terça-feira, 22 de maio de 2018

PONHA O FOCO NA OBRA CONSUMADA DE JESUS

Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. Romanos 7:9-10
Em 1942, C.S. Lewis escreveu um livro brilhante intitulado Cartas de um Diabo a seu Aprendiz. Ele conta a história de um demônio veterano que ensina a um demônio principiante como explorar as fraquezas e fragilidades do homem. A partir dessa mesma perspectiva, imagino que Romanos 7:9 provavelmente seja o versículo mais estudado e memorizado no inferno. Todos os demônios principiantes aprenderiam esse versículo e a palestra se intitularia “Como gerar um avivamento do pecado”! De acordo com Paulo, quando você introduz a lei, há um AVIVAMENTO DO PECADO! E isso não é tudo. Além de avivar o pecado, a lei também mata e gera morte! Não é impressionante, então, que ainda haja ministros bem-intencionados que pregam com firmeza os Dez Mandamentos, achando que a imposição da lei conseguirá remover o pecado?
De acordo com Romanos 3:20, “pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”. Em outras palavras, sem a lei, não haveria conhecimento do pecado. Por exemplo, você pode dirigir em qualquer velocidade que deseje em uma estrada em que não há limite de velocidade e ninguém pode acusá-lo por excesso de velocidade. Mas quando as autoridades estabelecem um limite de velocidade para a mesma estrada, você passa a ter o conhecimento, de que se dirigir acima de, digamos, 100 quilômetros por hora nessa estrada, você estará infringindo a lei.
Da mesma forma, Paulo disse: “Pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás” (Romanos 7:7). É por isso que o inimigo sempre derrama acusações sobre você usando a voz de um legalista.
Ele usa a lei e os mandamentos para mostrar os seus erros, para chamar a atenção para o fato de como o seu comportamento o desqualificou para ter comunhão com Deus, e para apontar constantemente como você não é merecedor da aceitação, do amor e das bênçãos do Senhor!
O inimigo usa a lei para amontoar condenação sobre você e para lhe dar um sentimento de culpa e de afastamento de Deus. Ele sabe que quanto mais condenação e culpa você vivenciar, mais provável é a possibilidade de você se sentir alienado de Deus, permanecendo naquele pecado.
A única forma de sair desse círculo vicioso de derrota é colocar o foco sobre a obra consumada de Jesus, que pela Sua morte na cruz levou a sua condenação e o qualificou para receber a aceitação, o amor e as bênçãos de Deus para todo o sempre.
Oração de Hoje
Pai, eu Te agradeço porque não há condenação para mim pois estou em Cristo. Eu Te agradeço porque meus pecados foram perdoados e Tu me vês como justo em Cristo. Ajuda-me a sempre me lembrar dessas verdades eternas, principalmente quando o inimigo tentar usar a lei para me condenar. Eu Te agradeço porque hoje e todos os dias, tenho a Tua presença, o Teu amor e a Tua aceitação constante.
Pensamento de Hoje
A arma favorita do inimigo para me manter derrotado é a lei. Então colocarei o foco na obra consumada de Jesus e não no meu esforço próprio.

Nenhum comentário: