domingo, 30 de setembro de 2012

50. COMO VENCER O PECADO


Texto-base: Romanos 6.6
Objetivo geral: Exortação

Propósito específico: o ouvinte deverá conhecer o que a Palavra diz a respeito do pecado e renunciá-lo.

INTRODUÇÃO

A grande tragédia da humanidade, em todas as gerações, tem sido a submissão ao pecado, e, por isso, reinam com plena liberdade as consequências dele: enfermidades, misérias, vícios, etc. Como, entretanto, podemos ficar livres dessa “sina” que parece ser irreversível?

Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6.6

RENUNCIE O VELHO HOMEM

Nosso velho homem era escravo do pecado por causa de nossa natureza de Adão – o qual, cobiçando ser igual a Deus, não confiou na Palavra dEle, traiu o Senhor e desobedeceu-Lhe, comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Entretanto, ao termos conhecimento de que o nosso velho homem foi com Jesus crucificado quando O recebemos como Senhor de nossa vida, somos libertos do domínio do pecado!

Esse entendimento, contudo, não pode ser apenas teórico. Precisamos crer nessa revelação da Palavra, pois é a única maneira de não deixarmos o pecado reinar em nossa vida.

TENHA UMA NOVA VIDA EM JESUS

Alguém que cometa sempre os mesmos erros, se souber que a velha natureza (a qual é caída e submissa ao inimigo) foi crucificada com o Senhor, terá forças para não mais deixar que ela o domine.

Da mesma forma, as pessoas que se esforçam para se livrar de tentações, mas não conseguem, precisam saber que, ao aceitarem Jesus como Salvador farão parte dessa bênção de terem sido crucificadas com Ele e de não mais terem de se curvar diante de pecado algum.

Esta é a promessa da Palavra em 2 Coríntios 5.17:Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

CONCLUSÃO

Em Romanos 6.6, aprendemos que o corpo do pecado, com o qual já nascemos, foi desfeito. Então, aleluia! Estamos livres do cativeiro, não precisamos viver no erro nem permitir que o diabo nos toque. A inclinação para o erro que o inimigo pôs sobre o homem não existe em quem aceita o Salvador.

A escritura diz que tudo isso foi feito para que não sirvamos mais o pecado. É assim que o Pai quer que você viva: liberto! Então, agora mesmo, detecte em que o maligno o tem usado: em pensamento, em palavras, em ações, omissões, etc. Depois, tome a decisão de que, de hoje em diante, sua vida será comandada pela Palavra, pois seu velho ser foi crucificado com Jesus.

Em Cristo

Marcos Ferreira
30/09/2012
By RRSoares

Nenhum comentário: