sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CUIDADO COM OS ÍMPIOS

Texto-base: Provérbios 17.23
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: Devemos estar atentos aos ímpios que se aproximam e tentam tirá-lo dos caminhos do Senhor.

INTRODUÇÃO

O ímpio não é somente o perdido, mas também alguém que se mistura ao povo da igreja e não obedece à Palavra. A maneira cativante como fala faz com que seja parecido com aqueles que vivem piedosamente. Ele se apresenta como vitorioso, normalmente é muito educado e está sempre pronto não só para elogiar, mas também para dar o mau exemplo. Como identificar o ímpio?

O ímpio tira o presente do seio para perverter as veredas da justiça. Provérbios 17.23

O ÍMPIO CONHECE, MAS NÃO PRATICA A PALAVRA

Temos o costume de chamar os pecadores de ímpios, mas eles são mais do que isso, pois ainda estão debaixo do julgo escravizador do inimigo. Não é o caso dos que alegam conhecer o Evangelho. É, portanto, por suas ações que aquele que se diz cristão mostra se é ou não ímpio.

Em nosso meio, há muitas dessas pessoas. Elas têm uma maneira cativante de falar, parecem-se com gente santa e vitoriosa, de modo geral, nunca ofendem, estão sempre prontas a elogiar e a dar o mau conselho. Quem as escuta terá pervertidas as veredas da justiça em sua vida. O resultado disso será o fracasso, e, se não houver mudança de comportamento, virá a destruição final.

O ÍMPIO É COMO LOBO EM PELE DE CORDEIRO

Quem não respeita a Palavra é ímpio, pois não há impiedade maior que desrespeitar o que o Senhor tem estabelecido como padrão de conduta para Seus filhos. O ímpio frequenta as nossas reuniões, canta os nossos hinos, anota as pregações, mas nunca obedece aos preceitos divinos e não tem respeito pelos mandamentos.

Sem duvida, podemos afirmar que há muitas dessas pessoas em nosso meio. Elas são perigosas, porque, em um momento de fraqueza, conseguem colocar, no coração dos incautos, decisões e caminhos exatamente opostos àqueles que o Senhor deseja. Fugir dos ímpios é uma boa decisão (Sl 1).

O pior é que, por essas pessoas serem, muitas vezes, bem-sucedidas, os novatos no Reino de Deus são tentados a pensar que elas servem o Senhor. Dessa forma, esses novos crentes são influenciados a viverem de modo liberal, pois descobriram um meio de servir a Deus e conseguir as bênçãos.

É exatamente nisso que reside o perigo.

CONCLUSÃO

Quem pautar seu procedimento no exemplo que essas pessoas dão verá, quando abrir os olhos, que as veredas da justiça foram pervertidas em sua vida. Deus não terá por inocente quem se mirar nos ímpios, porque Ele determinou que olhássemos para Jesus, o Autor e Consumador da fé (Hb 12.1,2).

O resultado de seguir os maus exemplos dos ímpios é inexoravelmente a derrota total. Pondere bem e veja qual é a sua situação enquanto é tempo (Is 55.6).

Em Cristo

Marcos Ferreira
19/10/2012
By RRSoares

Extraído:

Nenhum comentário: