quinta-feira, 20 de setembro de 2012

40. CADA UM TERÁ O QUE MERECE


Texto-base: Romanos 6.23

Objetivo geral: Evangelístico

Propósito específico: o ouvinte deverá escolher entre a condenação eterna do pecado ou a vida eterna oferecida gratuitamente por Deus.

INTRODUÇÃO

Com a queda de Adão, o pecado entrou no mundo, e o homem morreu para Deus, o que, em outras palavras, significa que ele ficou separado do Senhor. Hoje, se não vigiarmos a todo instante, poderemos cair. Até alguns grandes santos de Deus fraquejaram. Oportunidades para a queda estão em todas as partes e podem surgir a qualquer momento. Por isso, é preciso ficar alerta para que não nos tornemos presa do inimigo.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.23.

O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE

O que está registrado na Escritura é a mais pura verdade e irá cumprir-se totalmente. O Senhor é Justiça (Sl 7.11; 11.7) e não nos criou para que abusássemos de quem quer que seja.

Todos os que desobedecem à Sua Lei devem ter a certeza de que, um dia, prestará conta a Deus e que o pecador não ficará impune. Na segunda vinda de Jesus, muitos provarão a segunda morte, a qual será a separação eterna do Todo-Poderoso. Esses serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre, de onde jamais sairão (Ap 21.8).

Tudo o que realizamos, seja certo ou errado, é uma obra. O Senhor não deixará de dar a justa “recompensa” a quem oprime seu próximo, causa danos ou pratica qualquer outro pecado. Ele afirma que o salário da transgressão de Sua Palavra é a morte.

O PRESENTE DE DEUS É A VIDA ETERNA

O Altíssimo está em um trabalho grande e abençoado, que é a de salvar quem crê no Evangelho.  Todos foram separados dEle na queda ocorrida no jardim do Édem (Rm 3.23), porém, hoje, é dado o dom da vida eterna àqueles que creem em Jesus, e eles não mais serão inquilinos do inferno (Rm 10.9).

Esse é o trabalho que o Pai está executando, o qual também nos comissionou a fazer. Quem obedecer a Deus e evangelizar, ou colaborar para que a evangelização seja realizada, provará da grande retribuição que lhe está reservada. Saiba que não há outro meio de obter a salvação (At 4.12), a não ser crendo no Senhor e passando pela porta estreita e pelo caminho apertado.

CONCLUSÃO

Como todo trabalhador é retribuído pelo seu serviço, quem andar errado também receberá sua recompensa: a morte. Deus não cobra nada pela vida eterna, mas somente por intermédio do Senhor Jesus ela é adquirida.

Em Cristo
Marcos Ferreira
20/09/2012
Extraído:
Livro 180 Esboços

Nenhum comentário: