são os mais adequados à nossa personalidade e à nossa capacidade (Jr 29.11).

UMA NOVA VIDA IMPLICA PENSAMENTOS

O servo do Altíssimo só deve estar onde Ele estiver, tanto mental quanto fisicamente. O nosso Deus é quem deve indicar onde devemos estar. Permanecer no lugar errado é sinal de prejuízo.

Não deixe nada do inimigo ocupar sua mente, porque o diabo é tão pernicioso, que, se um só dos pensamentos satânicos invadir seu coração, você será contaminado para sempre. Precisamos ter o Todo Poderoso, que nunca erra, alimentando e dirigindo nossa mente. Assim, jamais erraremos, pois seremos guiados por Aquele que faz apenas o que é certo.

Não se iguale aos gentios, pois você descerá da sua posição. Quem já foi resgatado das trevas e transportado para o Reino do Filho do amor de Deus não pode aceitar de volta os sujos pensamentos do maligno (Cl 1.13,14).

CONCLUSÃO

O Pai espera que nenhum dos Seus filhos abra uma brecha no muro de fogo que os guarda. Então, pense somente naquilo que provém do Alto, o qual nos edifica e nos faz entender a boa e prefeita vontade do Senhor (Fp 4.8).

Em Cristo
Marcos Ferreira
31/10/2012
By RRSoares

Extraído:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

DESFRUTANDO DA VERDADEIRA SABEDORIA E DA INTELIGENCIA


Texto-base: Jó 28.28
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: Devemos buscar em Deus a fonte da verdadeira sabedoria e inteligência.

INTRODUÇÃO

A genuína definição dessas duas palavras não existe nos dicionários, porque, provavelmente, seus autores não sejam conhecedores da Palavra. Deus colocou, no interior do homem, o conhecimento do que são a sabedoria e a inteligência, fato que ele não poderá negar. Sendo assim, todo aquele que escuta ao menos uma única pregação, ou lê uma declaração das Escrituras, sabe que ela é a Verdade. Ninguém, mesmo que declare inocência, será escusado no Dia do Juízo.

Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Jó 28.28

RELACIONAMENTO COM DEUS PRODUZ SABEDORIA E INTELIGÊNCIA
Nem o melhor “pai dos burros”, como é popularmente chamado o dicionário, traz a verdadeira definição dessas duas palavras que são de suma importância, tampouco as religiões mais eruditas dão a explicação real para esta verdade: o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Quem escreve um dicionário é, normalmente, alguém culto e sempre auxiliado por uma equipe de pessoas com notório saber. No entanto, em se tratando da Verdade, se o responsável não viver uma experiência real com a Palavra de Deus, não entenderá coisa alguma; antes, será como aqueles que nunca tiveram contato com o mundo civilizado.

O Altíssimo implantou esse conhecimento no interior de cada pessoa. Quando ela escuta a Palavra, tal conhecimento vem à tona, e não é raro encontrar alguém dizendo que parece já ter ouvido isso em algum lugar, pois as leis divinas estão impressas em nosso coração.

O SÁBIO E INTELIGENTE OUVE A PALAVRA DE DEUS E OBEDECE A ELA

O Espírito de Deus dá testemunho da verdade a qualquer pessoa que entra em contato com Sua Palavra, e, quando isso acontece, ela passa a viver com sabedoria e inteligência. Por isso, basta escutar a pregação do Evangelho ou ler o Livro Santo para ter a confirmação de que aquilo é a Verdade.

O Espírito do Senhor abre o nosso entendimento, e não podemos negar que não tivemos essa confirmação interior. Então, engana-se quem acha que pode alegar inocência no Dia do Juízo Final, pois, mesmo que o faça, sua consciência denunciará que, por algum motivo, ele deixou d atender à voz divina. Não haverá desculpa diante do Justo Juiz.

CONCLUSÃO

Aquele que deseja ser vitorioso por toda a eternidade deve ser sábio – temer a Deus e respeitá-lo – e inteligente, ou seja, aparta-se do mal. Além de ser fácil obter sabedoria e inteligência reais, faz um grande bem tê-las e desfrutar delas.

Em Cristo
Marcos Ferreira
30/10/2012
By RRSoares

Extraído:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DERRUBANDO MURALHAS

Texto-base: Josué 6.10               

Devemos, por meio da obediência as Senhor, estar pronto a derrubar as muralhas que se levantam contra a sua vida.

Nenhum general deste mundo tomaria a atitude do comandante Josué, pois sua estratégia foi dada por orientação divina. Todo aquele que seguir as instruções celestes logrará sucesso. Se os israelitas tivessem dado ouvidos à orientação do homem, até poderiam ter tomado a cidade de Jericó, mas teria custado muitas vidas, porém, como seguiram a ordenança do Senhor, não houve perda de nenhum deles.

Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis. Josué 6.10

OBEDEÇA INCONDICIONALMENTE A DEUS

Jamais deveremos questionar um servo do Senhor quando ele está sendo usado por Deus. Jericó se achava invencível, mas Josué sabia ouvir a voz do Altíssimo. Prova disso é que o Senhor proibiu Seu povo de sequer dar uma palavra, pois esse deveria unicamente confiar unicamente nas orientações reveladas ao homem de Deus. Então as ordens divinas foram cumpridas à risca, e, conseqüentemente, as muralhas caíram por terra.

Josué, o comandante do povo do Senhor, usou uma estratégia que nenhum general do mundo usaria para tomar uma cidade sem que perdesse parte de seu efetivo, os filhos de Israel não perderam ninguém e, em poucas horas, acabaram com a fortaleza do inimigo. O mesmo acontece conosco: quem obedece às direções divinas vê o Senhor derrubando as muralhas.

NÃO DUVIDE DO PODER DE DEUS

Convencer todos a se calarem deve ter sido a parte mais difícil, mas era necessário. Nós também sempre temos de calar os argumentos da razão humana e apóia-nos somente no que nos é dito pela Palavra. Naquele episódio especial, a obediência fez com que o poder de Deus sacudisse as largas muralhas daquela cidade e elas ruíssem.

Não deve ter sido fácil fazer aquela multidão de israelitas obedecerem às ordens do Todo-Poderoso. Quando, no culto, consigo fazer com que os irmãos dêem ouvidos ao que o Senhor diz, muitos milagres são operados. No entanto, questionar a direção que um servo fiel recebeu não é bom. As considerações do homem atrapalham a execução do plano de Deus (Is 55.8) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Por isso, quando agimos por fé, não devemos fazer comentário algum (2 Co 5.7) visto que andamos por fé e não pelo que vemos, mas tão somente seguir as orientações do Céu, pois obediência traz vitória!

Conclusão

Não importa o número de muralhas que estão barrando seu progresso, nem a espessura delas. Ouça o que a Palavra lhe diz e siga em frente – não retirando nem acrescentando coisa alguma ao que o Senhor afirma -, pois Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Sua Igreja (Mt 16.18) Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Então, seja valente e ouse acreditar no que lhe é revelado, não comparando o conhecimento do homem com o do Senhor, pois o nosso Deus é superior em tudo.

R.R.Soares

Em Cristo 

Marcos Ferreira

29/10/2012

domingo, 28 de outubro de 2012

DEIXANDO A SUA MARCA


Texto-base: 1 Coríntios 9.2
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: Devemos deixar a marca de nosso ministério por onde passar.

INTRODUÇÃO

Quem vive de braços cruzados, não abre a boca para falar do amor divino, não dispensa tempo para o Senhor, não leva um perdido à igreja nem faz o que Jesus ordena deve preparar-se, pois a Bíblia declara que quem soube da vontade do seu patrão e não a realizou receberá a pior sentença.

Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 1 Coríntios 9.2

MARQUE A VIDA DAS PESSOAS COM O SEU MINISTÉRIO

Quem é de Deus deve deixar a marca do seu ministério aonde quer que vá, porque, mesmo que, para os outros, ele não tenha valor, aqueles que ajudar serão a prova de que o Pai o usou. Sendo assim, todos os que amparamos na fé são a evidencia de que, por nosso intermédio, o Senhor falou ou fez algo em favor deles. Porém, os que não fazem nada para o Altíssimo irão surpreender-se no dia do Juízo, pois, como a parábola dos Dez Talentos narra, devolver intacto o que o Todo-Poderoso lhe concedeu não priva alguém de ser enviado para as trevas exteriores, onde haverá tormento eterno (Mt 25.14-30).

Deus, ao batizar-nos com o Espírito Santo, equipa-nos com Seu poder para que realizemos Sua obra. Por isso, não podemos ser tímidos nem descrentes. Afinal, se formos ousados em crer no que o Pai afirmou a nosso respeito, cumpriremos a missão que Ele nos concedeu.

Já quando não damos crédito à autoridade que nos foi outorgada, fazemos um grande mal àqueles que precisam ser abençoados com o revestimento de poder que foi colocado em nós, além de deixarmos de receber as bênçãos, pois é doando aos outros que somos recompensados (Lc 6.38).

CUMPRA, FIELMENTE, A MISSÃO QUE O SENHOR LHE DEU

É fácil nos convencermos de que o Todo-Poderoso está usando a nossa vida, mas onde está a prova? Quantas pessoas podem dizer que, de fato, nós as ajudamos? O Senhor quer que tenhamos instrumentalidade para alcançar, curar e libertar os sofredores; por isso, concedeu-nos o poder que estava sobre Ele para fazermos as mesmas obras que realizou.

A parábola em questão narra a história de um cidadão que recebeu um talento e a ordem do seu senhor era negociar aquilo que obtivera, mas, por preguiça ou por outra inspiração satânica, não fez o que lhe havia sido mandado. No acerto de contas, ele até provou que era honesto e devolveu intacto o talento, mas foi condenado, pois, apesar de sua honestidade, não demonstrou obediência, não cumpriu o que lhe fora ordenado. Consequentemente, foi enviado para as trevas exteriores, onde haverá para sempre ranger de dentes e todo tipo de sofrimento.

CONCLUSÃO

Muitos podem não ver valor algum em você, mas aqueles que receberem sua ajuda provarão que o Senhor não errou quando o chamou para ser dEle. Sua marca deve ser deixada por onde quer que você passe.

Em Cristo
Marcos Ferreira
28/10/2012
By RRSoares


Extraído:

sábado, 27 de outubro de 2012

DÊ ATENÇÃO AO QUE DEUS LHE TEM MOSTRADO


Texto-base: Amós 1.1
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: Devemos estar atento ao que Deus lhe tem mostrado, buscando viver e compartilhar isso.

INTRODUÇÃO

Amós se portou como um verdadeiro profeta antes do terremoto. O que lhe foi mostrado ele revelou não só aos filhos de Israel, mas também a todas as nações em volta dos israelitas. Tais povos agiam de acordo com a vontade do diabo, e, por isso, o Senhor não poderia guarda-los da destruição iminente. Essa mensagem permanece atual e serve para a nossa geração. Quem tem juízo deve afastar-se do adultério, da mentira e de tudo o que é do inimigo.

As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, o que ele viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto. Amós 1.1

VIVA DE ACORDO COM O QUE DEUS LHE TEM MOSTRADO

A mensagem de Amós é atual. Deus estava indignado até com a justiça da época, que, como a de hoje, soltava um ladrão que roubara muito e prendia um infeliz que subtraíra uma sandália, por exemplo. As nossas mãos andam sujas de todo tipo de corrupção, mas nada fica oculto aos olhos de Deus (Pv 15.3).

Nossas atitudes fecham os ouvidos do Senhor e O impedem de agir em nosso favor. Desse modo, passamos por sérias provações. Na catástrofe avisada pelo profeta, muita gente deve ter perdido a vida simplesmente porque não quis ouvir.

Todo pecado faz com que o rosto de Deus se vire para longe de nós e Ele não ouça as nossas petições (Sl 66.18; 1Pe 3.12). A melhor coisa é nos afastarmos das iniquidades, seja adultério, mentira ou qualquer outra prática pecaminosa.

COMPARTILHE COM OUTROS O QUE DEUS LHE TEM MOSTRADO

Se todo servo de Deus revelasse o que lhe é mostrado, vidas poderiam ser salvas, e prejuízos, evitados. Porém, se ele der o recado, e as pessoas não o levarem a sério, a responsabilidade será delas.

Ao lermos o primeiro capítulo do livro de Amós e parte do segundo, veremos que ele foi claro até demais sobre o terremoto que estava chegando. Dois anos depois, aqueles povos viram a confirmação da mensagem dos Céus. Penso que, se eles tivessem atendido à exortação, Deus poderia ter evitado aquele fenômeno da natureza.

Para mim, quando o Senhor nos revela algo que está a caminho, Ele está orientando-nos a busca-lo a fim de que aquilo seja evitado.

CONCLUSÃO

O Altíssimo fica indignado com a conduta de Seus filhos. O melhor é ouvir o conselho dELe e não sair de Sua presença.

Tudo está nu e patente aos olhos dAquele com quem temos de tratar.

Em Cristo

Marcos Ferreira
27/10/2012
By RRSoares
Extraído:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DANDO UM JEITO NO “JEITINHO”


Texto-base: Josué 17.13
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: Devemos evitar o “jeitinho” na sua relação com Deus.

INTRODUÇÃO

O Senhor havia falado ao povo de Israel que ele deveria destruir os habitantes de Canaã. No entanto, como os israelitas se fortaleceram e acreditaram que poderiam obter algum lucro dos cananeus, fizeram desses seus tributários. Essa iniciativa de requerer contribuição financeira dos que moravam na Terra Prometida até poderia parecer boa, mas não era o que o Todo-Poderoso havia determinado, afinal, fazer acordo com o inimigo nunca redundou – e jamais redundará – em sucesso.

E sucedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus, porém não os expeliram de todo. Josué 17.13

O “JEITINHO” É REBELDIA CONTRA DEUS

Quem agir com rebeldia e não cumprir à risca o que o Senhor determina terá problemas. A justiça opera de acordo com as nossas obras. Por isso, para quem ouve o mandamento divino e o segue, a benção vem; mas, para quem não lhe dá importância, o que lhe está reservado é a maldição.

O povo do Senhor errou em não cumprir a ordem que o Altíssimo dera: destruir os que habitavam na Terra da Promessa. Por isso, a prevaricação de Israel custou um alto preço. Hoje, o mesmo acontece com os que não seguem a determinação do Pai, pois a Palavra declara que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23ª) tanto para quem, por exemplo, casa-se com quem não faz parte do Reino do Senhor quanto para os que cometem desonestidade ou adultério.

O cristão que se envolve com os perdidos percebe, mais tarde, que cometeu um grande erro. Afinal, quem não ama o Senhor é capaz de cumprir o que prometeu? Se ele faz pouco caso da Palavra, o que mais pode fazer? Israel, por não ter cumprido a ordenança do Altíssimo, teve muitas dificuldades com os povos que ele decidiu deixar na Terra da Promessa.

O “JEITINHO” NOS AFASTA DAS BÊNÇAOS DE DEUS

O Altíssimo não tinha dito ao Seu povo que fizesse com que os cananeus fossem seus tributários, mas, sim, que os expulsasse de lá. Como não cumpriu o ordenado, Israel teve a ideia de  lhe impor tributo de viver na Terra Santa.

Quem é sábio deve obedecer unicamente ao mandamento divino, pois Satanás gosta de fazer acordos com os homens na tentativa de afastá-los do Onipotente. Aparentemente, os filhos de Israel fizeram um bom negócio. Mas, se, na verdade, Deus quisesse que o povo cananeu pagasse impostos aos israelitas, Ele lhes teria falado isso. O certo é cumprir a real vontade do Pai, e não a permitida, pois quem não cumpre Seu querer cai no laço da iniquidade.

A Palavra declara, em Deuteronômio 28, que o ato de atentar para a ordenança do Senhor ou recusar-se a dar-Lhe ouvidos é o que determina a bênção ou a maldição.

CONCLUSÃO

Devemos ficar atentos ao que fazemos, pois a justiça do Alto opera segundo a nossa obediência, e não quando ignoramos o que nos é ordenado. De Deus não se zomba, e aquilo que o homem fizer é o que terá.

Em Cristo

Marcos Ferreira
26/10/2012
By RRSoares
Extraído:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CUMPRINDO A MISSÃO NO CORPO DE CRISTO



Texto-base: Romanos 12.6
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: Devemos se comprometer em cumprir nossa missão como membros do Corpo de Cristo.

INTRODUÇÃO

O Senhor tem diferentes dons para equipar seu povo para a batalha espiritual. Estamos em guerra contra os principados, as potestades malignas, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade que atuam nas regiões celestiais. Não adianta querermos levantar a bandeira branca, pedindo paz, ou nos declararmos neutros. Somos soldados do bem, convocados pelo Rei dos reis, para fazermos a obra divina. Para isso, duas coisas são necessárias.

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé. Romanos 12.6

USE OS DONS QUE ELE LHE DEU

Para cumprirmos a nossa missão no Corpo de Cristo, foram-nos entregues os dons, ou seja, as habilidades necessárias que devem ser usadas segundo a fé que nos é concedida. Se formos negligentes nessa incumbência, seremos achados em falta, e a Escritura diz que maldito é aquele que faz a obra do Senhor inadequadamente (Jr 48.10).

Viva aos pés do Senhor, orando e meditando na Palavra. Jamais deixe de pedir, pois quem o faz recebe, ou de buscar, para que possa encontrar o que procura; nem também cesse de bater, pois a porta será aberta para você (Mt 7.7). se algo está além da sua capacidade, clame ao Senhor, pedindo-Lhe que o ajude. Faça tudo com a força – o entendimento – que lhe for dada, pois Deus jamais exigirá que você cumpra algo para o qual Ele não o tiver capacitado.

PERMITA-SE SER USADO POR ELE

Somos parceiros do Senhor, o qual é o Comandante, pois Ele sabe planejar e executar Sua boa vontade. O que Ele requer de nós é somente fidelidade e amor com relação a Sua Palavra.

Permitir que Deus use a sua vida é o segredo, mas tentar fazer o Senhor usá-lo é estupidez, pois, dessa forma, você tentaria tomar a direção dEle, e isso não seria possível.

Agora, sempre é preciso que nos esforcemos, pois a carne é fraca e encontra mil razões para deixar os outros realizarem o que a nós foi confiado. O Senhor, em Seu grande amor, atribui-nos tarefas que, se realizadas à Sua vontade, irão dar-nos recompensas por toda a eternidade.

CONCLUSÃO

Em nossos dias, Deus está executando Sua obra da mesma forma como o fez nos dias de Abraão, Moisés, Davi e de tantos outros servos dEle.

Não temos de achar que só eles foram privilegiados ao serem chamados para servirem o Rei eterno; nós também o fomos de modo igual.

Que você não desperdice sua chamada é a minha oração.

Em Cristo

Marcos Ferreira
25/10/2012
By RRSoares


Extraído:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CUIDANDO DA CASA DE DEUS



Texto-base: Mateus 21.13
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: Devemos cuidar de forma adequada da casa de Deus, que é a igreja.

INTRODUÇÃO

Que decepção ver a casa de Deus – que teria de ser um lugar de oração – transformada em covil de ladrões! Essa desilusão, causada pelos que, no passado, deveriam ter mantido o santuário como local de busca ao Senhor, foi grande. Nos dias de hoje, essa tentação continua, infelizmente, a fazer dele um covil de salteadores.

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Mateus 21.13

A CASA DE DEUS É LUGAR DE ADORAÇÃO

É preciso examinar o que tem atraído as pessoas à igreja. Se têm ido à casa do Pai para fecharem negócios, erraram o alvo, pois ela é lugar de libertação e mudança de vida. Se a igreja se tornou um point de moda, um local de negócios ou de se buscar um cônjuge, a mudança foi para pior. Dentro do templo, somente a obra divina pode ser feita, e o respeito por ele deve ser tal, que até mesmo uma simples conversa comercial precisa ser evitada ou repreendida.

Por outro lado, se as pessoas vão à casa de Deus por testemunharem em nosso meio o poder do Senhor em ação, estão, verdadeiramente, atingindo o objetivo. Mesmo assim, se pudermos melhorá-la, bom será para todos.

A CASA DE DEUS É LUGAR DE MANIFESTAÇÃO DO SEU PODER

Precisamos manter o templo puro, longe dos interesses pessoais ou estranhos aos planos divinos. Nele – e em nenhum outro lugar –, devemos encontrar a resposta aos nossos problemas e anseios, o santuário tem de ser um lugar de oração e manifestação do poder de Deus, e não da eloquência pessoal ou de ensinamentos não bíblicos.

É possível que a igreja tenha – em seu rol de membros – políticos e empresários, porém, ela não pode ser politica, e seu púlpito não deve ser usado com outro fim a não ser o de anunciar o Evangelho, pois somente os assuntos do Senhor devem ser tratados em Sua casa.

CONCLUSÃO

Se a igreja pode ser transformada para pior, ela também pode tornar-se um local melhor. Tudo nela deve levar as pessoas à reflexão e à consagração. Por isso, faça da casa de Deus um lugar de operação de Seu poder. Torne-a melhor!

Em Cristo

Marcos Ferreira
24/10/2012
By RRSoares


Extraído:

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CUIDANDO BEM DOS PENSAMENTOS


Texto-base: Provérbios 23.7

Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: Devemos cuidar da nossa mente e dos nossos pensamentos.

INTRODUÇÃO

Cuidado com o que você pensa, imagina, e com aquilo em que crê, pois, invariavelmente, isso acontecerá. Fracassa quem só pensa em coisas negativas e acredita que não pode fazer o que Deus lhe está mandando. Por outro lado, aquele que medita na Palavra e deixa o Espírito dar-lhe sonhos, crendo que pode realiza-los, será bem-sucedido. O certo é deixar o coração ferver de boas palavras.

Porque, como imaginou na sua alma, assim é. Provérbios 23.7

ESVAZIR A SUA MENTE DAS COISAS DO MUNDO

Então, quanto mais você pensar naquilo que tem aprendido acerca da Palavra, mais condição terá de obter sucesso. Porém, se o seu coração vive sobrecarregado de temores e maus intentos, certamente, isso é o que irá ocorrer com a sua vida.

Temos sempre de vigiar a respeito do que tem ocupado o nosso pensar. Sem dúvida, muitas vezes, o que imaginamos acontece porque somos resultado do que a nossa mente produz. Então, o segredo é alimentá-la com o que é agradável, colocar boas sementes e nunca aceitar que algo ruim ocupe a nossa imaginação.

Ao deixar a mente ruminar pensamentos negativos, criamos um cinturão de dificuldades ao nosso redor. O diabo é quem nos faz meditar em suas mentiras e declarar que não podemos cumprir o que o Senhor nos manda (Jo 8.44).

ENCHA SUA MENTE DOS ASSUNTOS DE DEUS

O contrário também é verdade. Meditar na Palavra – e pensar nas coisas positivas – é permitir que o Espírito de Deus nos use para Seu propósitos. Estar sempre diante do Senhor e fazer a Sua vontade são atitudes que nos darão vitória completa.

Quando meditamos no Verbo divino, com a ajuda do Santo Espírito, nosso coração se enche de revelações e ferve com boas palavras (Sl 45.1). esse fogo nos faz um bem muito grande, pois nos dá a garantia de resolvermos qualquer problema em Nome de Jesus.

O segredo é recordarmos o que o Senhor nos tem ensinado. Ao meditarmos sobre o que já aprendemos, alargamos o nosso horizonte e, assim, passamos a ver de modo correto. Esse é o meio certo de sair de qualquer enrascada e ser bem-sucedido em tudo.

CONCLUSÃO

Aquele que se deixa levar por temores, maus pensamentos e desejos proibidos terá uma vida inteira de confusões. Os vitoriosos são aqueles que só sabem se dar ao bem. Então, só imagine coisas boas (Fp 4.8).

Em Cristo

Marcos Ferreira
23/10/2012
By RRSoares

Extraído:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CUIDANDO BEM DO QUE DEUS LHE DEU



Texto-base: Provérbios 27.23
Objetivo geral: Doutrinário

Propósito específico: Devemos ser um bom mordomo do que Deus nos deu.

INTRODUÇÃO

Viver de modo irresponsável traz maus resultados. Por exemplo, uma das consequências do descuido é a possibilidade de sua fonte de renda secar. Sempre há algo que precisa ser feito para que seu suprimento não sofra uma quebra. Quando você põe o coração sobre o “gado” – seus bens –, descobre falhas que, se continuarem, irão dar-lhe prejuízos. Por isso, por mais garantida que pareça ser a origem dos seus recursos, um pouco de aperfeiçoamento ajudará bastante. O senhor quer a sua prosperidade, e não a sua derrota (Sl 1.3).

Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado. Provérbios 27.23

CUIDE BEM DA SUA FAMÍLIA

A vida conjugal, da mesma forma que uma plantação, precisa ser cultivada. No entanto, muitos casamentos acabam em divórcio porque o cônjuge é deixado de lado. Ter uma pessoa para apenas satisfazer suas necessidades é um erro.

Quando começam a surgir as “ervas daninhas”, os pensamentos errados, os desejos pecaminosos e o esfriamento conjugal, então, é hora de arrancar esses “matos” para que a “planta” não sofra danos.

Mas o irresponsável não vigia, e maus resultados lhe sobrevêm por causa de seu abandono.

CUIDE BEM DOS SEUS BENS

Como andam as suas “ovelhas” – sua fonte de renda? Elas lhe dão lã, carne e também filhotes? Ser gentil para com todos é o mínimo que precisamos fazer. No entanto, com as ovelhas necessitamos fazer. É necessário vermos o estado delas e se o que recebem de nós garante a continuidade do negócio. Não deixe que haja uma ruptura ou que seque a fonte da qual você tira o seu sustento. Examine o rebanho todo, medite sobre o que deve ser melhorado, observe as instalações de seu empreendimento, a aparência de seus empregados e a maneira como seus clientes são atendidos. Se houver falhas, você mesmo será o prejudicado e terá de pagar a conta.

Neste mundo, tudo está em transformação. Algumas coisas no entanto, têm mudado mais rápido do que se imagina. Por isso, não confie no entendimento que você tem da sua fonte de renda, mas estude, ore e busque a sabedoria do Alto. Com a ajuda do Senhor, você resolverá antecipadamente muitos problemas que lhe tirariam a paz.

CONCLUSÃO

Ao nos dar o conselho acima, o Senhor mostra que deseja a nossa prosperidade. Quem busca recebe, e quem aplica o que lhe é ensinado, sem dúvida, irá tornar-se um vencedor.

Lembre-se de que Deus é o seu Sócio em todo empreendimento, pois a décima parte é dEle. Ninguém tem o direito de diminuir o que pertence ao Pai, afinal, Ele destinou o dízimo à manutenção da Sua obra. Sem dúvida, o Senhor dará toda a assistência para quem nEle coloca a confiança e Lhe obedece.

Em Cristo

Marcos Ferreira
22/10/2012
By RRSoares
Extraído: