quinta-feira, 10 de maio de 2018

VOCÊ ESTÁ SOB A NOVA ALIANÇA DO FAVOR IMERECIDO

Chamando 'nova” esta aliança, ele tomou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer, Hebreus 8:13, NVI
Você está sob a nova aliança do favor imerecido através da obra consumada de Jesus. A velha aliança baseada nas suas obras agora é obsoleta. Veja o que a Bíblia diz em Hebreus 8:13 na versão NVI: “Chamando nova esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer. ”
Leia este versículo na sua Bíblia com atenção. Não foi o pastor quem disse que a velha aliança é obsoleta. Estou apenas reiterando o que li na minha Bíblia. A Palavra de Deus nos diz em termos bem precisos que a aliança de Moisés é antiquada e obsoleta. Ela não é mais relevante para o crente da nova aliança que está em Cristo hoje! Então não fui eu quem encontrou defeito na velha aliança da lei. O próprio Deus encontrou defeito na velha aliança da lei.
Vamos ver outro versículo: Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda. Hebreus 8:7
A Bíblia Viva capta a exasperação do apóstolo Paulo com a velha aliança da lei: “O velho acordo não deu resultado nenhum. Se tivesse dado, não teria havido nenhuma necessidade de um outro para substituí-lo. O próprio Deus encontrou defeito no antigo...” (Hebreus 8:7,8, ABV).
Pense nisto objetivamente por um instante. Só por um segundo, coloque de lado todos os ensinamentos tradicionais que você ouviu ou leu. Vamos raciocinar juntos, não com base no que o homem diz, mas fundamentados completamente no que Deus disse na Sua Palavra. A Sua Palavra é a nossa única premissa imutável. Com base neste trecho da Bíblia que acabamos de ler juntos, se não houvesse nada de errado com a velha aliança da lei, por que Deus entregaria o Seu único e precioso Filho para ser brutalmente crucificado, para que Ele pudesse fazer uma nova aliança conosco? Por que Ele estaria disposto a pagar um preço tão alto, permitindo que Jesus fosse humilhado publicamente e sofresse uma violência desumana, se não houvesse algo de fundamentalmente errado com a velha aliança da lei?
A cruz demonstrou que Deus encontrou defeito na velha aliança e estava determinado a torná-la obsoleta. Ele estava determinado a nos resgatar dos nossos pecados fazendo uma nova aliança com o Seu Filho Jesus. Este é o amor incondicional impressionante que Deus tem por você e por mim. Ele sabia que nenhum homem podia ser justificado e tornado justo pela lei. Só o sangue do Seu Filho seria capaz de nos justificar e de nos tornar justos em Cristo.
Em todos os 1500 anos em que Israel esteve sob a aliança da lei, nem uma única pessoa tornou-se justa pela lei. Até mesmo as melhores delas, como Davi, falharam. A Bíblia descreve-o como um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14, Atos 13:22). Mas até ele falhou — cometeu adultério com Bate-Seba e mandou matar seu marido, Urias. Que esperança, então, você e eu temos sob a lei?
Graças a Deus, porque sob a nova aliança do Seu favor imerecido, até o pior de nós pode clamar o nome de Jesus e recebê-lo como seu Senhor e Salvador. Em um instante, podemos nos tornar justos pela fé no poderoso nome de Jesus! Sob a lei, até os melhores falharam. Sob a graça, até os piores podem ser salvos!
O que tudo isso significa para nós? Significa que não temos mais de depender das nossas próprias obras para conquistar as bênçãos, a aprovação e o favor de Deus. Hoje, meu amigo, podemos depender do Seu favor imerecido para termos paz, saúde e sucesso através do sacrifício perfeito de Jesus Cristo.
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque não estou sob a velha aliança da lei hoje, na qual até os melhores de nós falham, mas estou sob a nova aliança do Teu favor imerecido.
Obrigado por me colocar sob esta nova aliança em que não tenho de trabalhar para conquistar as Tuas bênçãos e o Teu favor. Em vez disso, posso simplesmente descansar, sabendo que tenho as Tuas bênçãos, a Tua aprovação e o Teu favor porque Jesus os garantiu para mim pelo Seu sacrifício na cruz. Hoje, descanso no Teu favor imerecido para conquistar o sucesso que preciso ter.
Pensamento de Hoje
A lei me condena quando faço o meu melhor A graça me salva mesmo quando faço o meu pior e me dá o favor imerecido de Deus para que eu tenha paz, saúde e sucesso.

Nenhum comentário: