domingo, 30 de setembro de 2012

50. COMO VENCER O PECADO


Texto-base: Romanos 6.6
Objetivo geral: Exortação

Propósito específico: o ouvinte deverá conhecer o que a Palavra diz a respeito do pecado e renunciá-lo.

INTRODUÇÃO

A grande tragédia da humanidade, em todas as gerações, tem sido a submissão ao pecado, e, por isso, reinam com plena liberdade as consequências dele: enfermidades, misérias, vícios, etc. Como, entretanto, podemos ficar livres dessa “sina” que parece ser irreversível?

Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6.6

RENUNCIE O VELHO HOMEM

Nosso velho homem era escravo do pecado por causa de nossa natureza de Adão – o qual, cobiçando ser igual a Deus, não confiou na Palavra dEle, traiu o Senhor e desobedeceu-Lhe, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Entretanto, ao termos conhecimento de que o nosso velho homem foi com Jesus crucificado quando O recebemos como Senhor de nossa vida, somos libertos do domínio do pecado!

Esse entendimento, contudo, não pode ser apenas teórico. Precisamos crer nessa revelação da Palavra, pois é a única maneira de não deixarmos o pecado reinar em nossa vida.

TENHA UMA NOVA VIDA EM JESUS

Alguém que cometa sempre os mesmos erros, se souber que a velha natureza (a qual é caída e submissa ao inimigo) foi crucificada com o Senhor, terá forças para não mais deixar que ela o domine.

Da mesma forma, as pessoas que se esforçam para se livrar de tentações, mas não conseguem, precisam saber que, ao aceitarem Jesus como Salvador farão parte dessa bênção de terem sido crucificadas com Ele e de não mais terem de se curvar diante de pecado algum.

Esta é a promessa da Palavra em 2 Coríntios 5.17:Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

CONCLUSÃO

Em Romanos 6.6, aprendemos que o corpo do pecado, com o qual já nascemos, foi desfeito. Então, aleluia! Estamos livres do cativeiro, não precisamos viver no erro nem permitir que o diabo nos toque. A inclinação para o erro que o inimigo pôs sobre o homem não existe em quem aceita o Salvador.

A escritura diz que tudo isso foi feito para que não sirvamos mais o pecado. É assim que o Pai quer que você viva: liberto! Então, agora mesmo, detecte em que o maligno o tem usado: em pensamento, em palavras, em ações, omissões, etc. Depois, tome a decisão de que, de hoje em diante, sua vida será comandada pela Palavra, pois seu velho ser foi crucificado com Jesus.

Em Cristo

Marcos Ferreira
30/09/2012
By RRSoares

sábado, 29 de setembro de 2012

49. COMO SER ALGUEM MELHOR AMANHÃ



Texto-base: Salmo 103.5
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: o ouvinte deverá agir da forma correta hoje para ser alguém amanhã.

INTRODUÇÃO

Esse versículo traz uma revelação de como as vitórias são obtidas: nossa palavra faz o poder de Deus operar em nosso favor. O Senhor promete encher a nossa boca de bens, isto é, dons e habilidades, com os quais seremos curados e libertos do envelhecimento precoce, da paralisia que envolve a mente quando avançamos na idade e do imobilismo adquirido por termos tentado várias vezes algo, sem jamais conseguirmos a vitória. Nós somos o que dissemos ontem; amanhã, seremos o que tivermos falado hoje.

Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia. Salmo 103.5

GUARDE EM SEU CORAÇÃO OS DONS QUE DEUS TEM CONCEDIDO A VOCÊ

Na passagem bíblica, Deus diz, claramente, que encherá a nossa boca de bens – dons. Entretanto, quem não cumprir as orientações do Céu ficará com a boca vazia. Em seu desespero para livrar-se de algum infortúnio ou conseguir alguma resposta às suas orações, o cristão (palavra cujo significado é parecido com Cristo) passará a orar, chorar, reclamar e até colocar o Senhor “contra a parede”, exigindo libertação. Contudo, quando uma boca está cheia de bens, basta abri-la para que o poder divino faça a obra.

Onde o Todo-Poderoso põe esses bens com os quais enche a nossa boca? Em nosso coração (Lc 6.45). Com esses bens – dons – armazenados em nosso interior, temos condições de repreender o inimigo e chamar à existência as bênçãos celestes. Por meio deles, passamos a falar positivamente, a transmitir fé a quem vem pedir nosso auxilio e a mudar nossa família. Com esses dons, somos curados, despertamos para a vida, enxergamos as oportunidades e nos rejuvenescemos.

USE A AUTORIDADE QUE DEUS COLOCOU EM SEUS LÁBIOS

Como perdem bênçãos as pessoas que não prestam atenção ao que o Senhor diz! Já vi muitas clamarem de forma errada pela promessa declarada no final do versículo citado, mas não é essa a orientação que recebemos dEle. Deus não garante encher o nosso bolso de bens; a promessa diz respeito a nossa boca, à nossa confissão. Ao darmos ouvidos ao que as Escrituras afirmam, conseguiremos fazer proezas. No entanto, se desprezarmos as orientações divinas, passaremos a vida a clamar sem nada receber.

Uma boca que faz a confissão correta dá muita alegria a quem a possui e aos que dela dependem. Mas a que fala o que quer, mesmo que o seu dono viva em oração e jejum, não produz beneficio para ninguém. O que confessa corretamente faz o poder de Deus operar em nosso favor. Portanto, o melhor é aprender a falar de acordo com a Palavra do Senhor, pois assim, colocaremos a Autoridade do Altíssimo atuando em nosso benefício.

CONCLUSÃO

A sua boca está cheia de que? Se estiver repleta de confissões erradas, ponha fim a essa conversa de que você não pode nem vai conseguir. Decida hoje o que, no Senhor, você será amanhã.


Em Cristo

Marcos Ferreira
29/09/2012
By RRSoares

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

48. COMO AS PESSOAS O ENXERGAM


Texto-base: João 4.19
Objetivo geral: Doutrinário

Propósito específico: o ouvinte deverá viver de uma forma que os outros o vejam como uma pessoa de Deus.

INTRODUÇÃO

Era meio-dia, e as mulheres de má fama iam buscar agua na fonte de Jacó (Jo 4.6-15). Se Jesus fosse um desses irresponsáveis obreiros da iniquidade, o que teria dito aquela senhora a respeito do Mestre? No entanto, o Salvador levou-a ao entendimento espiritual correto, e ela confessou que O via como profeta. Como isso acontece com você?

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. João 4.19

COMO ERA VISTOS OS HOMENS DE DEUS NA BÍBLIA

Como é bom quando as pessoas veem em nós a unção divina! A sunamita reconheceu que Eliseu era um homem de Deus pelo seu procedimento (2Rs 4.8-10). Que tipo de pessoa os outro veem em você? Você se preocupa com o que veste, o que fala, com o seu olhar, sua aparência, enfim, tudo a seu respeito?

Eliseu tinha a postura de alguém comprometido com a obra do Senhor, por isso deu bom testemunho e demonstrou ter o amor de Deus. Consequentemente, a maior recompensa que o profeta teve não foi o quarto, construído especialmente para ele, nem o comentário que aquela senhora fez ao marido de que Eliseu era verdadeiramente um servo do Altíssimo, mas aquilo que lhe está preparado e receberá no grande Dia das mãos do único e verdadeiro Juiz.

COMO AS PESSOAS VEEM VOCÊ HOJE?

Qual será a recompensa de quem se deixou ser visto como alguém comprometido com o pecado? Se as suas roupas causam escândalo, ai de você! Jesus, em Sua Palavra, adverte-nos: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem no pescoço uma pedra de moinho, e fosse lançado ao mar; do que fazer tropeçar um destes pequenos (Lc 17.1,2). É claro que o suicídio é algo que ninguém deve cometer, pois a ordem: Não matarás (Êx 20.13) refere-se também a quem se mata. Mas aquele que faz desviar um discípulo sequer do Mestre comete o pior dos erros.

Quando você fecha um negócio, o que a outra parte diz a seu respeito? Quem vende tem o direito de obter lucro, pois esse é o seu salário pelo trabalho despendido. Contudo, enganar, lesando outrem, é algo que as pessoas de bem nunca devem fazer. Se alguém o vê como um espertinho, muito cuidado! O Todo-Poderoso enxerga melhor que as demais pessoas.

CONCLUSÃO

Cuidado com a opinião dos outros. Somos as cartas vivas de Cristo, as quais devem ser lidas por todos (2 Co 3.1-5).


Em Cristo

Marcos Ferreira
28/09/2012
By RRSoares

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

47. COMECE HOJE A MUDAR O AMANHÃ


2 Reis 23.8
Devemos fazer as mudanças necessárias em nossas  vidas hoje para colher os resultados no futuro.
Aos oito anos, Josias foi coroado rei de Judá. Ele agiu como um homem temente a Deus e criou um reavivamento sem precedente em sua nação, tornando-se, assim, o exemplo de pessoa que o Senhor procura para ser Seu adorador.
A oportunidade de fazermos algo para o Altíssimo é agora.
Quem se compromete com o mundo não pode ser usado pelo Pai.
Josias trouxe todos os sacerdotes das cidades de Judá e, desde Geba até Berseba, profanou os altares onde os sacerdotes haviam queimado incenso. Derrubou os altares idólatras junto às portas, inclusive o altar da entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que fica à esquerda da porta da cidade. 2 Reis 23:8
REALIZE AS MUDANÇAS NECESSARIAS
Apesar de Ezequias, avô do rei Josias, ter sido um grande homem de Deus, seu filho, Manassés, foi um grande servo do diabo, pois instituiu, promoveu e apoiou a idolatria em Canaã. Amom, o pai de Josias, reinou somente dois anos em Judá. Por fazer o que era mau aos olhos do Senhor, morreu muito jovem – com apenas 24 anos. O povo, então, coroou Josias como rei, apesar de este ter apenas oito anos. Logo ele mostrou que tinha maturidade suficiente para ser o soberano de Judá, pois empreendeu uma verdadeira revolução de costumes, levando seu povo a se aliançar com o Altíssimo.
A leitura do livro da lei impactou Josias; por esse motivo, ele decidiu levar o povo de Israel a buscar o Senhor. Além disso, mandou desfazer o que os seus antecessores haviam feito de errado: os altares e demais imagens que incentivaram o culto a baal. Não tardou para que um despertamento espiritual ocorresse em seu território. Ele, então, provou que uma pessoa bem intencionada pode mudar toda uma nação.
MUDE O FUTURO COMEÇANDO PELO PRESENTE
Esse é o tipo de pessoa que agrada a Deus. Josias buscou o Senhor, tomou decisões acertadas e, em pouco tempo, o culto ao demônio era apenas uma triste lembrança no meio dos israelitas. Hoje, Deus procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade (No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:23-24) – aqueles cujos corações estejam em Suas mãos e cumpram Sua Palavra.
O segredo é entender que a oportunidade de realizar algo para o Senhor é agora. O rei Josias não esperou que o povo compreendesse que a idolatria era errada, mas deu o exemplo, mandando destruir os utensílios que serviam de laço para o envolvimento maligno.
CONCLUSAO
Ninguém deve esperar ouvir uma voz dos Céus ordenando fazer o que é correto. O que estiver escrito na Bíblia deve ser logo aceito e praticado. É assim que se agrada a Deus. Por outro lado, fazer pouco caso das advertências divinas, não se submeter ao Senhor e deixar-se levar pelas tentações roubam-nos a oportunidade de conhecer Aquele que é o criador de todas as coisas, o Deus bom, puro, o qual pode sempre resolver os nossos problemas.
RRSoares
Em Cristo
Marcos
27/09/2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COLHENDO OS FRUTOS DA PALAVRA DE DEUS


Texto-base: Rute 3.17
Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: o ouvinte deverá compartilhar o que aprendeu e obedecer ao que Deus tem-lhe dado em Sua Palavra.

INTRODUÇÃO

Além das outras obras que o Senhor faz por nós, Ele não quer que voltemos de mãos vazias para os que dependem de nós. Boaz – um tipo de Cristo, o nosso Resgatador – fez por Noemi, por intermédio de Rute, o que estava determinado. Há muita coisa escrita a nosso respeito, a qual não se cumprirá se não formos ao campo de Cristo “catar as espigas que caíram ao chão ou não foram colhidas”. Não basta assistir aos cultos e alegrar-se com as mensagens ouvidas; temos de ir à Palavra e buscar o que de graça, é concedido a nós.

Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra (Rute 3.17).

COMPARTILHE O QUE DEUS TEM DADO A VOCÊ NA PALAVRA

Deus nunca aprovou o egoísmo. Ao contrario, Ele nos abençoa para que possamos abençoar os outros. Lembre-se de que aquele que não cuida dos seus é pior do que o infiel (1Tm 5.8). Se o Pai abençoasse somente a nossa vida, estaria instigando-nos a pensar somente em nós.

No entanto, assim como Boaz fez a Rute, e esta à sua sogra, o Senhor nos concede Suas bênçãos para que também abençoemos os nossos entes queridos, pois é norma bíblica o Senhor dar salvação a nós e à nossa casa (At 16.31).

Como um tipo de Cristo, Boaz fez bem a Noemi por intermédio de Rute, e o mesmo Senhor deseja fazer aos que pertencem à nossa família e ao nosso povo. Todo alimento que encontramos na Palavra é, de iqual modo, para sustento dos nossos.

OBEDEÇA AO QUE DEUS TEM DADO A VOCÊ NA PALAVRA

Boaz não foi bonzinho, mas, sim obediente ao que estava escrito. O mesmo deve ocorrer conosco. Agir estritamente dentro do que foi determinado pelo Senhor faz-nos um bem muito grande e cumpre o propósito divino. Na Palavra de Deus, encontramos as orientações para cumprirmos o mandamento; desse modo, seremos recompensados.

Como é bom estar na casa de Deus para participar dos cultos e ouvir as pregações, que são de suma importância! Mas também “catar as espigas ao chão ou deixadas de serem colhidas” é recompensador, pois o Altíssimo decretou que elas pertenceriam a quem delas necessitasse (Dt 24.19). Há muitas coisas determinadas a nós, as quais se cumprirão se formos ao campo de Cristo recolher o que caiu ou foi deixado para os carentes.

CONCLUSÃO

A atitude de Boaz fez Noemi sentir que ele respeitava a Lei. Ela instruiu Rute a se chegar a Boaz para que a bênção se completasse – o que, realmente, aconteceu, porque, tempos depois, Rute veio a ser bisavó do rei Davi.

Assim também, meu irmão, seu encontro com a Palavra e a obediência a Ela farão com que frutos grandes e permanentes sejam dados à sua descendência. Então, seja sábio e desfrute do melhor de Deus, pois seu encontro com o Senhor produzirá nas próximas gerações frutos que o seguirão por toda a eternidade.


Em Cristo
Marcos Ferreira
26/09/2012
By RRSoares

terça-feira, 25 de setembro de 2012

45. CHAMADOS PARA UMA NOBRE MISSÃO


Texto-base: Esdras 3.2
Objetivo geral: Consagração

Propósito específico: o ouvinte deverá descobrir o chamado de Deus para sua vida e responder a essa convocação.

INTRODUÇÃO

Moisés havia entregado o recado de Deus, e centenas de anos se passaram, até que um grupo de pessoas decidiu levantar-se para cumprir a Palavra. Hoje, quando dois ou três se reúnem em Nome do Senhor, Ele Se faz presente (Mt 18.20).

E levantou-se Jesua, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na Leis de Moisés, o homem de Deus. Esdras 3.2.

DEUS TEM UMA MISSÃO PARA CADA UM DE NÓS

O altar de Deus deve ser edificado em cada coração. Sua obra, no entanto, não é feita por um só, mas, sim por aqueles que Ele chama para se ajuntarem e cumprirem o que está escrito. O Altíssimo tem levantado pessoas para edificarem Seu altar por todo o mundo. Quem ouvir Seu chamado e atender a ele não perderá seu galardão.

A Palavra, profetizada pelo servo do Senhor, haveria de encontrar um ou vários corações que creriam nEla. Nas Escrituras, há muitas profecias esperando alguém que tão somente ouse crer nelas. Quem der ouvidos ao Senhor será brilhantemente usado por Ele.

Deus fala para o presente e o futuro. No caso específico do altar, já se haviam passado algumas centenas de anos desde que a palavra fora dada, mas, por ser do Criador, continuava firme. Tudo o que foi profetizado, no tempo certo, irá concretizar-se, dependendo apenas de existir quem creia na Palavra e A pratique. Benditos são os que cumprem o dito do Senhor.

DEUS ESPERA UMA RESPOSTA DE CADA UM DE NÓS

Existe uma força muito grande no meio de dois ou três que se reúnem em Nome de Jesus sobre qualquer declaração do nosso Deus – Ele próprio  Se faz presente. Então, será impossível o inferno impedir que a obra seja feita, pois o próprio Senhor cuidará de todos os detalhes.

Que dias maravilhosos teríamos sobre toda a face da terra, se as pessoas cultuassem, verdadeiramente, com suas palavras e obras, o único e verdadeiro Deus. Em vez de bombas, fome, doenças, adultérios e tantas outras coisas ruins, haveria amor, prosperidade, amizade e tudo o que há de bom na vida.

O exemplo ensinado no texto nos mostra que a obra divina deve ser realizada por um grupo. Alguém é levantado para liderar, e outros o são para ajudar.

CONCLUSÃO

Ouça a voz de Deus, o qual busca adoradores que O adorem em espírito e em verdade (Jo 4.23,24) e se disponham a sofrer pela Sua causa (Mt 5.10). Esses serão, sem dúvida, galardoados. Que você seja um deles é a minha oração.

Em Cristo
Marcos Ferreira
25/09/2012
By RRSoares

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

44. CHAMADOS PARA REINAR


Texto-base: 1 Corintios 4.8
Objetivo geral: consagração

Propósito específico: O ouvinte deverá tomar posse da autoridade que Deus lhe deu para reinar no mundo espiritual.

INTRODUÇÃO

Na Escritura Sagrada, está escrito acerca de nosso reinado sobre o mal, e essa palavra jamais será anulada. É preciso reinar em prol do Evangelho, para a gloria de Deus. Não devemos simplesmente, dizer que somos vitoriosos em todas as situações, mas continuarmos a sofrer. Precisamos fazer valer nossos direitos em Cristo. Muitas pessoas necessitam que os gentios filhos de Deus se levantem para ajuda-las, e o Senhor não tem outros, a não ser nós, o Seu povo.


"Já estais fartos! Já estáis ricos! Sem nós reinais! E prouvera Deus reinásseis pra que também nós reinemos convosco!.” 1 Coríntios 4.8

VOCÊ FOI CHAMADO PARA REINAR

Umas das grandes revelações do que somos neste mundo está nesse versículo: devemos reinar – sobre nossa vida, família, nossos bens e sobre tudo o que o Senhor colocar em nossas mãos.
Entretanto alguns, por não saberem disso, vivem com as mãos estendidas, suplicando favores dos Céus, como se não fossem autorizados a serem pessoas dotadas de poder nessa vida. Ao nos chamar para ser parte de Seu povo, o Altíssimo nos constituiu autoridades espirituais.

O demônio que os sete filhos do sumo sacerdote judaico chamado Ceva tentaram expulsar, mas não conseguiram (Atos 19:13-16 Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! "  Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: "Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? " Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos), disse que conhecia Jesus e sabia quem era Paulo. O apostolo jamais falhou em expulsar espíritos malignos, pois eles sabiam que Paulo era do Senhor e, portanto, tinha autoridade sobre eles. O mesmo inimigo sabe a nosso respeito, mas muitos não compreendem isso.

VOCÊ RECEBEU AUTORIDADE PARA REINAR

Fomos investidos de autoridade para expulsar todos os demônios e curar toda sorte de enfermidades das pessoas (leia Mateus 10.1 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.
; Marcos 16:16-18  Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.  Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados"; Lucas 10.19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano).

Acorde, irmão! Hoje é o seu dia de brilhar. Busque o Altíssimo, clame pelos seus direitos e peça direção a Ele. Creia que Deus revelará, pela Palavra, qual é a vontade dEle para sua vida. Então, para a glória do Senhor, exerça seu reinado, mas não imite os irmãos insensatos os quais pensam que é possível servir a dois senhores. Deixe Mamom (o dinheiro) e os outros pseudodeuses e sirva somente ao único e verdadeiro Deus. Ao assumir seu lugar em Cristo, o Pai assumirá o lugar de Confirmador da palavra do Seu servo.

CONCLUSÃO

Enquanto não tiver certeza de que Ele o fez vitorioso, ou quer torna-lo alguém de destaque no mundo espiritual o qual refletirá aqui na terra, você continuará oprimido e cheio de problemas.

Quem foi constituído rei deve reinar em prol da obra de Deus. Quem reina é soberano sobre todas as coisas. E prouvera Deus reinásseis, Paulo escreveu.
RRSoares
Em Cristo
Marcos Ferreira
24/09/2012

domingo, 23 de setembro de 2012

43. CHAMADOS PARA GLORIFICAR O SENHOR


Texto-base: Gálatas 6.3

Objetivo geral: Doutrinário

Propósito específico: o ouvinte deverá compreender que a glória de Deus é o alvo maior da vida daquele que serve ao Senhor.

INTRODUÇÃO

A pior coisa que pode acontecer a um cristão é ele ser usado pelo Senhor e, depois, achar que a obra ocorreu por causa de si mesmo. Quem toma para si a glória de Deus impede a operação divina em sua vida.

Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6.3.

A HONRA, A GLÓRIA E O PODER PERTENCEM SOMENTE AO SENHOR

Aquele que se convence de que é alguma coisa engana-se a si mesmo. Na verdade, Deus nos usa e nos promove; é o Seu amor que nos escolhe, não o nosso merecimento. A presunção é uma operação fortíssima do adversário, e muitos são levados por ela.

Quando o Altíssimo nos escolhe, Ele tem a intenção de nos usar para Seus propósitos e, pela Sua graça, dá-nos condições para executarmos Sua obra. Agora, se o que realizamos for pequeno ou gigantesco, a glória será sempre do Senhor. Em Sua infinita misericórdia e Seu amor, Ele nos concede recursos para fazermos o que Lhe agrada.

Em qualquer situação, o certo é dar ao Pai o louvor que os outros nos dirigem e, no coração, reconhecer que, sem Ele, nada seria feito.

Há versículo nas Escrituras os quais nos advertem que o Senhor não divide Seu louvor com ninguém (Is 42.8). Aquele que recebe para si a glória de Deus paralisa o agir divino. Bom mesmo é dedicar ao Altíssimo o devido louvor pelo que foi realizado, para que nossa alma seja inundada com a presença do Senhor.

O SENHOR TEM PRAZER EM USAR AQUELES QUE O GLORIFICAM

Quando entendemos isso, podemos esperar que Ele nos use ainda mais. Temos de ser fieis em tudo, pois, partindo de nós mesmos, nada podemos fazer.

Tenho passado horas diante de Deus, suplicando a Ele que me dê uma mensagem ou me use em oração a fim de que os doentes sejam curados, os oprimidos sejam libertos, e o povo se renda a Ele. Não será correto se, quando essas orações forem respondidas, envaidecer-me e dizer a todos que aquilo aconteceu por causa da minha santidade ou de algum poder meu. Enganar a si mesmo é o pior dos erros.

No livro de Josué, está escrito que Deus começou a elevar Josué diante do Seu povo. Ele é quem nos deve promover, e não nós mesmos ou o demônio. Sendo Seu plano, um só milagre será capaz de sacudir toda a nação e o próprio mundo. O melhor é se deixar ser usado, e, ao agir assim, ficar humilde e dar a glória a quem verdadeiramente deve recebe-la.

CONCLUSÃO
Tenho certeza de que é tão somente o amor do Pai que nos chama para realizarmos Sua obra. Nela, teremos sucesso e seremos usados por Ele para que vidas sejam mudadas, tiradas das drogas, dos erros e das mãos do inimigo.

A Ele sempre devemos dar o louvor, a glória e os nossos sinceros agradecimentos.


Em Cristo
Marcos Ferreira
23/09/2012
Extraído:
Livro 180 Esboços

sábado, 22 de setembro de 2012

42. CASAMENTO: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?


Texto base: Rute 1.9

Objetivo geral: Doutrinário
Propósito específico: O o ouvinte deverá fazer a sua parte para que o seu casamento seja uma bênção na presença do Senhor.

INTRODUÇÃO

O casamento é para dar descanso físico, mental e espiritual. O que acontece no leito conjugal, onde natureza com natureza, sem a participação da imoralidade, cumpre o propósito divino, é ato planejado pelo Senhor. Tudo o que fere este propósito, porém, torna-se maldição na vida de quem o pratica.

O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram. (Rute 1.9)

O CASAMENTO NA PRESENÇA DE DEUS É BENÇÃO

Noemi queria que suas noras, agora viúvas, não a acompanhassem, mas ficassem em Moabe, casassem-se novamente e tivessem uma vida abençoada.

A nobreza de uma pessoa é percebida quando ela, mesmo tendo prejuízo ou desprezando lucro e outras vantagens, não usa nem abusa do carinho e do respeito que outrem sente por ela. No caso, Noemi preferiu ficar sem a ajuda de suas noras e deixá-las privar-se de uma vida prazerosa e realizadora que o matrimônio proporciona.

Ela orientou-se a não a acompanharem, mas constituírem uma nova família. Orfa aceitou de pronto o conselho, e não se ouviu dela mais. Já com Rute a decisão foi diferente: ela abdicou da sua felicidade e foi com a sogra.

Como acontece com quem deixa qualquer coisa por amor ao Evangelho, mais tarde Rute, por orientação de Noemi, casou-se com um importante homem da região, o qual veio a ser ancestral do Senhor Jesus.

CASAMENTO FORA DA PRESENÇA DE DEUS É MALDIÇÃO

Casar-se por conveniência não traz felicidade para os dois lados.

No mundo de hoje, pessoas mais novas, por causa de dinheiro, ou posição social, tem-se casado com outras já amadurecidas, e essas tem feito um grande mal àquelas que se “vendem” por algum motivo.

Com o passar dos anos, verão que também prejudicaram a si mesmas. Tomar posições por prazer, lucro fácil, sem olhar outros fatores, é laço do inimigo.

É diferente a atitude de quem possui o amor de Deus, pois jamais usará ou abusará de alguém que, por necessidade ou inexperiência, sujeita-se aos caprichos de quem detém bens, riqueza, poder ou autoridade.

Quando duas vidas são atraídas pelo amor e se unem de acordo com o mandamento divino, elas se tornam uma só carne e têm a bênção dos Céus para uma realização santa, da qual virão os filhos, que são herança do Senhor (Salmos 127.3)

TEXTOS CITADOS: 
(Rute 1.9)è  O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram.
(Salmos 127.3) è Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.

Em Cristo
Marcos Ferreira
22/09/2012
Extraído:

Livro 180 Esboços

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CARACTERISTICAS DO FANATISMO RELIGIOSO

Texto-base: Marcos 7.11-13

Objetivo geral: Devocional

Propósito específico: O ouvinte deverá saber a diferença entre adoração e fanatismo religioso.

Introdução:

Esse ensinamento de Jesus trata dos desvios da Verdade aos quais muitas pessoas estão expostas. Quando elas entram por esse caminho, tornam-se fanáticas. Em seu devaneio, o fanático é capaz de abandonar pai e mãe, mulher ou marido, filhos e até os prazeres normais da vida, por pensar que isso agrada a Deus. Alguém com essa atitude consegue fazer discípulos e criar tradições, que chegam a invalidar o Evangelho. Na verdade, os fanáticos não conhecem o Senhor.


Porém vós dizeis: Se um homem dizer ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas. Marcos 7.11-13

FANÁTICO NÃO CONHECE O SENHOR

A fé pode ser originária da Palavra ou de uma experiência religiosa. A carne produz prosélitos que de nada servem para Deus (Mt 23.15) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.. Quando a fé é mental, oriunda de doutrina religiosa humana ou demoníaca, cria-se um convertido, o qual será frio ou fanático. Em ambos os casos, ele irá tornar-se um perigo para a sociedade, pois será capaz até de matar alguém, por julgar estar prestando culto a Deus. Já os que possuem a fé genuína, que receberam pelo Evangelho, não fazem mal a ninguém, não se vingam e amam até os próprios inimigos (Rm 12.19-21) A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Ele abandona pai e mãe, tortura seus oponentes, é impaciente, esnobe, sente-se dono da verdade e o melhor dos mortais. Alguns chegam até a pensar que são diferentes das outras pessoas. Eles podem recorrer a violência, para obrigar outros a praticarem as regras da sua religião, e até torturar alguém que não crê como eles.

   O FANÁTICO NÃO AGRADA A DEUS

   Por incrível que pareça, o fanático consegue arregimentar pessoas para seu circulo de loucura. Há quem o veja como especial, um enviado dos Céus. Aqueles que os acompanham sujeitam-se aos mais diversos tratamentos e humilhações. Algumas pessoas até se submetem a caprichos sexuais dos líderes, por considerar que isso irá ajudá-las a alcançar alguma graça.

O ensino dos fanáticos vai desde um pequeno desvio até um grau em que ninguém terá dúvida de que se trata de loucura completa. Toda doutrina inventada pelo homem é contra a Palavra de Deus. As idéias fanáticas invalidam as Santas Escrituras (1Tm 1.3-7) Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.


Conclusão
· 
  A verdade é que nenhum fanático conhece ao Senhor, tam-pouco Lhe agrada com suas praticas. Por mais linda ou bem-intencionada que uma regra religiosa seja, nunca alegrará o Senhor, pois Ele não aceita humano testemunho (Jo 5.34) Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.


Em Cristo

Marcos Ferreira
21/09/2012

Extraído:

Livro 180 Esboços