Sandra em Bom senso
“Um homem estava tentando tirar seu sofá quando este ficou emperrado na porta de entrada da sua casa.
Decidiu chamar o vizinho para lhe ajudar.
Empurra daqui, puxa dali, e nada do sofá desemperrar.
Depois de muito tempo tentando, já exaustos, o vizinho exclamou:
“Não tem jeito. Acho que nunca vamos colocar isso para dentro!”
E o dono do sofá disse, olhando perplexo para o vizinho: “Eu estava tentando tirar e você estava tentando guardar?”
Esta história ilustra bem um dos grandes problemas da humanidade:
Falha na comunicação.
Por causa disso, países entram em guerra, empresas vão à falência, povos odeiam outros povos, filhos não entendem os pais, homens e mulheres acabam se divorciando.
O que fazer?
Ouça mais do que fala
•Procure entender antes de se fazer entendido
•Preste mais atenção no que as pessoas falam e procure entender o que realmente querem dizer (às vezes são duas coisas bem diferentes, especialmente se quem fala é uma mulher e quem ouve é um homem)
Pergunte para verificar se entendeu
Não tire conclusões precipitadas
Tenha paciência na sua forma de falar também—o que é tão claro para você pode ser muito obscuro para seu ouvinte
Não julgue a outra pessoa
Não presuma que sua mensagem foi clara—confirme.
Não sature seu ouvinte com informações desnecessárias—fale apenas o que ele precisa saber
“Um homem estava tentando tirar seu sofá quando este ficou emperrado na porta de entrada da sua casa.
Decidiu chamar o vizinho para lhe ajudar.
Empurra daqui, puxa dali, e nada do sofá desemperrar.
Depois de muito tempo tentando, já exaustos, o vizinho exclamou:
“Não tem jeito. Acho que nunca vamos colocar isso para dentro!”
E o dono do sofá disse, olhando perplexo para o vizinho: “Eu estava tentando tirar e você estava tentando guardar?”
Esta história ilustra bem um dos grandes problemas da humanidade:
Falha na comunicação.
Por causa disso, países entram em guerra, empresas vão à falência, povos odeiam outros povos, filhos não entendem os pais, homens e mulheres acabam se divorciando.
O que fazer?
Ouça mais do que fala
•Procure entender antes de se fazer entendido
•Preste mais atenção no que as pessoas falam e procure entender o que realmente querem dizer (às vezes são duas coisas bem diferentes, especialmente se quem fala é uma mulher e quem ouve é um homem)
Pergunte para verificar se entendeu
Não tire conclusões precipitadas
Tenha paciência na sua forma de falar também—o que é tão claro para você pode ser muito obscuro para seu ouvinte
Não julgue a outra pessoa
Não presuma que sua mensagem foi clara—confirme.
Não sature seu ouvinte com informações desnecessárias—fale apenas o que ele precisa saber
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