quarta-feira, 19 de setembro de 2012

39. BUSQUE O SENHOR PARA VIVER



Texto-base: Amós 5.4
Objetivo geral: exortação

Objetivo específico: O ouvinte deverá ser desafiado a buscar o Senhor e dar a Ele o controle de sua vida.


Introdução

O decreto de Deus para Seu povo era que O buscasse para viver. Se Israel não procurasse andar com o Altíssimo, não teria vida. Assim como hoje, havia naquele tempo muitas pessoas que apenas “vegetavam”. Elas liam ou ouviam a leitura e explanação das Escrituras, mas não entendiam o que lhes era ministrado. Oravam e clamavam, mas parecia que o Senhor era um Ser distante. Deus deu uma ordem ao Seu povo e, hoje, dá a mesma instrução a cada um de nós.

Assim diz o SENHOR à nação de Israel: "Busquem-me e terão vida (Amós5.4).

Vejamos o que podemos aprender dessa declaração.

BUSQUE A DEUS INCONDICIONALMENTE


Atualmente, muita gente vive sem buscar o Senhor de verdade. O que fazem são petições sem fé, expressões de desejos, e, consequentemente, têm pouca resposta divina. Para alguns, até parece que o Pai está longe deles.

O decreto divino era taxativo: se os israelitas não buscassem o Senhor, mesmo sendo povo dEle, viveriam cheios de problemas e necessidades. Poderiam fazer orações por horas, mas tudo seria em vão, já que não O estariam buscando de coração. É preciso buscar o Senhor verdadeiramente, e isso significa:
Interessar-se em aprender o que ensina a Palavra, meditando naquilo que “saltou aos olhos” durante a leitura bíblica ou a pregação e no que o Senhor revelou ao coração.
Não praticar o que a Escritura proíbe e cumprir o que Ela ordena.
Orar, abrindo o coração na presença do Pai, revelando-Lhe tudo e arrependendo-se dos erros.
Assumir tudo o que Ele declara em Sua Palavra a respeito do cristão e enfrentar os ataques infernais com fé no que Deus revela.

NÃO DESANIME DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS


Isso significa dizer: estar sempre alegre, desejoso de melhorar de vida, ser amigo de todos e ter a resposta certa para os ataques do inimigo contra a sua vida e a de outros.

Quem tem vida não se entrega aos problemas, não aceita “não” como resposta nem se curva diante de qualquer ameaça. Tal pessoa sabe que ter vida é contar com o Senhor, pois sempre Ele irá manifestar-Se para prepara-la para o combate. Dessa forma, ela obterá a vitória, apagando os dardos inflamados do maligno.

ENTREGUE SUA VIDA AO CONTROLE DE DEUS


Por que o Senhor não dá bênçãos a todos? Por que muitos de Seus filhos estão, agora, gemendo de dor? Por que? A resposta é uma só: porque tais pessoas não se entregam completamente a Deus.

Quando estão bem, vão a igreja, mas, em vez de se “alimentarem” da Palavra, acham que a mensagem “serviu” para outras pessoas, e não para elas. Além disso, julgam que certos pecados não as separarão do Senhor, porque Ele “entende” o porquê de agirem fora da Palavra. Resultado: quando o inimigo pede “consentimento” para afligi-las, o Senhor não pode fazer coisas alguma, a não ser permitir.

CONCLUSÃO


Foi isso o que aconteceu a Jó. Ele cria que Deus o cercava de bens e fazia tudo de bom em sua vida, mas tinha uma desconfiança de que, um dia, coisas ruins poderiam acontecer-lhe. Ele disse: Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu? (Jó 3.25). Assim, de acordo com o temor dele, tudo ocorreu.

Fuja de qualquer sugestão do inferno! Viva pela Palavra, entregue-se a Ela, e o Senhor será com você. Busque o Altíssimo e passe a viver.


Em Cristo

Marcos Ferreira
19/09/2012
Extraído:

Nenhum comentário: