sexta-feira, 6 de julho de 2018

COMO LIBERAR SUA FÉ – PARTE 4


Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. — Romanos 10.10
Temos estudado a respeito da confissão: ... com a boca se confessa a RESPEITO...  MARCOS 11.23 Porque em verdade vos afirmo que se alguém DISSER a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas CRER que se fará o que DIZ, assim será com ele.
Temos dissertado a respeito dos pensamentos, crenças e confissões certas e erradas.
Se nossa confissão estiver errada, é porque não estamos crendo corretamente.
E se não estamos crendo corretamente, é porque nossos pensamentos estão errados.
E se nossos pensamentos estão errados, é porque nossas mentes ainda não foram renovadas pela Palavra de Deus.
Ouse pensar os pensamentos de Deus. A Bíblia contém os pensamentos de Deus, que são diferentes dos pensamentos do homem. A Bíblia diz: porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Is 55.9).
Algumas vezes pode parecer à sua mente natural que aquilo que você confessa da Palavra de Deus não é razoável. Mas isso acontece porque sua mente ainda não foi devidamente renovada pela Palavra de Deus. Mas a Palavra funciona. Ela funciona pela confissão e pela oração.
MARCOS 11.22-23 ... Tende fé em Deus [ou, tenha a fé do tipo de Deus, ou tenha a fé de Deus]. Porque em verdade vos afirmo que se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

Na versão Amplificada, lemos: "Por esta razão estou-Ihes dizendo que qualquer coisa que pedirem em oração, creiam - confiem e tenham confiança - que foi concedido a vocês, e vocês o terão".
Se você confiar e tiver confiança que aquilo que pediu foi concedido, então você dirá: "É meu. Tenho-o agora". É a sua fé falando.
As maiores coisas que nos acontecerão serão resultado de entrarmos na dimensão da fé, caracterizada pelo crer e confessar. Mas o intelecto e sentidos físicos nos resistirão tentando impedir que entremos nesta dimensão. Esta é a razão pela qual a mente humana física ou natural, se não for renovada pela Palavra de Deus, nos prenderá na dimensão natural.
Mas existe a dimensão espiritual e esta é de fato a nossa dimensão, como seres espirituais.
O Senhor certa vez falou comigo: UA maioria de vocês conhece a dimensão espiritual somente superficialmente, através do falar em outras línguas. Mas porque não entrar mais profundamente na dimensão espiritual? Sim, vá para a frente, até mesmo para dentro das coisas profundas do meu Espírito. Pois certamente tudo que desejardes vos será concedido, e a plenitude de Deus será vossa, para a vossa alegria".

Pensar, Crer e Confessar Erradamente

Vejamos um pouco a questão dos pensamentos errados, das crenças erradas e das confissões erradas. Depois estudaremos um pouco sobre o lado positivo da confissão, antes de concluir o assunto.
As confissões erradas são aquelas que proclamam as derrotas, os fracassos, e a supremacia de Satanás. Falar a respeito de como o diabo o está prendendo como o está mantendo longe da vitória, como o está mantendo preso, e como ele o está mantendo enfermo - é uma confissão de derrota. Confissões como estas simplesmente glorificam ao diabo. E confissões que glorificam ao diabo são confissões erradas!
Lembre-se, nossa confissão nada mais é do que proclamar uma verdade que foi acolhida de todo o coração ou é declarar algo que sabemos ser verdade ou é afirmar algo que cremos. Os testemunhos que damos na igreja, por exemplo, são nossas confissões. E infelizmente, neste caso, muitos glorificam ao diabo ao invés de Deus.
Lembro-me que há algum tempo atrás, uma mulher testemunhou numa de nossas reuniões: " O diabo me perseguiu durante toda a semana, louvado seja o seu santo nome". Sei que ela colocou o louvor em lugar errado e não queria de fato louvar ao diabo! Ela queria louvar a Deus, ainda que estivesse glorificando ao diabo por aquilo que estava fazendo em sua vida, e ainda por cima estava falando sobre isso.
Agora, quero lhe fazer uma pergunta. Quando você fala o que Deus fez em seu favor, o que Jesus fez e está fazendo em seu favor, você não está o glorificando? Assim, pelo mesmo princípio, quando você fala o que o diabo está fazendo e o que ele fez em sua vida, você o está glorificando.
Muitas vezes perdemos as bênçãos pelas confissões erradas, e somos vencidos, e nossas vidas se tornam um fardo pesado.
Assim, uma confissão errada glorifica ao diabo, e não temos nada com o diabo. De fato, uma confissão errada é uma declaração inconsciente de que o nosso Deus é um fracasso.
Conforme já vimos, muitos dos testemunhos e confissões que ouvimos glorificam ao diabo. Tais confissões simplesmente destroem sua própria vida. Uma confissão errada destrói a sua fé, e o mantém em escravidão. Mas a confissão dos seus lábios decorrente do crescimento da fé em seu coração, vencerá o diabo em todas as batalhas.
Se confessarmos que Satanás é capaz de nos prender e nos manter afastados da vitória, estamos dando a Satanás o domínio sobre nós. Com a nossa boca daremos a Deus ou ao diabo o domínio sobre nós!
Por exemplo, para sermos salvos temos que confessar o senhorio de Jesus. Romanos 10.9 diz:... Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor... Isto significa que você tem que confessá-lo como o seu Senhor. Você tem que confessar o senhorio de Jesus sobre sua vida. A partir daí começa a ser estabelecido o domínio de Jesus sobre sua vida, à medida que você lhe dá lugar em sua vida.
Mas se confessarmos que Satanás é capaz de nos prender e nos manter afastados da vitória, mesmo que sejamos cristãos, estamos dando a Satanás o domínio sobre nós.
Satanás é o deus deste mundo (2 Co 4.4), e ele entrará em sua vida se você assim o permitir. Pode ser até uma permissão por ignorância ou um consentimento inconsciente, mas mesmo assim dá a Satanás o domínio sobre você. E naturalmente, quando Satanás tem domínio sobre você, você ficará cheio de temores e dúvidas.
Até mesmo os nossos temores não devem ser confessados.

Não Confesse Seus Temores - Resista a Eles

"Sim", alguém diria, 'mas o que devo fazer se tenho medo?".
Bem, realmente você não está amedrontado, pois a Bíblia diz que não temos recebido espírito de covardia (e de temores), mas sim de poder, amor e moderação (2 Tm 1.7).
Se você é um cristão, o medo não vem de dentro de você. É algo que vem de fora, tentando dominá-lo. Isto procede do inimigo.

2 TIMÓTEO 1.7
7 Porque Deus não nos tem dado espirito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Você tem um espírito de poder - então, diga que você o tem. E quando você confessar este fato, então aquilo que você confessa começará a dominar sua vida.
Temos que entender que Deus não nos deu espírito de medo. Precisamos aprender a nos firmar contra o diabo. A Bíblia nos instrui quanto a este assunto: ... resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tiago 4.7). Isto significa que você pode resistir ao diabo.
Sempre tratei com o medo desta forma, desde a época em que era um jovem batista: sempre dei uma palavra de ordem ao medo para que fosse embora, tratando-o como se fosse um espírito, pois a Bíblia nos diz que Deus não nos tem dado um espírito de medo. Isso significa que existem espíritos malignos que atuam nesta área, trazendo medo às pessoas, pois lemos em 1 Jo 4.18 que o medo produz tormento, e certamente isto não ó bom.
Se sou tentado a temer, então digo: "Medo, eu resisto a você em nome de Jesus Cristo. Eu me recuso a ter medo".
Quando comecei a praticar este princípio, houve resistência no início, pois o diabo tentou prevalecer sobre mim. Mas pela prática deste princípio através dos anos, o diabo sempre corre quando começo a confessar.
Este princípio é semelhante ao seguinte: Se você possui um temperamento explosivo e deixa-se controlar por este temperamento, então o diabo tem a porta aberta para entrar. E quanto mais age explosivamente, mais este temperamento crescerá e o dominará. Mas quanto mais você resiste a esta tendência natural e sujeita sua carne, mas fácil é para você mesmo controlar seu temperamento.
Quando você confronta seu temperamento pela primeira vez, haverá resistência. Mas à medida que você prossegue vencendo, mais fácil se torna. Pratique este princípio. Você não cresce espiritualmente do dia para a noite. O crescimento espiritual é semelhante ao crescimento físico. A Bíblia ensina assim. À medida que praticamos a Palavra de Deus, crescemos espiritualmente.

Resistindo à Incredulidade

O mesmo princípio válido para o medo é verdadeiro com respeito às dúvidas. Não confesse suas dúvidas. Não confesse seus temores. Eu não estou dizendo que eles não existirão. Estou dizendo para você não falar nada sobre eles.
Ao invés disso confesse a Palavra de Deus. Você não tem nada a ver com a incredulidade. A incredulidade procede do diabo. Ela é má e não agrada a Deus (Nm 14.11).
Não temos nada a ver com a confissão de dúvidas, pois elas não nos pertencem. Muitas pessoas pensam que estão sendo honestas quando confessam o que não crêem ou o que temem. Mas se você é salvo, a dúvida não lhe pertence. Podemos até ser tentados pelo diabo nesta área, mas, se resistirmos, o colocamos para correr.
Você não tem um espírito que não crê. Se o tivesse precisaria nascer de novol Assim, pare de falar negativamente - de suas dúvidas e temores - pois eles não correspondem ao que você tem ou ao que você é.
Comece a confessar quem é você em Cristo e o que você tem nEle. Você é um crente. Você é nova criatura. Fale sobre isso. Creia assim. Pense deste modo. E se você vier a ser tentado com medos e dúvidas (pois nenhum de nós está isento da tentação), você deve resistir ao diabo, e ele fugirá de você (Tiago 4.7).
Recuse-se a duvidar e a temer, em nome do Senhor Jesus Cristo, e as dúvidas e temores o deixarão. Mas se você considerar as dúvidas e temores, eles tomarão conta de sua vida, roubando suas bênçãos espirituais e cegando-o espiritualmente, e, se você assim o permitir, eles o vencerão.
A incredulidade e o medo são filhos gêmeos do inimigo. Se você quer confessar algo, diga o mesmo que Deus diz. Deus diz: "Não temas". Assim, diga simplesmente: "Não temerei. Sou um filho de Deus, e Deus não me deu um espírito de medo. Nada temo. Me recuso a ter medo. Eu te resisto, Satanás, em nome de Jesus".
E não saia comentando uma palavra de incredulidade, porque você também não tem nada a ver com ela. A incredulidade é a linguagem do diabo. Pare de falar a linguagem do diabo e comece a falar a linguagem de Deus! Deus é um Deus de fé. Somos filhos da fé de um Deus da fé. Quero mostrar-lhe como colocar em prática o que temos estudado.
Se você fosse tentado a mentir ou a roubar (e o diabo tenta as pessoas nestas áreas), você não se levantaria e sairia comentando sobre isso. Não, você resistiria à tentação e diria: "Diabo, você é um mentiroso e eu não farei isso. Eu resisto a você". E se quisesse testemunhar algo, louvaria a Deus pela vitória sobre o diabo através do nome de Jesus.
Assim, faça o mesmo quando for tentado à incredulidade. Deixe de se envolver com a dúvida. Deixe de falar sobre a dúvida. Pare de proclamar o quanto tem sido tentado à incredulidade. Ao invés disso, diga: "Satanás, eu resisto a você em nome de Jesus. Me recuso a duvidar".
Você não tem que duvidar, a menos que queira, porque você não é um incrédulo, mas um crente. Assim, continue a crer.
Deixe-me dizê-lo de novo: sua confissão a respeito da capacidade de Satanás em prendê-lo e mantê-lo afastado da vitória dá ao diabo domínio sobre sua vida.
Sua confissão a respeito do medo, dá ao medo o domínio sobre sua vida. Se você confessar o medo, seus temores se tomarão fortes e mais e mais será levado cativo pelo inimigo.
Mas se confessar com ousadia o cuidado e proteção que o Pai tem nos concedido, e declarar que tudo que a Palavra de Deus diz é verdadeiro, então você sempre triunfará sobre toda influência satânica.
Todas as vezes que você confessa suas dúvidas, temores, fraquezas e doenças, é como se tivesse dizendo que a Palavra de Deus não é verdadeira e que Deus falhou em sua vida. Pense nisso por um instante. Quero que perceba a importância que sua confissão tem em sua vida.

Não Confesse Sua Enfermidade — Confesse Sua Curai

O que a Palavra de Deus diz? Use esta pergunta sempre a respeito de qualquer assunto.
Tomemos a enfermidade e a cura, por exemplo. O que a Palavra de Deus tem a dizer a respeito da cura?
A Palavra diz que, pelas chagas de Jesus, você foi curado (Is 53.3; 1 Pe 2.24). A Bíblia também diz: Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades (Is 53.4). E Mt 8.17 diz: ... ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Mas muitas vezes, ao invés de confessarem que Jesus levou sobre si suas enfermidades, as pessoas confessam que continuam com elas. Perdem sua cura muitas vezes, porque consideram o testemunho dos sentidos ao invés do testemunho da Palavra de Deus. Mas quando começam a confessar o que Jesus já fez a favor delas - que Ele tomou sobre si suas enfermidades - sua cura e saúde tornam-se uma realidade para suas vidas.

Curada Por Ouvir e Confessar A Palavra de Deus

Alguns anos atrás, vi uma pessoa ser curada simplesmente após ouvir a Palavra e alinhar sua confissão com a Palavra de Deus. Numa de nossas reuniões, uma mulher veio e disse: "Irmão, tenho uma irmã que está numa instituição médica, e embora não esteja propriamente com uma doença mental, precisa de cuidados. Ela consegue entender o que falamos com ela. Os médicos permitem que ela venha para casa de tempos em tempos, pelo período de duas semanas. Creio que essa campanha a ajudará, assim a trarei para suas reuniões".
Durante aquelas duas semanas, nem cheguei a orar com a irmã daquela mulher. Mas pelo ouvir da Palavra de Deus, sua mente foi restaurada, e nunca mais precisou voltar àquele hospital. Os médicos confirmaram sua cura.
Sua doença fora resultado da confissão dos seus temores, fracassos e dúvidas. Foi assim que sua mente ficou enferma. Mas, nas reuniões, ela começou a fazer as confissões certas e foi curada. Até mesmo os médicos disseram que fora curada.
A recuperação daquela mulher foi tão notável, que uma mulher da igreja disse que convidaria um casal da vizinhança para vir às reuniões. A esposa deste casal sofria de distúrbios mentais, e estava para ser internada. A mulher disse que o casal não era convertido, e que testemunharia ao marido daquela mulher o que acontecera naquelas reuniões, e veria se ele podia levar sua esposa às reuniões.
Ela trouxe este casal de vizinhos em várias reuniões diurnas. No fim da semana aquela mulher tinha sido salva, curada e cheia do Espirito Santo, e não teve que ir para aquele hospital. Cinco anos mais tarde voltei para pregar na mesma igreja, e aquela mulher ainda estava lá, e seu marido também tinha sido salvo.
As pessoas podem ficar doentes tanto mentalmente quanto fisicamente. E Deus pode curar tanto uma pessoa doente mentalmente quanto pode curar uma pessoa doente fisicamente.

Crer na Palavra de Deus Para Sua Própria Cura

Precisamos entender que o desejar e o crer têm tudo a ver com o fato de recebermos a cura ou qualquer outra coisa de Deus. Se você não crê na Palavra de Deus ou não quer ser curado, então Deus não lhe poderá curar. Também temos uma parte a executar se quisermos receber algo de Deus. Deus não pode passar por cima de nossa própria vontade.
Vejamos este principio com uma analogia natural. Para alguém ser curado pela mediana, não é suficiente que o médico lhe diga: "Isto ó o que está errado com você. Tome estes medicamentos e você ficará curado". Não funciona automaticamente. De fato, o médico não pode ajudar ninguém se o paciente não cooperar. Se o paciente não seguir as instruções médicas e não tomar os medicamentos à risca, não terá muito efeito.
Assim, se um médico ríão pode ajudar-nos sem nossa cooperação, como o Médico Celestial poderá nos ajudar se não fizermos a nossa parte?
Deus estabeleceu certas leis e princípios através dos quais opera. Mesmo as pessoas que possuem um ministério de cura não saem curando a todos automaticamente. É necessário que haja cooperação daqueles que querem receber sua cura. Muitas pessoas pensam que se orarmos a oração da fé com um doente ela funcionará automaticamente, quer o doente creia, quer não.
Mas mesmo que alguém fosse curado pela fé de outrem, tal cura não seria permanente. Por exemplo,| já vi pessoas que foram ajudadas neste sentido, mas que depois perderam sua cura porque não sabiam como conservá-la através de sua própria fé.
Se você quer receber ajuda permanente, tem que se firmar em sua própria fé. Terá que praticara Palavra de Deus para que ela possa operar a seu favor.
Enquanto alguém mantiver confissões de fraqueza, enfermidades, e dores, continuará com elas. Nesta condição, você até poderia receber de um homem de Deus a oração da fé, mas ela não teria efeito, pois a incredulidade desta pessoa destruiria os efeitos da fé do homem de Deus.
Contudo, em se tratando de novos convertidos, Deus permite que eles se escorem durante certo período na fé de outrem. Mas chegará o tempo em que terão que exercitar sua própria fé.
Esta é a razão pela qual as pessoas recebem sua cura e a seguir a perdem. Elas vão num culto onde há grande fé coletiva, e então recebem sua cura. Mas quando vão para casa, Satanás tira proveito da incredulidade delas, colocando a doença de volta porque elas não sabem se firmar em sua própria fé.

Confessando o Perdão de Deus

O crente que está sempre se lamentando sobre seus pecados e fraquezas está construindo uma consciência de fraqueza e fracasso. Sabemos que se pecarmos, então se confessarmos os nossos pecados Deus ó fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1 Jo 4.9). Uma vez que você confessou o seu pecado, nem mesmo se refira a ele novamente. Um pecado confessado nem mesmo faz parte de seu passado, pois o passado pode ser lembrado. i Depois de confessarmos um pecado ó como se o I mesmo nunca tivesse existido, pois Deus diz: Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões... e dos teus pecados não me lembro (Is 43.25). Se Deus não se lembra mais do seu pecado, por que você deveria, então? Não é bom lembrar a Deus de seus pecados, porque ele lhe diz em Is 43.25 que não se lembra mais de nada.
Essa uma razão pela qual as pessoas não têm nenhuma fé. Elas falham porque, na hora de liberarem sua fó, se lembram de cada pecado, falha, erro, e fracasso; assim, colocam a si mesmas debaixo de condenação; e isto as conduz a uma confissão errada.

Confesse o Perdão de Deus Para o Seu Pecado.
O que devemos confessar, então? Se for confessar algo confesse como Deus vê seu erro, pecado, ou falha.
Confesse que Ele o perdoou, o purificou, e esqueceu o seu pecado. Confesse e declare: "Graças a Deus, também esquecerei este pecado. E assim poderei permanecer na presença de Deus, como se nunca tivesse errado".
E se o diabo vier acusá-lo, lembrando-o de seu pecado, diga, "Sim, diabo,
agi assim e estava errado. Mas 1 Jo 1.9 diz que se confessar meu pecado, Deus é fiel e justo para perdoar meu pecado e me purificar de toda injustiça. Assim, Deus perdoou meu pecado e estou agradecido a Deus por isso".
À medida que quebramos o hábito da confissão errada, e agimos à altura da Palavra, seremos levados à vitória!
Neste caso, agir à altura da Palavra significa fazer a confissão certa, crer da maneira certa e pensar da maneira certa.
Não importa quanto tempo alguém ore por você, enquanto você continuar agindo contra a Palavra de Deus, a Palavra não poderá operar em seu favor.
Também, você não deve ficar lembrando dos seus pecados diante das pessoas. Caso seja necessário, peça perdão a alguém, mas, depois què o fizer, esqueça seu pecado. Não confesse seus pecados às pessoas. Se você precisa confessar a alguém seu pecado, confesse-o ao Senhor, e Ele o perdoará e esquecerá seu pecado.
Temos então os princípios para liberarmos nossa fé: crer corretamente, pensar corretamente, e fazer a confissão certa. Suas confissões devem sempre estar em linha com a Palavra de Deus, a despeito de qualquer circunstância adversa. E assim, à medida que libera a fé dessa forma, observará que a Palavra de Deus funcionará a seu favor.

Nenhum comentário: