domingo, 15 de julho de 2018

O SEGREDO DA SABEDORIA DE SALOMÃO


Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?— 1 Reis 3:9
Vamos dar uma olhada na vida de Salomão. Quando Salomão se tornou rei, ele era apenas um jovem de aproximadamente 18 anos de idade com a grande responsabilidade de ocupar o trono como sucessor de Davi.
Salomão não era cheio de sabedoria quando subiu ao trono, mas era sem dúvida muito determinado.
Ele foi ao Monte Gibeão, onde o tabernáculo de Moisés ficava para oferecer mil ofertas queimadas ao Senhor. No Monte Gibeão, o Senhor apareceu a Salomão em um sonho e disse: “Pede-me o que queres que eu te dê” (2 Crônicas 1:7).
Agora, pense nisto por um instante.
O que você pediria se estivesse no lugar de Salomão?
Ele não pediu riquezas. Salomão também não pediu para ser honrado por todos os homens. Em vez disso, ele disse ao Senhor: “... Dá- me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir- me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (2 Crônicas 1:10).
A Bíblia relata que o pedido de Salomão “agradou ao Senhor” (1 Reis 3:10) e o Senhor respondeu: “Porquanto foi este o desejo do teu coração, e pão pediste riquezas, bens ou honras, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste longevidade, mas sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei riquezas, bens ou honras quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual” (2 Crônicas 1:11,12).
O livro de 1 Reis nos diz que Salomão disse ao Senhor: “Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” Então, quando Salomão pediu sabedoria e conhecimento, ele estava pedindo um coração compreensivo.
Vamos mergulhar mais fundo.
A palavra “compreensivo” aqui é a palavra hebraica shama, que significa “ouvir inteligentemente”.1 Em outras palavras, Salomão havia pedido um coração apto a ouvir um coração que ouve a direção do Espírito de Deus, que nos conduz a toda a verdade (João 16:13) e flui a partir daí. Você precisa de um coração apto a ouvir para que a sabedoria de Deus flua através de você em todos os aspectos da sua vida!
Creio que o mesmo pedido que agradou ao Senhor naquele tempo ainda lhe agrada hoje. Deus se agrada quando pedimos sabedoria a Jesus. Pedir-lhe sabedoria é nos colocarmos em uma postura de confiança e dependência no Seu favor imerecido. Apenas os humildes podem pedir a Jesus sabedoria e um coração apto a ouvir.
Embora Salomão só tenha pedido sabedoria, o Senhor acrescentou-lhe “riquezas e honra”.
Muitas pessoas estão buscando as riquezas e a honra, sem perceber que elas vêm através da sabedoria de Jesus.
Mesmo se alguém passasse a ser rico repentinamente, sem a sabedoria de Jesus para administrar essa riqueza, o dinheiro seria desperdiçado.
Mas com a sabedoria de Jesus, você não apenas será abençoado, como também poderá manter as bênçãos em sua vida. Jesus o torna seguro para ter o bom êxito que produz frutos duradouros e permanentes de geração em geração!
Oração de Hoje
Pai, eu Te peço a mesma coisa que Salomão pediuum coração compreensivo ou um coração apto a ouvir. Quero ser capaz de ouvir as Tuas palavras de vida e entender as Tuas direções para a minha vida, para que eu possa andar na Tua sabedoria. Quero poder fluir com o Teu Espírito, que me guia a toda a verdade. Leva-me a andar na Tua sabedoria em todas as coisas, para que eu possa viver vitoriosamente a vida que me deste e cumprir o chamado que tens para mim.
Pensamento de Hoje
Ter um coração apto a ouvir me permite conhecer e andar na sabedoria de Deus.

Nenhum comentário: