sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DANDO UM JEITO NO “JEITINHO”


Texto-base: Josué 17.13
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: Devemos evitar o “jeitinho” na sua relação com Deus.

INTRODUÇÃO

O Senhor havia falado ao povo de Israel que ele deveria destruir os habitantes de Canaã. No entanto, como os israelitas se fortaleceram e acreditaram que poderiam obter algum lucro dos cananeus, fizeram desses seus tributários. Essa iniciativa de requerer contribuição financeira dos que moravam na Terra Prometida até poderia parecer boa, mas não era o que o Todo-Poderoso havia determinado, afinal, fazer acordo com o inimigo nunca redundou – e jamais redundará – em sucesso.

E sucedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus, porém não os expeliram de todo. Josué 17.13

O “JEITINHO” É REBELDIA CONTRA DEUS

Quem agir com rebeldia e não cumprir à risca o que o Senhor determina terá problemas. A justiça opera de acordo com as nossas obras. Por isso, para quem ouve o mandamento divino e o segue, a benção vem; mas, para quem não lhe dá importância, o que lhe está reservado é a maldição.

O povo do Senhor errou em não cumprir a ordem que o Altíssimo dera: destruir os que habitavam na Terra da Promessa. Por isso, a prevaricação de Israel custou um alto preço. Hoje, o mesmo acontece com os que não seguem a determinação do Pai, pois a Palavra declara que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23ª) tanto para quem, por exemplo, casa-se com quem não faz parte do Reino do Senhor quanto para os que cometem desonestidade ou adultério.

O cristão que se envolve com os perdidos percebe, mais tarde, que cometeu um grande erro. Afinal, quem não ama o Senhor é capaz de cumprir o que prometeu? Se ele faz pouco caso da Palavra, o que mais pode fazer? Israel, por não ter cumprido a ordenança do Altíssimo, teve muitas dificuldades com os povos que ele decidiu deixar na Terra da Promessa.

O “JEITINHO” NOS AFASTA DAS BÊNÇAOS DE DEUS

O Altíssimo não tinha dito ao Seu povo que fizesse com que os cananeus fossem seus tributários, mas, sim, que os expulsasse de lá. Como não cumpriu o ordenado, Israel teve a ideia de  lhe impor tributo de viver na Terra Santa.

Quem é sábio deve obedecer unicamente ao mandamento divino, pois Satanás gosta de fazer acordos com os homens na tentativa de afastá-los do Onipotente. Aparentemente, os filhos de Israel fizeram um bom negócio. Mas, se, na verdade, Deus quisesse que o povo cananeu pagasse impostos aos israelitas, Ele lhes teria falado isso. O certo é cumprir a real vontade do Pai, e não a permitida, pois quem não cumpre Seu querer cai no laço da iniquidade.

A Palavra declara, em Deuteronômio 28, que o ato de atentar para a ordenança do Senhor ou recusar-se a dar-Lhe ouvidos é o que determina a bênção ou a maldição.

CONCLUSÃO

Devemos ficar atentos ao que fazemos, pois a justiça do Alto opera segundo a nossa obediência, e não quando ignoramos o que nos é ordenado. De Deus não se zomba, e aquilo que o homem fizer é o que terá.

Em Cristo

Marcos Ferreira
26/10/2012
By RRSoares
Extraído:

Nenhum comentário: