quarta-feira, 2 de maio de 2018

A DEFINIÇÃO CORRETA DE JUSTIÇA

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. — Gaiatas 2:21
O que o entendimento correto da sua justiça tem a ver com esperar que algo bom aconteça com você hoje? Tudo!
Muitos crentes associam a justiça a uma lista de coisas que precisam fazer, e se conseguirem concluir esta lista, eles se sentem “justos”. Ao contrário, quando falham no seu comportamento, eles se sentem “injustos”. Mas essa é a definição e a compreensão errada de justiça.
Vamos voltar ao que a Bíblia tem a dizer. Veja 2 Coríntios 5:21: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” Não somos justos porque agimos bem. Nós nos tomamos justos por causa do que Jesus fez por nós na cruz. A “justiça”, portanto, não se baseia nas nossas boas ações. Ela se baseia inteiramente na boa ação de Jesus. O Cristianismo não tem a ver com agir bem para se tornar justo. Tem a ver com crer precisamente em Jesus para se tornar justo.
Você percebe que fomos condicionados a associar ser abençoados a agir corretamente? A maioria dos sistemas de crenças baseia-se em um sistema de mérito pelo qual você precisa cumprir certos requisitos — dar aos pobres, fazer o bem a outros e cuidar dos menos privilegiados — para atingir um determinado estado de justiça. Tudo isso parece muito nobre, um ato de abnegação e realmente exerce certo apelo à nossa carne, pois ela gosta de sentir que as nossas boas obras conquistaram a nossa justiça.
Mas Deus não está olhando para a sua nobreza, para os seus sacrifícios ou para as suas boas obras para justificado. Ele só está interessado na humildade de Jesus na cruz. Ele olha para o perfeito sacrifício do Seu Filho no Calvário para justificar você e para torná-lo justo! Tentar ser justificado por suas boas obras e tentar dar o melhor de si para guardar os Dez Mandamentos para se tornar justo é negar a cruz de Jesus Cristo. E como dizer: “A cruz não basta para me justificar. Preciso depender das minhas boas obras para me purificar e para me tornar justo diante de Deus.”
O apóstolo Paulo disse: “Não torno inútil a graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela lei, então Cristo teria morrido em vão!” Meu amigo, considere com atenção o que Paulo está dizendo aqui. Ele está efetivamente dizendo que se você depende das suas boas obras, dos seus atos e da sua capacidade para guardar perfeitamente os Dez Mandamentos para se tornar justo, então Jesus morreu por nada! E isso que “em vão” significa — por nada! Portanto, não tome inútil a graça de Deus dependendo das suas boas obras para se tornar justo e colocar Deus do seu lado. O sacrifício de Jesus é mais do que suficiente para justificá-lo! E quando você sabe que é justificado, você pode ter a confiança de que o favor imerecido de Deus está do seu lado e esperar que coisas boas aconteçam com você hoje!
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque o fato de eu ser justo não se baseia no que fiz ou não fiz, mas no que Jesus fez na cruz. Abandono as minhas obras para ser justo e simplesmente descanso na obra consumada de Jesus. Ajuda-me a estar firmado na revelação de que só o sacrifício de Jesus me capacita a ter o Teu favor imerecido do meu lado hoje.
Pensamento de Hoje
O fato de eu ser justo não se baseia nas minhas boas ações. Baseia-se inteiramente na boa ação de Jesus.

Nenhum comentário: