quinta-feira, 31 de maio de 2018

QUATRO TIPOS DE CONFISSÃO

Há quatro tipos de confissão mencionados no Novo Testamento. Vamos examiná-las cuidadosamente, já que há muita confusão sobre este assunto.

1 - A Confissão de Pecados dos Judeus

Primeiro, João Batista e Jesus conclamaram os judeus a confessarem os seus pecados.
MARCOS 1.4,5 Apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, CONFESSANDO OS SEUS PECADOS, eram batizados por ele no rio Jordão.
MARCOS 1.14,15 Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus. Dizendo: O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

2 - A Confissão do Pecador na Nova Aliança

Segundo, há a confissão do pecador na Nova Aliança. Jesus fez uma afirmação muito importante em João 16.7-11 concernente ao pecador na Nova Aliança.
JOÃO 16.7-11 Mas eu vos digo a verdade: Convém-vos que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier CONVENCERÁ O MUNDO DO PECADO, da justiça e do juízo: Do pecado, PORQUE NÃO CRÊEM EM MIM; Da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; Do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado
Observe que Jesus disse, do pecado, porque não crêem em mim (V.9). Jesus disse que o pecador seria convencido pelo Espírito Santo de um ÚNICO PECADO, que é o pecado de rejeitar a Jesus: porque não crêem em mim (João 16.9).
Quantas vezes temos insistido que o pecador deve confessar todos os pecados que comete para ser salvo. Mas, na realidade, o pecador não poderia confessar todos os pecados que cometeu. Ele não poderia nem mesmo se lembrar de todos os pecados que cometeu. Não, a única confissão que o pecador deve fazer é a do senhorio de Jesus.
ROMANOS 10.9 Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

3 - A Confissão de Pecados do Crente

A terceira espécie de confissão neo-testamentária é a confissão que o crente faz dos seus pecados quando quebra sua comunhão com Deus (1João 1.9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça). A comunhão interrompida muitas vezes pode trazer uma enfermidade, pois Tiago diz: confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, PARA SERDES CURADOS... (Jo 5.16).

4 - A Confissão de Fé do Crente

O quarto tipo de confissão mencionada na Bíblia é a CONFISSÃO DE NOSSA FÉ na Palavra, em Cristo, e em Deus Pai.
è É importante que diferenciemos a confissão dos pecados dos judeus sob a Antiga Aliança, a respeito da qual João Batista e Jesus pregaram, da confissão do pecador na Nova Aliança.
MATEUS 3.5,6 Então saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Este trecho retrata a aliança de Deus com as pessoas que confessavam os seus pecados e eram batizadas por João. NÃO SE TRATA DO BATISMO DOS CRISTÃOS, POIS JESUS AINDA NÃO HAVIA MORRIDO NEM RESSUSCITADO.
João não batizou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ele somente batizou EM NOME DO PAI, pois tratava-se dos judeus no período da lei, na Antiga Aliança, antes da morte, sepultamento e ressurreição de JESUS.
Já em At 19.18 lemos: Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente suas obras. TRATAVA-SE DE GENTIOS OU CRISTÃOS NÃO JUDEUS. Não diz o que confessaram, mas evidentemente tratava-se de pessoas que se converteram e imediatamente a seguir confessaram os seus pecados quanto à prática das artes mágicas.
Quero que entenda algo.
Eles não confessaram seus pecados para serem salvos.
Eles já estavam salvos.
Aqueles cristãos não confessavam seus pecados nem deixavam as obras de magia para que fossem salvos.
A Bíblia diz que já eram salvos.
Mas imediatamente depois que foram salvos ficou mais fácil para eles confessarem seus pecados e práticas errôneas.
Muitas vezes, as pessoas põem o carro na frente dos bois.

Por exemplo, alguns falam para os pecadores: "Você tem que deixar isso e aquilo para ser salvo". Mas de fato, o pecador deve aceitar o senhorio de Jesus, e então as demais coisas acontecerão naturalmente.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

O PODER PARA NÃO MAIS PECAR

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1
Hoje, quero falar sobre como você pode ter uma vida vitoriosa no que se refere aos seus pensamentos. Meu amigo, a solução para as tentações, desejos e pensamentos pecaminosos está no primeiro versículo de Romanos 8: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Por falar nisso, algumas versões da Bíblia, como a Almeida Revista e Corrigida e a Almeida Corrigida Fiel, dão continuidade dizendo “que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito55. Essa parte foi acrescentada pelos tradutores mais recentes da Bíblia. Nos manuscritos mais antigos do Novo Testamento disponível hoje, o grego afirma simplesmente: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.)
Agora você tem o poder de Cristo para se elevar acima da sua tentação e para descansar na sua identidade de justo em Cristo independentemente das suas obras.
Você pode experimentar tentações e pensamentos pecaminosos de tempos em tempos, mas bem no meio dessa tentação, você precisa saber disto: agora, pois, já nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Observe que esse versículo está no presente. Agora mesmo, neste mesmo instante, em que pensamentos pecaminosos estão passando pela sua mente, não há condenação porque você está EM CRISTO JESUS! Devemos então ficar sentados, parados e abrigar esses pensamentos pecaminosos? É claro que não.
O pecado não pode criar raízes em alguém que tem plena consciência de ser justo em Cristo. Você não pode impedir os pássaros de voarem sobre a sua cabeça, mas com certeza pode impedir que um deles construa um ninho sobre ela. Da mesma forma, você não pode impedir as tentações, os pensamentos e desejos pecaminosos de passarem pela sua mente, mas pode com certeza impedir a si mesmo de agir com base nessas tentações, pensamentos e desejos pecaminosos. Como? Confessando no mesmo instante da tentação que você é a justiça de Deus em Cristo Jesus!
O poder de Jesus para vencer cada tentação se instala quando você permanece consciente de que mesmo durante a tentação, Jesus ainda está com você e que você é justo nele independentemente das suas obras (Romanos 4:6)!
Ao agir assim você rejeita a condenação pela tentação que enfrentou.
Agora você tem o poder de Cristo para se colocar acima da sua tentação e descansar em sua identidade de justo em Cristo independentemente das suas obras. Isto, amado, é a vida vitoriosa em Cristo!
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque por estar em Cristo Jesus, tenho a vida vitoriosa. Também tenho o Teu favor imerecido porque sou justo em Cristo, que está sempre comigo. E a Tua bondade e a Tua graça que me ajudarão a triunfar sobre cada desafio hoje.
Pensamento de Hoje
Decido não ser consciente do pecado, mas consciente do fato de que sou justo em Cristo.

terça-feira, 29 de maio de 2018

ABENÇOADO POR CAUSA DA BONDADE DE DEUS


E o Senhor disse a Moisés: “Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus. Êxodo 16:11,12
Quando eu estava estudando a Palavra de Deus, o Senhor falou comigo, dizendo: “Antes de a lei ser dada, nenhum dos filhos de Israel morreu quando eles saíram do Egito. Embora tenham murmurado e reclamado contra a liderança indicada por Deus, nenhum deles morreu. Esse é um retrato da pura graça. ” Eu nunca havia ouvido ninguém ensinar algo assim antes nem havia lido em nenhum livro, então fui rapidamente procurar aquele texto em minha Bíblia e realmente, não consegui encontrar ninguém que tivesse morrido antes de a lei ser dada!
Viver sob a graça significa que todas as bênçãos e provisões que recebemos dependem da bondade de Deus e não da nossa obediência.
Deus libertou os filhos de Israel de uma vida inteira de escravidão realizando grandes sinais e maravilhas. Mas quando eles se viram encurralados entre o Mar Vermelho e o exército egípcio que avançava, reclamaram a Moisés dizendo: “Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? ” (Êxodo 14:11). Que audácia! E, no entanto, Deus puniu aqueles murmuradores? Não, na verdade, Ele salvou os israelitas de modo espetacular, abrindo o Mar Vermelho para que escapassem de seus perseguidores que estavam se aproximando deles.
Depois de terem atravessado para o outro lado do Mar Vermelho, continuaram a murmurar sem parar, apesar das provisões milagrosas e da proteção graciosa de Deus. Em um lugar chamado Mara, eles reclamaram que as águas eram amargas e Deus tornou as águas doces e refrescantes para eles (Êxodo 15:23-25). Então, quando não tinham comida, reclamaram com Moisés novamente, dizendo: “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes até este deserto, para matardes de fome toda esta multidão” (Êxodo 16:3). As suas críticas ferinas e ingratas eram dirigidas não apenas a Moisés, mas também a Deus. E então, Deus mandou chover fogo do céu e enxofre sobre eles? Não! Ele fez chover pão do céu para alimentá-los! Era como se cada nova murmuração gerasse novas demonstrações da bondade de Deus!
Sabe por quê?
Porque todos esses eventos aconteceram antes dos Dez Mandamentos serem dados. Como você vê, antes de a lei ser dada, os filhos de Israel viviam sob a graça (favor imerecido). Viver sob a graça significava que todas as bênçãos e provisões que eles recebiam dependiam da bondade de Deus e não da obediência deles. O Senhor os libertou do Egito não por causa da bondade ou do bom comportamento deles. Ele os tirou pelo sangue do cordeiro (uma ilustração do sangue do Cordeiro de Deus) que foi aplicado nas vergas das portas na noite da primeira Páscoa.
Os filhos de Israel eram dependentes da fidelidade de Deus para com a aliança Abraâmica, uma aliança fundamentada na Sua graça (favor imerecido). Abraão viveu mais de 400 anos antes de a lei ser dada, muito antes de existirem os Dez Mandamentos. Deus havia se relacionado com Abraão com base na de Abraão na Sua graça e não com base na obediência dele à lei. A Palavra de Deus deixa claro que Abraão não foi justificado pela lei: “Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (Romanos 4:2-3).
Como Abraão foi justificado?
Ele creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça!
Quando os israelitas viajaram do Egito, ao Monte Sinai, estavam sob a aliança Abraâmica da graça. Portanto, apesar dos seus pecados, Deus os libertou do Egito e os supriu de maneira sobrenatural, não com base na bondade e fidelidade deles, mas com base na Sua bondade e fidelidade. A boa notícia para você e eu é esta: hoje, estamos sob a nova aliança da graça (favor imerecido), e o favor imerecido de Deus está sobre nós. As Suas bênçãos e as Suas provisões para nós se baseiam inteiramente na SUA BONDADE e na SUA FIDELIDADE. Aleluia! Isso não é tremendo?
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço por todas as vezes que Tu me abençoaste apesar das minhas reclamações e falta de fé. Sou tão feliz porque Tu me abençoas não por causa da minha bondade ou fidelidade, mas por causa da Tua bondade e fidelidade. Chamo este dia de abençoado, frutífero e cheio dos Teus favores gratuitos porque estou sob a Tua pura graça!
Pensamento de Hoje
Deus me abençoa não por causa da minha bondade e fidelidade, mas por causa da SUA bondade e fidelidade!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

A GRAÇA E A VERDADE SÃO UMA SÓ

Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio ele Jesus CristoJoão 1:17
Você sabia que Deus vê a graça (favor imerecido) e a verdade como uma coisa só? Observe em João 1:17 que a verdade está do mesmo lado do favor imerecido de Deus e que tanto a graça (favor imerecido) quanto a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Quando fiz um estudo sobre esse versículo no original grego, descobri que a “graça e a verdade” de fato são mencionadas como uma unidade singular, uma vez que são seguidas pelo verbo traduzido como “vieram”. Em outras palavras, aos olhos de Deus, a graça e a verdade são sinônimas — o favor imerecido é a verdade e a verdade é o favor imerecido.
Às vezes, as pessoas me dizem coisas do tipo: “Bem, é bom que você pregue a graça, mas também precisamos dizer às pessoas a verdade. ” Isso faz parecer como se a graça e a verdade fossem duas coisas diferentes quando, na verdade, elas são uma única coisa. Não se pode separar a verdade da graça, uma vez que ambas estão personificadas pela pessoa de Jesus Cristo. Aliás, apenas alguns versículos antes, em João 1:14, a Bíblia diz referindo-se à pessoa de Jesus: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça [favor imerecido] e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ” A graça e a verdade se uniram através da pessoa e do ministério de Jesus. A graça não é uma doutrina ou um ensino. A graça é uma Pessoa.
Isso é contrastado com a velha aliança da lei que foi dada através de Moisés no Monte Sinai. Podemos ver que Deus é muito preciso ao lidar com as duas alianças e não as misturas. Graça é graça e lei é lei. A graça veio por Jesus ao passo que a lei foi dada por intermédio de Moisés. Jesus não veio para nos dar mais leis. Ele veio para nos dar o Seu favor imerecido, que é a Sua verdade! Seria imensamente proveitoso para você ter em mente que todas as vezes que ler a palavra “graça” na Bíblia, você deve traduzi-la mentalmente por “favor imerecido”, porque é o que ela é.
Meu amigo, “a graça veio”. Uma coisa é dar, mas outra coisa é vir. Como você pode ver, eu podia enviar um DVD do meu sermão a você em vez de ir até você. Mas se eu for até você, é algo pessoal. A lei foi dada por Moisés, mas a graça veio por meio de Jesus Cristo. Todos os sistemas de moralidade têm a ver com o homem tentando alcançar Deus com sua disciplina pessoal e boas obras, mas no Cristianismo, Deus desceu até onde estávamos a fim de nos elevar até onde Ele está!
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque Jesus veio pessoalmente para morrer por mim e para me libertar do pecado, das cadeias e da morte eterna, Eu Te agradeço porque Ele não veio para me dar mais leis, mas para me dar o Teu favor imerecido, que é a Tua verdade. Hoje, fui elevado e estou sentado com Cristo à Tua direita, tudo porque a graça veio!
Pensamento de Hoje
Jesus não veio para me dar mais leis. Ele veio para me dar o Seu favor imerecido, que é a Sua verdade.

domingo, 27 de maio de 2018

A PAZ DE JESUS PREDISPÕE VOCÊ AO SUCESSO

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 1 João 4:18
Jesus lhe dá o Seu Shalom para predispor você ao sucesso em sua vida, Você não pode ser um sucesso no seu casamento, na sua família e na sua carreira quando está aleijado e paralisado pelo medo. Hoje, enquanto você lê isso, creio de todo o coração que Jesus já começou uma obra no seu coração para libertá-lo de todos os seus temores, sejam eles quais forem. Pode ser o medo do fracasso, do sucesso, o medo das opiniões das pessoas a seu respeito ou mesmo de que Deus não esteja com você.
Todos os medos que você está experimentando na sua vida hoje começaram com uma inverdade, uma mentira na qual você de alguma maneira acreditou. Talvez tenha acreditado que Deus está zangado e insatisfeito com você, e que a Sua presença está longe de você, E por isso que a Bíblia diz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. ”
Esse texto bíblico nos diz que quando você começar a ter uma revelação de que Deus o ama perfeitamente (não por causa do que você fez, mas por causa do que Jesus fez por você), essa revelação do favor imerecido de Jesus lançará fora todo medo, toda mentira, ansiedade, dúvida e toda preocupação de que Deus esteja contra você. Quanto mais você tiver uma revelação de Jesus e de como Ele o aperfeiçoou, mais se libertará para receber o seu completo Shalom e ter êxito na vida!
Saiba, meu amigo, que como crente em Jesus Cristo, você tem absoluta paz com Deus. A nova aliança da graça também e conhecida como à aliança da paz. Hoje, você está firmado sobre a justiça de Jesus, e não sobre a sua própria justiça. Hoje, por causa de Jesus, Deus lhe diz: “Porque isto é para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, e assim jurei que não mais me iraria contra ti, nem te repreenderia. Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida...” (Isaías 54:9-10).
Deus está do seu lado. O Shalom de Jesus está do seu lado para fazer de você um sucesso na vida. Todos os recursos do céu estão do seu lado. Mesmo que você esteja sendo surpreendido por uma tempestade agora mesmo, simplesmente pense na imagem dos filhotes de águia dormindo profundamente apesar da tempestade, aninhados sob as asas de sua mãe, sua protetora e provedora. E que o Shalom de Deus, que excede todo entendimento, guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus (Filipenses 4:7). Vá nesta paz, meu amigo, e descanse no Shalom de Jesus!
Oração de Hoje
Pai, dá-me uma revelação maior de quão perfeitamente Tu me amas, pois o Teu perfeito amor lança fora todo o medo em minha vida. Tu não queres que eu tenha medo do fracasso, das opiniões das pessoas a meu respeito ou do que o futuro me reserva. Por causa de Jesus, estou na aliança da graça e da paz na qual sempre terei a Tua bondade, e na qual o Shalom de Jesus está sempre ao meu lado para fazer de mim um sucesso na vida!
Pensamento de Hoje
Deus não está zangado comigo. Ele não me condena, mas me ama perfeitamente por causa do sacrifício perfeito de Jesus por mim.

sábado, 26 de maio de 2018

RECEBA O SHALOM DE JESUS


O coração em paz dá vida ao corpo...Provérbios 14:30, NVI
A melhor maneira de saber se você tem ficado embaraçado com as coisas do mundo é ser objetivo e perguntar a si mesmo: “Meu coração está perturbado? ” Creio que o assassino número 1 do mundo moderno é o estresse. Os médicos da minha igreja me disseram que se um paciente tem pressão alta, eles podem advertir o paciente para cortar o sódio. Podem também aconselhar seus pacientes a cortarem os excessos de açúcar ou colesterol. Mas, como médicos, há algo que eles não podem controlar em seus pacientes: seu nível de estresse.
Eu pessoalmente creio que a causa física e a raiz de muitas doenças hoje é o estresse. O estresse pode produzir todo tipo de desequilíbrio no seu corpo. Pode fazer com que você envelheça prematuramente, pode lhe causar erupções, causar dores gástricas e até levar ao surgimento de tumores no seu corpo. Para colocar as coisas de forma sucinta, o estresse mata! Os médicos nos dizem que certos sintomas físicos são “psicossomáticos” por natureza. Isso porque esses sintomas são gerados por problemas psicológicos como o estresse. O estresse não provém de Deus. A paz provém dele!
Acredito que você esteja começando a entender por que Jesus disse “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27)- Ora, na verdade Jesus não teria usado a palavra “paz”. O Novo Testamento grego traduz “paz” como “eirene”, mas como Jesus falava hebraico e aramaico, Ele teria usado a palavra “shalom” — “Deixo-vos shalom, o meu shalom vos dou; não vo-lo dou como o dá o mundo”.
No vernáculo hebraico, “shalom” é uma palavra muito rica e preciosa. Não existe uma palavra em português que possa englobar com precisão a plenitude, a riqueza e o poder contido na palavra “shalom”. Por conseguinte, os tradutores da Bíblia só puderam traduzi-la como “paz”. Mas embora a palavra “shalom” inclua a paz, ela significa muito mais. Vamos ver o léxico de Brown Driver &: Briggs de Hebraico para ter uma ideia melhor do que Jesus quis dizer quando disse “Deixo-vos shalom”.
Esse léxico de palavras do hebraico descreve “shalom” como plenitude, segurança, firmeza (no corpo), bem-estar, saúde, prosperidade, paz, tranquilidade, calma, contentamento, paz usada nos relacionamentos humanos, paz com Deus especialmente no nosso relacionamento de aliança e paz em meio à guerra,1Uau! Que palavra poderosa! Este é o shalom que Jesus lhe deixou como herança: a Sua plenitude, segurança, integridade, bem-estar, saúde, prosperidade, paz, tranquilidade, calma, contentamento, a Sua paz nos relacionamentos humanos, a Sua paz com Deus através da aliança feita na cruz e a Sua paz em meio à guerra. Todas estas coisas, meu amigo, fazem parte da sua herança em Cristo hoje!
Você pode imaginar todas as implicações do que significa experimentar o shalom de Jesus em sua vida? Você pode imaginar a sua vida livre dos remorsos, ansiedades e preocupações? Como você será saudável, vibrante, disposto e forte! Agradeça-lhe por esta bênção hoje e comece a desfrutar o shalom de Jesus em todas as áreas da sua vida.
Oração de Hoje
Senhor Jesus, obrigado por me dar o Teu shalom em todas as áreas da minha vida, Quero experimentar e andar em uma maior medida do Teu shalom. Quero viver uma vida que seja livre de remorsos, ansiedades e preocupações, e ter mais da Tua saúde, energia e força.
Hoje, porque tenho o Teu shalom, andarei na Tua paz, prosperidade e proteção enquanto lido com as demandas deste dia.
Pensamento de Hoje
Menos estresse + mais shalom de Jesus = mais saúde

sexta-feira, 25 de maio de 2018

VIGIE AQUILO QUE ENTRA PELAS PORTAS DOS SEUS OLHOS E OUVIDOS


Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde para o seu corpo. Provérbios 4:20-22
Eu estava assistindo a um programa de televisão popular no qual o apresentador entrevistava alguns especialistas sobre a economia norte-americana. Um “especialista” era muito positivo e deu os seus motivos para ser tão otimista. Então, outro “especialista” interrompeu e apresentou suas razões que apontavam para um panorama econômico desolador. Assisti a esse programa por cerca de uma hora e, no final, nenhum dos “especialistas” pôde concordar com o outro em coisa alguma.
Quanto mais ouvimos e vemos Jesus, mais saudáveis e fortes nos tomamos! Nossos corpos mortais passam a ser cheios do Seu poder e da Sua vida de ressurreição!
O fato sobre esse tipo de debate, seja na televisão, nos jornais ou na Internet, é que supostamente devem ser apresentados dois lados — um bom e o outro mau. Na verdade, nenhuma solução ou resolução é oferecida. Algum tempo depois de assistir àquele programa, compartilhei com a minha equipe pastoral que percebi haver estado me alimentando inadvertidamente da árvore do conhecimento do bem e do mal. Isto foi tudo que absorvi ao assistir àquele tipo de programa — mais conhecimento sobre o que era bom e o que era mau. Entretanto, esse conhecimento não fez nada por mim.
Por outro lado, quando nos alimentamos da pessoa de Jesus, que é a árvore da vida, descobrimos que a Sua sabedoria, a Sua paz, a Sua alegria e o Seu favor imerecido fluem em nossas vidas! Mais uma vez, não estou dizendo que você não deve assistir ao noticiário. Estou apenas dizendo que é importante você observar sua dieta visual — aquilo com o qual você tem alimentado seus olhos. Há muito mais poder em estar cheio de Jesus do que cheio de conhecimento mundano.
Sempre encorajo minha congregação a estar atenta às portas dos olhos e dos ouvidos. Basicamente, isso significa que precisamos estar conscientes do que vemos e ouvimos regularmente. O livro de Provérbios, que está cheio da sabedoria de Deus, nos diz: “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. ”
Deus nos diz para guardarmos o que ouvimos, o que vemos e o que está no nosso coração. Ele quer que tenhamos nossos ouvidos cheios das palavras graciosas de Jesus, os nossos olhos cheios da Sua presença e os nossos corações meditando no que ouvimos e vimos em Jesus. E isso que significa “atenta para as minhas palavras” hoje na nova aliança, pois Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne. João 1:14 diz: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça [favor imerecido] e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ”
Tudo se resume em contemplar Jesus, e à medida que o contemplamos, somos transformados cada vez mais à Sua semelhança, cheios de favor imerecido e de verdade! Não perca essa promessa poderosa, meu amigo. O resultado de voltarmos as portas dos nossos olhos e ouvidos para Jesus é que Ele será vida e saúde para nós. A Bíblia nos mostra que há uma correlação direta entre ouvir e ver Jesus, e a saúde do nosso corpo físico. Quanto mais ouvimos e vemos Jesus, mais nos tornamos saudáveis! Nossos corpos mortais ficam cheios da Sua vida e do Seu poder de ressurreição!
Se estivermos nos alimentando constantemente das notícias da mídia, não é de admirar que nos sintamos fracos e cansados. Não há absolutamente alimento para nós ali. Por favor, ouça o que estou dizendo. Não há problema em se manter a par dos acontecimentos mundiais atuais e estar ciente do que está acontecendo no Oriente Médio, das tendências da economia e dos desenvolvimentos da área política. Essas informações podem até ser necessárias para a indústria em que você está envolvido. Não estou pedindo que você se torne um ignorante nem que more em uma caverna. Só estou dizendo o seguinte: saiba o que é bom para a integridade do seu corpo e da sua mente. Seja sábio — não dê a si mesmo uma overdose de informações e de conhecimento que não o encham do poder e da vida de Deus.
Oração de Hoje
Pai ajuda-me a ser sábio em vigiar o que deixo entrar através das portas dos meus olhos e ouvidos. Eu Te peço para criar em mim uma fome por mais de Jesus e da Sua Palavra. Quero que meus olhos sempre contemplem a Sua beleza e meus ouvidos sempre ouçam Suas palavras cheias de graça. E à medida que eu ver e ouvir mais de Jesus pelo Teu Espírito Santo, eu Te agradeço por uma medida maior de paz, integridade e força, que fluirão através do meu corpo e alma.
Pensamento de Hoje
Quando mais contemplo Jesus, mais fico transbordante do Seu favor imerecido.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

PAZ EM MEIO À TEMPESTADE

O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente.... Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas estarás seguro... — Salmos 91:1,4
Lembro-me de ter lido a respeito de uma competição de arte na qual o tema era “paz”. O artista que retratasse com mais eficiência a paz na sua obra de arte ganharia a competição. Os artistas pegaram suas tintas, suas telas e pincéis e começaram a criar suas obras-primas. Quando chegou a hora de julgar as obras de arte, os juízes ficaram impressionados com as diversas cenas de tranquilidade ilustradas pelos artistas. Havia uma peça majestosa retratando uma paisagem serena de colinas iluminadas pela lua e outra peça evocativa que mostrava um homem solitário andando tranquilamente através de um rústico campo de arroz.
Então, os juízes se depararam com uma peça peculiar que parecia quase aterrorizante e até feia para alguns. Era a antítese de todas as outras peças que haviam visto antes. Aquela pintura era uma dissonância selvagem de cores violentas e era óbvia a agressão com a qual o artista havia lançado o pincel contra a tela. Retratava uma violenta tempestade na qual as ondas do oceano cresciam a uma altura ameaçadora e batiam contra as extremidades escarpadas de um rochedo com uma força estrondosa. Relâmpagos ziguezagueavam ao redor do céu enegrecido e os galhos da única árvore que se encontrava no topo de rochedo eram jogados para o lado pela força da ventania. Ora, como este retrato poderia ser um epítome da paz?
No entanto, os juízes deram por unanimidade o primeiro prêmio ao artista que pintou a tempestade turbulenta. Embora os resultados inicialmente parecessem ser confusos, a razão da decisão dos juízes imediatamente se torna clara logo que se dá uma olhada mais de perto na tela vencedora. Oculto em uma fenda do rochedo está uma família de águias apertada em seu ninho. A mamãe águia encara os ventos que zunem, mas seus filhotes pequenos estão alheiros à tempestade e adormeceram sob o abrigo de suas asas.
Ora, este é o tipo de paz que Jesus dá a você e a mim! Ele nos dá paz, segurança, cobertura e proteção mesmo em meio à tempestade. O salmista descreve isso lindamente: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente... Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro. ”
Não há lugar mais seguro que sob o abrigo protetor das asas do seu Salvador. Não importa quais circunstâncias possam estar atacando-o violentamente. Você pode clamar ao Senhor pelo Seu favor imerecido, como Davi fez no Salmo 57:1 — “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. A Bíblia New American Standard diz: “Se propício a mim, ó Deus, sê propício a mim, pois a minha alma se refugia em Ti; e na sombra das Tuas asas me abrigarei até que a destruição passe.” Que divina segurança podemos ter hoje, sabendo que mesmo se a destruição enfurecida nos cercar, podemos nos abrigar no Senhor.
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque no meio de qualquer crise, posso me refugiar à sombra das Tuas asas e ter a Tua paz. Minha confiança está em Ti e eu Te agradeço porque Tu me protegerás e livrarás a mim e aos meus entes queridos independentemente do que esteja nos atacando ferozmente.
Pensamento de Hoje
Aconteça o que for posso me abrigar no Senhor e desfrutar da Sua paz

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A IMENSA PAZ DE DEUS

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.Filipenses 4:7
Quero falar com você hoje sobre experimentar o tipo de paz que vem de Deus em meio a circunstâncias atemorizantes. Meu amigo, paz não significa ausência de problemas em sua vida. Não é a ausência de tumulto, desafios ou de coisas que não estão em harmonia com o seu ambiente físico. É possível estar em meio à maior crise da sua vida e ainda assim ter paz. Essa é a verdadeira espécie de paz que você pode ter com Jesus — a paz que excede todo o entendimento. Falando do ponto de vista natural, não faz sentido você se sentir completamente descansado e em paz quando está em apuros, mas do ponto de vista sobrenatural, você pode ser cheio de paz!
O mundo define paz, harmonia e tranquilidade com base no que está acontecendo na esfera das sensações. A noção de paz do mundo seria mais ou menos assim: um homem deitado em uma rede em uma praia de areias brancas no Havaí com música de luau tocando suavemente na cabana, coqueiros balançando ao vento em perfeita harmonia e ondas tépidas e azuis rolando languidamente ao longo da praia. O mundo chama isso de paz — até que a realidade se instala, e a paz transitória que havia há apenas alguns minutos se dissipa no ar!
Como pode ver, meu amigo, você não pode usar o seu ambiente externo para influenciar permanentemente a confusão que sente interiormente.
Só Jesus pode tocar o que você está sentindo por dentro e transformar esse tumulto na paz que Ele dá. Com o Senhor ao seu lado, e mantendo aquele lugar de paz permanente no seu interior, você pode influenciar o seu ambiente externo. Entretanto, o contrário não acontece. Com Jesus, a transformação é sempre de dentro para fora e não de fora para dentro. Ele coloca uma paz e um descanso no seu coração que são tão seguros a ponto de você pode enfrentar qualquer desafio sem preocupação ou estresse, independentemente das circunstâncias negativas e do seu ambiente ao seu redor.
Oração de Hoje
Pai, eu reconheço que o tipo de paz que o mundo oferece não pode durar. Mostra-me hoje e nos dias que virão como posso experimentar e andar mais na Tua paz profunda e permanente que excede todo o entendimento e à qual tenho direito em Cristo.
Pensamento de Hoje
A paz interior que vem de Deus pode influenciar minhascircunstâncias externas.