Porque com o CORAÇÃO se crê para justiça, e com a boca se CONFESSA a
respeito da salvação. Romanos 10.10
Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte:
Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará
o que diz, assim será com ele. Marcos 11.23
Nas
duas lições anteriores falamos a respeito da primeira parte de Romanos 10.10 — sobre o que significa crer
com o coração.
Vamos
examinar agora a última parte deste versículo: ... com
a boca se CONFESSA a respeito da salvação.
Quatro Tipos de Confissão
Há
quatro tipos de confissão mencionados no Novo Testamento. Vamos examiná-las
cuidadosamente, já que há muita confusão sobre este assunto.
A Confissão de Pecados dos
Judeus
Primeiro,
João Batista e Jesus conclamaram os judeus a confessarem os seus pecados.
MARCOS
1.4,5 Apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para
remissão de pecados. Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os
habitantes de Jerusalém; e, CONFESSANDO OS SEUS PECADOS, eram batizados por ele
no rio Jordão.
MARCOS
1.14,15 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o
evangelho de Deus. Dizendo: O tempo está cumprido e o reino de Deus está
próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.
A Confissão do Pecador na Nova
Aliança
Segundo,
há a confissão do pecador na Nova Aliança. Jesus fez uma afirmação muito
importante em João 16.7-11 concernente ao pecador na Nova Aliança.
JOÃO 16.7-11 Mas eu vos digo a verdade:
Convém-vos que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós
outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier CONVENCERÁ O
MUNDO DO PECADO, da justiça e do juízo: Do pecado, PORQUE NÃO CRÊEM EM MIM; Da
justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; Do juízo, porque o príncipe
deste mundo já está julgado.
Observe
que Jesus disse, do pecado, porque não
crêem em mim (V.9). Jesus disse que o pecador seria convencido pelo
Espírito Santo de um único pecado, que é o pecado de rejeitar a Jesus: porque não crêem em mim (João 16.9).
Quantas
vezes temos insistido que o pecador deve confessar todos os pecados que comete
para ser salvo. Mas, na realidade, o pecador não poderia confessar todos os
pecados que cometeu. Ele não poderia nem mesmo se lembrar de todos os pecados
que cometeu. Não, a única confissão que o pecador deve fazer é a do senhorio de
Jesus.
ROMANOS 10.9
9 Se com a tua
boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o
ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. A Confissão de Pecados do Crente
A terceira espécie de confissão
neotestamentária é a confissão que o
crente faz dos seus pecados quando quebra sua comunhão com Deus (1 João
1.9). A comunhão interrompida muitas vezes pode trazer uma enfermidade, pois
Tiago diz: confessai pois os vossos
pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, PARA SERDES CURADOS... (Jo 5.16).
A Confissão de Fé do Crente
O quarto tipo de confissão
mencionada na Bíblia é a confissão de
nossa fé na Palavra, em Cristo, e em Deus Pai.
Estas
são as quatro espécies de confissão que iremos discutir neste capítulo.
É importante
que diferenciemos a confissão dos pecados dos judeus sob a Antiga Aliança, a
respeito da qual João Batista e Jesus pregaram, da confissão do pecador na Nova
Aliança.
MATEUS 3.5,6
5 Então
saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a
circunvizinhança
do Jordão;
6 E
eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Este
trecho retrata a aliança de Deus com as pessoas que confessavam os seus pecados
e eram batizadas por João. Não se trata do batismo dos cristãos, pois Jesus
ainda não havia morrido nem ressuscitado.
João
não batizou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ele somente batizou
em nome do Pai, pois tratava-se dos judeus no período da lei, na Antiga
Aliança, antes da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.
Já em
At 19.18 lemos: Muitos dos que creram
vieram confessando e denunciando publicamente suas obras. Tratava-se de
gentios ou cristãos nãojudeus. Não diz o que confessaram, mas evidentemente
tratava-se de pessoas que se converteram e imediatamente a seguir confessaram
os seus pecados quanto à prática da artes mágicas.
Quero
que entenda algo. Eles não confessaram seus pecados para serem salvos. Eles já
estavam salvos. Aqueles cristãos não confessavam seus pecados nem deixavam as
obras de magia para que fossem salvos. A Bíblia diz que já eram salvos. Mas
imediatamente depois que foram salvos ficou mais fácil para eles confessarem
seus pecados e práticas errôneas.
Muitas
vezes, as pessoas põem o carro na frente dos bois. Por exemplo, alguns falam para
os pecadores: "Você tem que deixar isso e aquilo para ser salvo". Mas
de fato, o pecador deve aceitar o senhorio de Jesus, e então as demais coisas
acontecerão naturalmente.
A Salvação Não é Baseada em
Obras
Um
missionário da Igreja Quadrangular me contou que por volta de 1950 sua
denominação conseguiu em poucos anos no Brasil que 268000 pessoas fossem salvas
e que quase 100000 fossem batizadas com o Espírito Santo, com a evidência do
falar em outras línguas. Em um ano aqueles missionários fundaram mais de cem
igrejas. Trata-se de um avivamento, principalmente quando constatamos que
noventa e nove por cento das pessoas para quem eles pregavam eram católicas
romanas.
Aquele
missionário me disse: 'Passei sete anos no Brasil numa pequena igreja. O maior número
de pessoas que conseguimos em nossa escola dominical foi 37, e depois de sete
anos voltei para casa desanimado".
Quando
retornei ao Brasil, comecei a dedicar algum tempo à Palavra de Deus, ao jejum e
à oração. O jejum deu-me mais tempo para esperar em Deus através da oração.
Enquanto esperava em Deus não pregava contra nada; não dizia às pessoas o que
elas tinham que deixar para serem salvas. Simplesmente comecei a pregar o que a
Palavra de Deus diz".
O
missionário continuou: "Os católicos tinham um cântico sobre o sangue de
Jesus, então adotamos este cântico como música tema, e começamos nossas
reuniões numa tenda. Eles nos perguntavam se éramos católicos e nós
respondíamos: 'Sim, mas não católicos romanos'".
O
missionário explicou: "Pois somos católicos no sentido em que cremos que
há uma só igreja". A palavra "católico" significa geral, ou igreja cristã universal. Há
uma só igreja que é a igreja do Senhor Jesus Cristo. Somente não disse que era
católico romano\m
"Houve
conversões em massa pelo fato de havermos pregado a Palavra e não contra as
religiões ou a respeito daquilo que as pessoas tinham que deixar".
O
missionário disse: "Por exemplo, lembro-me de uma mulher que tinha por
volta de sessenta anos, que veio falar comigo logo depois de ter sido salva e
cheia do Espírito Santo. Ela disse: 'Desde que comecei a vir aqui, raramente
tenho ido à missa. Penso em não ir mais lá. O que você acha que devo
fazer?'"
O
missionário respondeu: "Não tenho nenhuma sugestão. Siga suas próprias
convicções e deixe o Senhor dirigir sua vida".
Ele
disse: "Alguns dias depois ela me disse que reuniu todas as suas imagens e
as jogou no lixo, e deixou de ir à missa. Ela disse: 'Pretendo passar a
congregar em sua igreja'".
"Respondi: Você ó
bem-vinda, se o Senhor a orienta a tomar essa decisão".
A
maneira pela qual aquele missionário lidou com aquela situação foi muito mais
do que tentar dizer à mulher o que ela deveria fazer; ele permitiu que ela
fosse dirigida pelo Espírito Santo, que era o seu Guia (Jo 16.13).
Creio
que teríamos resultados muito melhores se usássemos um pouco de sabedoria
nestas áreas. Não é necessário lutar com ninguém, nem dizer às pessoas o que
elas devem deixar. Precisamos somente pregar-lhes a Palavra e ensinar-lhes a
respeito do que devem crer e confessar: Que Jesus é Senhor!
Lembro-me
que, por volta de 1942, li um artigo no "Evangelho
Pentecostar a respeito de um ministro que ganhara muitos católicos romanos
para Jesus nos Estados Unidos. Muitos queriam saber como ele conseguia, e assim
seu testemunho foi impresso neste periódico.
Ele
disse: "Em primeiro lugar, nunca diga às pessoas que elas estão erradas a
respeito de qualquer coisa. Não é bom discutir sobre religião. Você
simplesmente estaria desperdiçando o seu tempo".
Encontrava
algum lugar que pudesse reunir as pessoas. Chamava a atenção delas dizendo que
cria em Maria mais do que eles criam. Eles não entendiam, e queriam que eu lhes
explicasse".
"Então
ia ao livro de Atos e mostrava-lhes que Maria estava no cenáculo e foi cheia do
Espírito Santo. Dizia-lhes: 'Segui os passos de Maria, e também fui cheio do
Espírito falando em línguas também'".
Ele
disse: "Assim que os católicos vêem que Maria foi batizada com o Espírito
Santo, também estão prontos para passarem por esta experiência também! Eu não
digo a eles que primeiro eles têm que ser salvos; simplesmente peço para eles
dobrarem os seus joelhos para orarmos. Então, primeiro oramos a oração do
pecador e depois ministramos o batismo com o Espírito Santo com a evidência do
falar em línguas!"
Este
missionário usou de sabedoria. A Bíblia diz que precisamos ser prudentes e
sábios como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10.16).
Ele
não pregava para as pessoas deixarem algumas coisas a fim de serem salvas; ele
somente pregava Jesus para essas pessoas. tòa última igreja que pastoreei,
visitei a casa de um casal. A esposa era
salva,
mas o marido não. Assim, convidei-o para ir à igreja.
Ele
me disse: "Não, não irei", embora já tivesse ido à igreja antes. Ele
foi tão hostil que pensei ter feito algo que o tivesse desagradado. Assim, pedi
desculpas.
Ele
disse: "Não, irmão Hagin, não é com você. Direi a você porque não quero ir
à igreja. Quero ir lá somente debaixo de arrependimento".
Continuou:
"Minha esposa nessa manhã me perguntou porque não desisto disso e daquilo
para então ser salvo. Ela não o sabe, mas lá algumas semanas atrás desisti
dessas coisas, mas não consegui continuar e por isso tive que voltar atrás.
Tenho tentado e não tem sentido então de ir à igreja, pois não parece que
conseguirei deixar essas coisas".
A Confissão Que o Pecador Faz
Contudo,
a verdade é que não temos que deixar nada para sermos salvos. Romanos 10.9 diz
o que precisamos fazer para sermos salvos: SE
COMA TUA BOCA CONFESSARES A JESUS COMO SENHOR, e em teu coração creres que Deus
o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Observe que o versículo diz: Se com a tua boca CONFESSARES... (Rm 10.9).
Esta
é a verdadeira confissão que o pecador deve fazer. Ele serviu a Satanás. Diante
de Deus ele é culpado pelo pecado de rejeitar a Jesus Cristo como Salvador e
Senhor. Portanto, Deus requer que o pecador confesse o Senhorio de Jesus
Cristo. Este ó o verdadeiro arrependimento. Esta é a fé verdadeira.
Dizer
que a confissão dos pecados de alguém o fará uma nova criatura seria
equivalente que um governador de estado dissesse diante de um prisioneiro atrás
das grades: "Eu o perdoarei se você me confessar que está numa
prisão". O feto que ele está preso ó evidente.
Também
ó evidente que o pecador é um filho do diabo. O que o pecador tem que fazer
para ser salvo ó confessar o Senhorio de Jesus Cristo em sua vida.
Ele
tem que confessar a Jesus como Senhor para ser salvo. Ele tem que deixar Jesus
dominar sua vida diária. Confessar o Senhorio de Jesus Cristo ó o âmago do
evangelho.
Uma
vez que uma pessoa nasceu de novo, Deus tratará com esta pessoa a respeito do
que necessita mudar e dará a essa pessoa o poder para mudar.
Observe
novamente o trecho: ... Se com a tua boca
confessares a Jesus como Senhor... (Rm 10.9). Em outras palavras, deve
haver uma confissão vocal do Senhorio de Jesus — seus lábios devem formar as
palavras. Esta confissão não é somente para o seu próprio benefício, mas também
para o benefício de todos aqueles não-salvos que estão ao nosso redor, pois
estamos declarando a todos que o diabo não tem mais domínio sobre nós (Ef
1.19-21).
Certa
vez, quando pregava em Dallas, numa igreja do Evangelho Pleno, um homem veio a
mim para dizer-me: "Irmão Hagin, queria que você orasse com um homem que
tem vindo em nossas reuniões matinais de oração. Os homens de nossa igreja se
reúnem todas as manhãs para orar antes de saírem para seus serviços. Este homem
tem orado conosco por seis meses e ainda não é salvo. Penso que poderia
ajudá-lo".
Como
aqueles homens trabalhavam durante o dia, não podiam ir às reuniões que
ocorriam durante este período do dia. Assim concordei em ministrar numa classe
de ensino no sábado à noite. No primeiro sábado fui apresentado àquele homem.
No
momento que o vi sabia imediatamente pelo Espírito o que estava errado com ele.
Durante o período dos testemunhos disse àquele homem: "Levante-se e
confesse que você é salvo".
Ele ficou assustado e,
gaguejando, disse: "Bem, ainda não sou salvo".
Respondi
então: "Eu sei. Você está com a Bíblia em sua mão; abra-a em Romanos 10.9
e 10 e leia-a em voz atta". E ele leu os versículos seguintes:
ROMANOS 10.9-10
9
Se com a tua boca confessares a
Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressus citou dentre os
mortos, serás salvo.
10
Porque com o coração se crê
para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Disse-lhe:
"Leia a última parte de novo". E ele leu: e com a boca se confessa a respeito da salvação (v.10).
Eu disse: "Certamente você
não pode ser salvo até que confesse. E
é com a
boca
que a confissão é feita para a salvação. Agora confesse que você é salvo".
Ele me disse: "Bem, não me
sinto salvo".
Eu
disse: "Certamente que você não se sente. Você não pode sentir algo que
não tem.e você não poderá ter sua salvação até que a confesse".
Ele disse: "Não creio
muito que devo fazer isso".
Respondi:
"Se entendi corretamente, você tem vindo a esta igreja por seis
meses".
Ele
disse: "Sim, tenho. Tenho me arrependido e clamado ao Senhor aqui pelo
período de seis meses".
Eu
disse: "Tudo o que lhe falta somente é firmar-se neste versículo e
confessar a sua salvação".
"Não, não creio que tenho
que fazê-lo".
Então,
fiquei surpreendido comigo mesmo (às vezes faço algumas coisas pelo Espírito de
Deus que me deixam pasmado). Antes de me dar conta, pelo Espírito de Deus, me
vi apontando o meu dedo indicador para ele e dizer-lhe: "Ordeno em nome do
Senhor Jesus Cristo que você fique de pé e confesse sua salvação".
Falei
com tal unção e autoridade que ele levantou-se imediatamente e passou a olhar
para mim um tanto amedrontado.
Ele
disse: "Creio nesses versículos, que Jesus morreu pelos nossos pecados e
ressuscitou dos mortos. Deus o levantou dos mortos para a minha justificação,
assim eu o recebo como o meu Salvador e o confesso como o meu Senhor". A
seguir, ele se sentou.
Depois da sua confissão,
algumas pessoas deram alguns testemunhos.
Quando
olhei novamente para sua face, ela parecia como um letreiro de néon brilhando
no escuro.
Disse: "Agora, fique de pé
e testemunhe".
Dessa
vez não tive que pedir pela segunda vez, pois ele se colocou de pé e disse:
"Quando confessei a Jesus, algo aconteceu dentro de mim".
Eu
disse: "Sim, algo aconteceu dentro de você. A vida eterna foi depositada
no seu espírito".
Com a
boca se faz confissão a respeito da salvação (Rm 10.10). Esta é a confissão que
o pecador tem que fazer.
MATEUS 10.32,33
32Portanto, todo aquele que ME
CONFESSAR diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está
nos céus;
33Mas aquele que me
negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos
céus.
Quero
que perceba que no novo nascimento — ao se receber a vida eterna — deve haver
uma confissão pública.
O que
a confissão pública realmente faz é quebrar o senhorio do mundo. Trata-se de
uma mudança de senhorio; ela define a nossa posição. A confissão do senhorio de
Cristo Jesus nos coloca imediatamente debaixo da supervisão, cuidado e proteção
de Jesus.
Satanás
foi outrora o nosso senhor, mas agora houve mudança no senhorio de nossas
vidas. Quando recebemos a Jesus como nosso Salvador e o confessamos, ele se
tomou o nosso Senhor. Ele se tornou o nosso Chefe e Cabeça. Assim, conservemos
firme a nossa confissão do senhorio de Jesus.
Ele é
o meu Senhor. Ele é o seu Senhor? Não somente confesse o senhorio de Jesus para
si mesmo, ou diante do diabo, pois Jesus disse que você deve confessá-lo diante
dos homens: Portanto, todo aquele que me
contes-sar DIANTE DOS HOMENS... (Mt 10.32). Assim, também confesse o
senhorio de Jesus diante dos outros.
O Crente Confessando os Seus
Pecados
A
terceira espécie de confissão a que se refere o Novo Testamento é quando o
crente confessa os seus pecados por ter quebrado sua comunhão com Deus. No
Salmo 137 temos um tipo de comunhão quebrada.
SALMO 137.1-4
1
Às margens dos nos de Babilônia
nós nos assen távamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.
2
Nos salgueiros que lá havia
pendurávamos as nossas harpas,
3
Pois aqueles que nos levaram
cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres,
dizendo: Entoai-nos alguns dos cânticos de Sião.
4
Como, porém, haveríamos de
entoar o canto do Senhor em terra estranha?
No
Salmo 137 vemos que Israel tinha pecado. Eles foram levados cativos à
Babilônia.
Eles
se lembravam de Sião. Suas harpas estavam penduradas nos salgueiros. Quando
seus inimigos pediam-lhes para que entoassem um cântico, eles respondiam: Como, porém, haveríamos de entoar o canto do
Senhor em terra estranha? (S1137.4). Trata-se de uma figura da comunhão
quebrada!
1 JOÃO 1.3-10
3
O que temos visto e ouvido
anunciamos também a vós outros, para que vós igualmente mantenhais COMUNHÃO
conosco. Ora, a nossa COMUNHÃO é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
4
Estas cousas, pois, vos
escrevemos para que a vossa alegria seja completa.
5
Ora, a mensagem que da parte
dele temos ouvido e vos anunciamos, é esta:
que Deus é luz, e
não há nele treva nenhuma.
6
Se dissermos que mantemos
COMUNHÃO com ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
7
Se, porém, andarmos na luz,
como ele está na luz, mantemos COMUNHÃO uns com os outros, e o sangue de Jesus,
seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8
Se dissermos que não temos
pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
9
Se confessarmos os nossos pecados,
ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a
injustiça.
10
Se dissermos que não temos
cometido pecado, fazêmo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós.
Observe que a palavra comunhão é mencionada quatro
vezes nestes versículos. Medite cuidadosamente nesses versículos. Eles não
foram escritos para pecadores. Nem mesmo use esses versículos para orar com um
pecador. Eles não se aplicam a ele.
Essas
palavras foram escritas para os crentes. Foram escritos como uma advertência à
comunhão quebrada. Além disso, mostram o caminho para voltarmos à comunhão com
Deus, caso ela esteja quebrada pelo pecado.
Se
dissermos que temos comunhão com Deus e andarmos nas trevas, a Bíblia diz que
estamos mentindo (1 Jo1.6).
Em
outras palavras, Deus está dizendo que se eu estiver com a comunhão com Ele
interrompida, e declarar que estou bem espiritualmente, não estou dizendo a
verdade, porque não estou bem com Deus.
Se
disser que não tenho cometido pecado, com a comunhão com Deus interrompida,
então minha fé é fraca.
Então,
Deus diz que se eu confessar os meus pecados, Ele é fiel e justo para perdoar
os meus pecados e me purificar de toda injustiça (1 Jo 1.9).
É
importante não tirar estes versículos do contexto. Algumas pessoas isolam o versículo
10, que diz: Se dissermos que não temos
cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós. Não
tire este versículo do contexto tentando aplicá-lo a todas as pessoas. Este
versículo está falando a respeito da pessoa nascida de novo que está com sua
comunhão com Deus interrompida e não admite este fato.
Se
você pecou, você o saberá. E se você não o souber não fique tentando arrancar
algo para condenar a si mesmo.
Quando
você fica sempre buscando algo para condená-lo, está roubando a si mesmo de sua
fé.
Se
você pecar, você o saberá. No instante que pecar, saberá disso bem dentro de
você. E se não o souber, então precisa nascer de novo.
Os
cristãos têm um "monitor" — a voz de sua consciência — em seu
interior, e isso os fará saber quando pecaram.
Se
você errar o alvo e pecar, não espere para se arrepender; diga: Senhor, errei o
alvo. Por favor, me perdoe".
E Ele
o fará, e assim você continuará andando em comunhão com Ele. Se confessarmos os nossos peca-dos, ele é
fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça (1
Jo 1.9). Se confessar meus pecados uma única vez, naquele momento Ele me perdoa
e posso permanecer em Sua presença como se nunca tivesse pecado.
Uma
vez que você confessou seu pecado, não fique confessando este pecado vez após
vez, porque isso somente edificará fraqueza, dúvida e consciência de pecado em
seu espírito. -'
Uma
vez que você confessou seu pecado, e Deus o
perdoou e esqueceu desse pecado, então você também precisa perdoar a si
mesmo. Deus não mais se lembra do seu pecado uma vez que você se arrependeu e
pediu perdão.
ISAÍAS 43.25
25 Eu, eu mesmo,
sou o que apago as tuas transgressões... e dos teus pecados não me lembro.
Uma vez que você se arrependeu e pediu perdão,
Deus não mais se lembra daquele pecado.
E se
Deus não mais se lembra, porque deveríamos nós? Não é o Espírito Santo ou Deus que nos condena. É o diabo que está
tentando levar vantagem sobre você; e se Satanás puder mantê-lo pensando a
respeito daquele pecado, então está levando vantagem.
O que
você deve fazer é uma vez perdoado por Deus, se recusar a lembrar daquele
pecado.
Se
você continuar a condenar a si mesmo depois que pediu perdão a Deus, então sua
fé ficará bloqueada e presa.
SALMO 103.1-3
1
Bendize, ó minha alma, ao
Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.
2
Bendize, ó minha alma, ao
Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
3
Ele é quem PERDOA TODAS AS TUAS
INIQÜIDA-DES; quem sara todas as tuas enfermidades;
Tenho
ouvido alguns cristãos dizerem: "Não sei se Deus me ouvirá quando
orar". As pessoas vêm me pedir oração. Não sabem se Deus as ouvirá ou não,
porque pecaram.
Mas se houver arrependimento,
Deus não mais se lembrará dos seus erros!
ISAÍAS 43.25
25 Eu, eu mesmo,
sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não
me lembro.
ISAÍAS 1.18
18 Vinde, pois, e
arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate,
eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim,
se tornarão como a lã.
SALMO 103.12
12 Quanto dista o
Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
Você
não consegue perceber com que confiança, fé e intrepidez podemos nos achegar a
Ele?
Alguém
diria: "Como Deus nos perdoa e nos purifica de nossos pecados?" Eu
não sei como Ele o faz, mas graças a
Deus, Ele o fazl Conhecemos as
coisas em parte, mas sabemos que Deus nos perdoa e purifica da injustiça, e por
isso devemos nos alegrar com essa verdade.
O crente
deve estar pronto para perdoar a si mesmo na mesma proporção que nosso Pai
Celeste deseja nos perdoar.
Muitas
pessoas são desprovidas de sua fé porque não desejam perdoar a si mesmas. Elas
colocam a si mesmas numa condição de condenação que as deixa desprovidas de sua
fé.
TIAGO 5.14,15
14Está alguém entre vós doente?
Chame os presbí-teros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com
óleo em nome do Senhor.
15E a oração da fé
salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados,
ser-lhe-ão perdoados.
Tenho
usado este trecho das Escrituras por muitos anos na pregação da cura divina,
mostrando às pessoas que é da
vontade de Deus que elas sejam curadas.
Mas
muitos de nós não nos temos apercebido da última parte do versículo 15: ... e se houver cometido pecados, SER-LHE-ÃO
perdoados.
Certa
vez orava com um homem. Sabia que esse homem cometera o mesmo pecado diversas
vezes. Sempre tropeçava no mesmo pecado, vez após vez.
Na
hora de orar com ele, disse ao Senhor: 'Senhor, ele tem cometido o mesmo pecado vez após vez".
Conforme
falava assim, o Senhor me disse: "Em primeiro lugar, eu pediria para que
você fizesse algo que não pudesse fazê-lo?" Disse: "Não, Senhor.
Certamente que não".
O
Senhor continuou: "Você já leu em minha Palavra o trecho em que Pedro disse: '... Senhor, até quantas vezes meu
irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?'" (Mt 18.21).
Então entendi o que o Senhor queria dizer.
O
Senhor disse: "Falei a Pedro: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta
vezes sete'".
Isto significa quatrocentos e
noventa vezes!
Então
Jesus disse: "Pediria para que você fizesse algo que não fosse capaz de
fazer?"
Eu disse: "Não, pois isso
seria injusto, e o Senhor não é injusto".
Então o Senhor disse: "Eu
perdoarei o homem; vá em frente e ore com ele".
Às
vezes podemos pensar a respeito de alguém: "Ele errou, e irá colher os
resultados do seu erro. De fato, está enfermo porque errou".
Às
vezes a comunhão interrompida trará uma enfermidade. Mas a Palavra de Deus diz:
... e, se houver cometido pecados,
ser-lhe-ão perdoados (Tg 5.15).
A
revelação dessa verdade me fortaleceu plenamente para ajudar os outros que têm
sido roubados de sua fé pela condenação do passado.
Pensam
que têm que ficar prostrados no leito de enfermidade porque falharam e pecaram.
Mas, graças a Deus, a Bíblia diz: £ a
oração da fé salvará [ou curará] o enfermo,
e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, serlhe-ão perdoados (Tg
5.15).
Há
cura no perdão. Você consegue entendê-lo? Às I vezes ó muito para a nossa
compreensão, mas graça a Deus por sua graça. A graça de Deus está além da
compreensão humana.
Lembro-me
de uma conferência que preguei, em cujas manhãs ensinava a respeito desse
assunto.
O
superintendente distrital de uma determinada denominação veio me dizer:
"Irmão Hagin, houve um tempo de minha vida em que não concordaria com seus
ensinamentos. Mas me lembro que antes de me tornar um superintendente,
trabalhávamos numa nova igreja que havíamos construído e somente tínhamos um
único homem naquela igreja.
As
mulheres carregavam os fardos e faziam o possível para manter em dia os
pagamentos da dívida da construção. O único homem que tínhamos na igreja era um
empresário. Sua condição financeira era melhor do que a precisávamos de
qualquer outra pessoa da igreja, mas ele nunca tinha-nos dado um dólar sequer.
E precisávamos do seu suporte financeiro".
O
superintendente continuou: "Certo dia, o telefone da minha casa tocou e
era aquele homem na linha".
Ele
me disse: "Quebrei o meu tornozelo. O meu vizinho está aqui me falando a
respeito da cura. Ele é um católico romano e me disse que, se eu lhe chamar
para orar comigo, Deus irá me curar".
O
superintendente continuou: "Lá estava eu. Tinha certeza de que Deus não
curaria aquele homem porque ele era infiel e mesquinho. De fato, senti vontade
de dizer-lhe: 'Irmão, Deus não lhe irá curar'. Mas não poderia fazê-lo."
"Cheguei em sua casa, e fui apresentado ao homem católico".
"O
homem católico me disse que cria que Deus podia fazer qualquer coisa. Antes que
percebesse o que esta-\ va
acontecendo, estava ajoelhado aos pés daquela cama, impondo minhas mãos naquele
tornozelo e declarando: 'Deus o cura agora em nome de Jesus Cristo!' E sabia em
meu espírito que ele fora curado.
E
aquele homem levantou-se da cama firmando-se em seu tornozelo, e foi
completamente curado!"
O
superintendente disse: "Não pude dormir naquela noite. Me perguntei: 'Como Deus pôde curá-lo?1 Continuei
me perguntando. Então me lembrei do trecho,... e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados
[Tg 5.15].
Deus
sabia mais a respeito da situação daquele homem do que eu. Sabia que ele tinha
orado pedindo a Deus para perdoá-lo pois pude ouvi-lo pedindo perdão a Deus
enquanto orava pelo seu tornozelo. Ele orou: "Senhor, perdoe todas as
minhas faltas".
"Por
volta daquela época deixei aquela igreja. Aquela igreja continuou a crescer,
mas veio a guerra e metade das pessoas se mudaram. Seria preciso que o
escritório do distrito fizesse os pagamentos da dívida da construção. Mas
aquele homem então veio à frente e disse: 'Eu farei os pagamentos'. Durante a
guerra ele pagou mais de US$ 4000 por aquela dívida".
"Alguns
anos depois da guerra finalmente a igreja pagou toda a hipoteca, e então fui
convidado para queimar os títulos da dívida que fora paga. Disse a um dos
conselheiros daquela igreja: Vocês deveriam pagar àquele homem de volta, porque
ele colocou muito dinheiro nesta propriedade'".
"Aquele
homem respondeu: 'Não, ficarei satisfeito com metade daquele valor'. Então ele
se virou para o secretário da tesouraria e disse: 'Quando vocês fizerem
O cheque, mandem-no para o
departamento de missões deste distrito'".
Aquele
superintendente me disse: "Arrependi-me sinceramente do que pensara a
respeito daquele homem".
Faz
uma grande diferença se olhamos as coisas na ótica da Palavra ou na ótica do
homem natural. Quando vemos as coisas na ótica de Deus, isto faz uma grande
diferençai
Quando você entende a Bíblia também entende por
que Deus age de Sua própria maneira. Entende por que e como as coisas funcionam
muitas das vezes.
HEBREUS 10.1-4
1
Ora, visto que a lei tem sombra
dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar
perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano,
perpetuamente, eles oferecem.
2
Doutra sorte, não teriam
cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido
purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?
3
Entretanto, nesses sacrifícios
faz-se recordação de pecados todos os anos, 4 Porque é
impossível que sangue de touros e bodes remova pecados.
Este
trecho das Escrituras fala a respeito da incapacidade do sangue de touros e
bodes de removerem pecados, no Antigo Testamento.
O
sangue de touros e bodes podia somente cobrir os pecados. Aqueles sacrifícios
de animais não removiam os pecados do coração do homem. E junto com os pecados
continuava a consciência de pecado.
Mas
Deus, em sua redenção em Cristo, nos libertou da consciência dos pecados. Uma
vez que pedimos perdão, não devemos mais lembrar deste pecado.
HEBREUS 9.14
14 Muito mais o
sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a
Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus
vivo!
1 JOÃO 1.9
9 Se confessarmos
os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos
purificar de toda injustiça.
Se
você pecar, mas se arrepender e confessar seu pecado a Deus, Ele não mais se
lembrará dele. E se Deus não mais se lembrará então por que deve você se
lembrar?
Assim
podemos enxergar a confiança com que podemos nos aproximar dEle em oração tendo
a plena certeza de que Ele nos houve.
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