quinta-feira, 23 de agosto de 2012

12. A QUEM AGRADAR


Texto-base: 1 João 4.5
Devemos estar atento em atender às expectativas de Deus, e não às das pessoas.
Introdução:
É fato que um profeta do Senhor nem sempre é bem acolhido. Os falsos profetas são conhecidos por fazerem a própria obra em detrimento da obra de Deus, alcançando, com isso, algum êxito. Contudo, nem, sempre o sucesso na vida das pessoas é sinal de que estão agradando ao Senhor.
Do mundo são; por isso, falam do mundo, e o mundo os ouve. I João 4.5
1- ATENDA ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS, E NÃO ÀS DAS PESSOAS
·       Jesus provou, na pele, a rejeição do Seu povo. Em Nazaré, onde fora criado, Ele sequer conseguiu fazer milagres, a não ser curar alguns poucos a imposição das mãos. Isso O fez ficar boquiaberto com a má recepção que teve no meio dos Seus e com a incredulidade deles.
·       Já os falsos profetas, aqueles que fazem a própria obra, e não a do Senhor, são adorados por muita gente. Via de regras, são carismáticos, falam com autoridade e não se importa muito com o que aqueles que os seguem fazem. Por acreditarem que o fim justifica os meios, o que lhes interessa é o sucesso, o qual, para eles, faz a diferença.
·       É trabalhoso vencer andando corretamente, mas é mais fácil obter êxito torcendo a verdade. As pessoas do mundo, por não conhecerem a Palavra de Deus, estão prontas para seguirem alguém que não seja rigoroso, ou apegado a sã doutrina.
2- CREIA QUE A MAIOR RECOMPENSA VIRÁ NO FINAL
·       Duas perguntas: se sabemos que a nossa passagem pela terra é curta e, se não agirmos corretamente, não passaremos ileso pelo juízo, por que não tomamos atitudes acertadas¿ Adianta ser aplaudido, construir um verdadeiro império, se os olhos do Senhor, os quais são como chamas de fogo, serão postos sobre nós um dia¿
·       Cristo nos advertiu que mandará apartar-se dEle todo aquele que pratica a iniqüidade e ordenará que os que não vivem segundo a Palavra de Deus sejam destinados ao lago de fogo e enxofre (Mt 25.31-46).
·       Todo aquele que tiver juízo deve esforçar-se para não ser achado em falta. Quem fizer o que não lhe foi mandado não terá outro destino a não ser ir para o mesmo lugar onde o diabo, seus anjos, o falso profeta, a besta e todos os pecadores que não se arrependerem serão atormentados de dia e de noite por toda a eternidade.
·       Quem é do mundo fala do que o mundo gosta e, por isso, recebe a atenção dos que estão nele. No entanto, os verdadeiros servos do Senhor não se afastam das Escrituras, falam sobre elas e vivem segundo os padrões descritos nelas. Estes viverão bem aqui e para todo o sempre.
Conclusão
·       De que adianta alguém ser aclamado como um grande personagem, mas ficar à esquerda do Pai no Dia do acerto de contas¿ Só uma coisa deve ocupar nosso dia a dia: verdadeiramente servir a Deus.
Mt 25.31-46 è E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
.
R.R.Soares
Em Cristo
Marcos Ferreira

Nenhum comentário: